close
Cuidados

Arranhador para gatos: entenda a importância de incentivar o uso do acessório

Atualizado · 29 de Outubro de 2021 · 19h15

Publicado · 29/10/2021 · 16h00

O arranhador para gatos estimula os instintos e traz benefícios para a saúde do animal
O arranhador para gatos estimula os instintos e traz benefícios para a saúde do animal

O arranhador para gatos é um acessório que todo bichano gosta de ter. Seus benefícios vão muito além de apenas servir como um brinquedo. Existe a grande vantagem de que com o arranhador de gatos, sofá e outros móveis agradecem! Mas a verdade é que com o arranhador, gato também tem sua capacidade cognitiva estimulada, preserva seus instintos e ainda ganha benefícios para a saúde. O Patas da Casa te explica qual é a real importância de incentivar o uso desse acessório. Além disso, ainda ensinamos como fazer arranhador para gatos caseiro de maneira fácil para que não falte em casa. Confira!

O arranhador para gatos estimula o instinto básico do felino de arranhar

Todo mundo sabe que os gatinhos amam arranhar as coisas por aí. Mas esse comportamento, na verdade, não é apenas um passatempo: faz parte de um instinto natural deles. Os felinos são animais que sempre arranham troncos e árvores quando estão na natureza e, por isso, fazem mesmo em casa. Esse instinto tem relação com a marcação de território, já que suas patinhas possuem glândulas capazes de deixar o objeto arranhado com seu cheiro. Em casa, o gato tem a mesma necessidade de marcar território com suas unhas. Ninguém pode impedir o instinto de um gato, pelo contrário: deve-se estimular! É aí que entram os arranhadores para gatos. Quando o pet usa o arranhador de gato, ele consegue manter esse instinto tão natural vivo, trazendo todos os benefícios que vem com ele.

Ao usar o arranhador, gato mantém suas unhas saudáveis e relaxa os músculos

As unhas do gato estão sempre crescendo e o bichano tem a necessidade de remover a superfície que já está velha. A forma que ele tem de fazer isso é arranhando para desgastá-la. Se não fizerem, se sentem incomodados. O arranhador para gatos é uma maneira de permitir que o felino consiga aliviar esse incômodo sem precisar destruir outros objetos da casa, já que, na ausência do arranhador, gato vai partir para qualquer coisa que vir pela frente. O comportamento do gato de arranhar ainda ajuda o pet a relaxar seus músculos, trazendo grandes benefícios para sua saúde também. Por isso, é importante incentivar o pet a usar arranhadores para gatos, pois isso o deixará mais relaxado.

Ao usar o arranhador para gatos, sofá e outros móveis não serão alvos das garras do felino

Como explicamos, arranhar é um instinto e o gato não vai parar de fazer. O bichano simplesmente vai destruir outros objetos no lugar do arranhador para gatos. Sofá é um dos que mais sofrem, além de cortinas, colchões e outros móveis. Vale muito mais a pena investir em um arranhador para gatos do que ter que trocar de sofá ou fazer reparos nos móveis destruídos, não é mesmo? Então além de ser benéfico para o gatinho, o arranhador para gatos ainda é bom para o tutor, que não terá mais despesas com móveis estragados pelos arranhões de um bichano. Existe, inclusive, um arranhador de gato para sofá que é colocado na lateral da mobília. Assim, quando o gato for arranhar o sofá, na verdade estará colocando as garras no arranhador de gato para sofá, evitando estragos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Incentivar o uso dos arranhadores para gato é uma forma de manter seu pet feliz e com melhor qualidade de vida
    Incentivar o uso dos arranhadores para gato é uma forma de manter seu pet feliz e com melhor qualidade de vida

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Os arranhadores para gatos são diversão garantida para qualquer bichano

    O arranhador para gatos, além de ser um item importante para manter o instinto do animal e até mesmo ser bom para a saúde, é uma forma de diversão! O gatinho vê o arranhador de gato como um brinquedo incrível. Afinal, arranhar é divertido para ele! O arranhador para gatos é uma sinônimo de diversão para qualquer felino, dos mais agitados aos mais preguiçosos. Além disso, existem muitos tipos de arranhador para gatos. Muitos felinos, por exemplo, amam ficar em espaços mais altos. Nesse caso, os arranhadores para gatos com andares são perfeitos. O objeto é um brinquedo interativo para o animal, que se diverte e ainda tem suas habilidades cognitivas e motoras estimuladas. 

    Como fazer arranhador para gatos: é mais fácil do que você pode imaginar!

    O preço de arranhador para gatos varia de acordo com o modelo. Um que tenha muitos andares, por exemplo, terá valor mais alto que um mais simples de chão. No geral, o preço de arranhador para gatos varia entre R$50 e R$150, mas alguns modelos podem custar mais. Porém, existem maneiras de como fazer arranhador para gatos você mesmo gastando quase nada! Para isso, separe duas placas de MDF (de tamanhos iguais), um cano de PVC e corda sisal. O primeiro passo é cortar um círculo com a medida do diâmetro do cano de PVC em cada placa de MDF. Elas serão as bases e o cano será o comprimento do arranhador para gatos. Cole cada extremidade do cano em cada círculo das tábuas. Então, pegue a corda sisal e enrole no cano, colando com cola normal ou quente. Ao acabar, confira se o cano está firme e se a corda está bem presa. Pronto! Você já sabe como fazer arranhador para gatos sem gastar quase nada! Com certeza, seu bichano vai ficar super animado com o arranhador para gatos feito especialmente para ele!

