O arranhador para gatos é um acessório que todo bichano gosta de ter. Seus benefícios vão muito além de apenas servir como um brinquedo. Existe a grande vantagem de que com o arranhador de gatos, sofá e outros móveis agradecem! Mas a verdade é que com o arranhador, gato também tem sua capacidade cognitiva estimulada, preserva seus instintos e ainda ganha benefícios para a saúde. O Patas da Casa te explica qual é a real importância de incentivar o uso desse acessório. Além disso, ainda ensinamos como fazer arranhador para gatos caseiro de maneira fácil para que não falte em casa. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O arranhador para gatos estimula o instinto básico do felino de arranhar

Todo mundo sabe que os gatinhos amam arranhar as coisas por aí. Mas esse comportamento, na verdade, não é apenas um passatempo: faz parte de um instinto natural deles. Os felinos são animais que sempre arranham troncos e árvores quando estão na natureza e, por isso, fazem mesmo em casa. Esse instinto tem relação com a marcação de território, já que suas patinhas possuem glândulas capazes de deixar o objeto arranhado com seu cheiro. Em casa, o gato tem a mesma necessidade de marcar território com suas unhas. Ninguém pode impedir o instinto de um gato, pelo contrário: deve-se estimular! É aí que entram os arranhadores para gatos. Quando o pet usa o arranhador de gato, ele consegue manter esse instinto tão natural vivo, trazendo todos os benefícios que vem com ele.

Ao usar o arranhador, gato mantém suas unhas saudáveis e relaxa os músculos

As unhas do gato estão sempre crescendo e o bichano tem a necessidade de remover a superfície que já está velha. A forma que ele tem de fazer isso é arranhando para desgastá-la. Se não fizerem, se sentem incomodados. O arranhador para gatos é uma maneira de permitir que o felino consiga aliviar esse incômodo sem precisar destruir outros objetos da casa, já que, na ausência do arranhador, gato vai partir para qualquer coisa que vir pela frente. O comportamento do gato de arranhar ainda ajuda o pet a relaxar seus músculos, trazendo grandes benefícios para sua saúde também. Por isso, é importante incentivar o pet a usar arranhadores para gatos, pois isso o deixará mais relaxado.

Ao usar o arranhador para gatos, sofá e outros móveis não serão alvos das garras do felino

Como explicamos, arranhar é um instinto e o gato não vai parar de fazer. O bichano simplesmente vai destruir outros objetos no lugar do arranhador para gatos. Sofá é um dos que mais sofrem, além de cortinas, colchões e outros móveis. Vale muito mais a pena investir em um arranhador para gatos do que ter que trocar de sofá ou fazer reparos nos móveis destruídos, não é mesmo? Então além de ser benéfico para o gatinho, o arranhador para gatos ainda é bom para o tutor, que não terá mais despesas com móveis estragados pelos arranhões de um bichano. Existe, inclusive, um arranhador de gato para sofá que é colocado na lateral da mobília. Assim, quando o gato for arranhar o sofá, na verdade estará colocando as garras no arranhador de gato para sofá, evitando estragos.

 

gato brincando com arranhador de gato

Os arranhadores para gatos são diversão garantida para qualquer bichano

 

O arranhador para gatos, além de ser um item importante para manter o instinto do animal e até mesmo ser bom para a saúde, é uma forma de diversão! O gatinho vê o arranhador de gato como um brinquedo incrível. Afinal, arranhar é divertido para ele! O arranhador para gatos é uma sinônimo de diversão para qualquer felino, dos mais agitados aos mais preguiçosos. Além disso, existem muitos tipos de arranhador para gatos. Muitos felinos, por exemplo, amam ficar em espaços mais altos. Nesse caso, os arranhadores para gatos com andares são perfeitos. O objeto é um brinquedo interativo para o animal, que se diverte e ainda tem suas habilidades cognitivas e motoras estimuladas. 

Como fazer arranhador para gatos: é mais fácil do que você pode imaginar!

O preço de arranhador para gatos varia de acordo com o modelo. Um que tenha muitos andares, por exemplo, terá valor mais alto que um mais simples de chão. No geral, o preço de arranhador para gatos varia entre R$50 e R$150, mas alguns modelos podem custar mais. Porém, existem maneiras de como fazer arranhador para gatos você mesmo gastando quase nada! Para isso, separe duas placas de MDF (de tamanhos iguais), um cano de PVC e corda sisal. O primeiro passo é cortar um círculo com a medida do diâmetro do cano de PVC em cada placa de MDF. Elas serão as bases e o cano será o comprimento do arranhador para gatos. Cole cada extremidade do cano em cada círculo das tábuas. Então, pegue a corda sisal e enrole no cano, colando com cola normal ou quente. Ao acabar, confira se o cano está firme e se a corda está bem presa. Pronto! Você já sabe como fazer arranhador para gatos sem gastar quase nada! Com certeza, seu bichano vai ficar super animado com o arranhador para gatos feito especialmente para ele!

Redação: Maria Luísa Pimenta