    Redação: Maria Luísa Pimenta 

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Próxima matéria

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Arranhador para gatos: tipos do acessório para o seu felino brincar
    Brinquedos

    Arranhador para gatos: tipos do acessório para o seu felino brincar

    Mais do que um brinquedo, o arranhador para gatos é um acessório que todo gato tem que ter! E não é só porque o item ajuda a preservar o estofamento dos sofás e poltronas, sabia? Quando na natureza, os felinos usam as árvores e pedras para desestressar, se exercitar e aparar suas unhas. Como os bichanos que vivem em apartamento não têm essa facilidade, eles buscam locais que possam fazer essas atividades. Por isso, em casas que não existem arranhadores, eles usam os móveis. Então, antes que seja tarde demais e você precise reformar a sua casa inteira, o Patas da Casa vai te ajudar a escolher o melhor modelo de arranhador para o seu gato.

    Portão para cachorro: entenda a importância desse acessório para a segurança e bem-estar do seu bichinho
    Cuidados

    Portão para cachorro: entenda a importância desse acessório para a segurança e bem-estar do seu bichinho

    Ter um bichinho de estimação é estar sempre preocupado com a sua segurança, saúde e bem-estar. É por isso que o portão para cachorro pode ser muito útil para os tutores, principalmente se o cãozinho é bagunceiro, destrói móveis ou tem sede de fuga. O acessório pode ser utilizado para delimitar o acesso do cachorro a determinados cômodos, evitar que subam e desçam escadas sem supervisão ou mesmo garantir que não vão sair para a rua no mínimo descuido.

    Diabetes em gatos: entenda os perigos e como prevenir a doença!
    Saúde

    Diabetes em gatos: entenda os perigos e como prevenir a doença!

    A diabetes é muito comum entre os humanos, mas você sabia que os felinos também podem sofrer com a doença? A diabetes em gatos é uma doença grave e capaz de atrapalhar a qualidade de vida do felino em vários níveis se não for tratada corretamente. A patologia requer acompanhamento médico, tratamento constante e, muitas vezes, aplicação de insulina diariamente. É um caso específico de endocrinologia, que requer atenção para não prejudicar mais ainda a saúde do animal, principalmente se ele for um gato obeso. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto e aprender a cuidar de gato com a doença, nós conversamos com o médico veterinário Rafael Cunha, do Rio de Janeiro!

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!
    Saúde

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!

    O plano de saúde para gatos pode ser uma ótima alternativa para quem tem um felino em casa! Os pets fazem parte da família e, como qualquer ente querido, demandam atenção e cuidados especiais. No caso dos gatinhos, essa série de precauções inclui check-ups anuais, vacinas e visitas frequentes ao consultório veterinário. Manter essa rotina saudável não precisa, necessariamente, ser um peso no orçamento.

    Ver Todas >

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?
    Cuidados dos animais

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?

    Gatos são animais super limpinhos. A maioria deles se adapta bem à caixa de areia para fazerem suas necessidades e gostam desse ritual. Porém, por causa de questões relacionadas à saúde, como incontinência urinária, gatos acabam precisando usar fralda. Imagine o ta

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!
    Cuidados dos animais

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!

    Os gateiros devem ter um cuidado enorme com a escolha de flores para decorar a casa, principalmente porque existem várias plantas tóxicas para gatos, como é o caso da hera, lírio e espada-de-são-jorge. Mas, ao contrário destas espécies “perigosas”, também existem plantas que gatos podem comer e que são completamente seguras, sem chances de provocar mal estar ou intoxicar os felinos.

    Como construir um canil para cachorro adequado?
    Cuidados dos animais

    Como construir um canil para cachorro adequado?

    Quando falamos de canil para cachorro, o primeiro lugar que nos vem à mente são os abrigos para animais. Porém, canil para cachorro também é o nome dado a um cantinho feito especialmente para seu pet se divertir em uma área externa. Essa é a melhor solução para quem não pode deixar o doguinho dentro de casa ou quer oferecer um cantinho para ele no quintal. Qualquer cão se beneficia desse modelo de casinha para cachorro - grande, pequeno, de raça ou vira-lata. 

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de
    Cuidados dos animais

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

    Existem diferentes causas para o chulé em cachorro mas, seja qual for o motivo, o cheiro de “salgadinho” na pata de cachorro pode incomodar bastante quem vive com o pet. Muitos tutores não sabem o que fazer quando o cachorro tem chulé, mas a verdade é que o problema pode ser amenizado de maneiras mais simples do que você imagina. O Patas da Casa te explica como limpar pata de cachorro corretamente e dá dicas de produtos (como o hidratante para patas de cachorro) que vão ajudar - e muito - a acabar com o odor. Confira!

    Ver Todas >