close
Cuidados

Anatomia do gato: infográfico explica como funcionam as patas dos felinos

Atualizado em 03 de julho de 2020 às 17h16

Publicado em 30 de junho de 2020 às 17h15

A anatomia felina é repleta de curiosidades. O rabo do gato, por exemplo, é uma das principais formas que os peludinhos usam para se comunicar com os humanos e outros animais. Mas você já parou para pensar na pata de gato? Ela também é super importante, não apenas na comunicação, mas também como suporte dos felinos em diversas situações. Não é à toa que o famoso “pulo de gato” é tão perspicaz. Para saber como funcionam as patas dos felinos e que cuidados são necessários com a unha de gato e suas almofadinhas, preparamos um infográfico cheio de informações sobre o assunto. Veja a seguir!

Anatomia felina: tudo que você precisa saber sobre a pata do gato!
Anatomia felina: tudo que você precisa saber sobre a pata do gato!

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
Cuidados dos animais

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Cuidados dos animais

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Cuidados dos animais

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Cuidados dos animais

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

Anatomia do gato: estruturas importantes da pata do felino

A pata de gato é formada basicamente por garras, coxins e o esporão. Nas garras é onde se localiza a unha de gato, sendo que elas geralmente ficam mais aparentes quando o animal está se sentindo ameaçado e precisa se defender. Já os coxins, também conhecidos como almofadinha de gato, desempenham várias funções. Os digitais, por exemplo, ficam localizados nas pontas da pata como se fossem os dedos do gato e são eles que auxiliam no amortecimento e nos impulsos para os pulos. Os coxins metacarpal e carpal, por outro lado, são como se fossem uma espécie de “freio” para o animal. Além disso, também temos o esporão, que é uma estrutura pouco falada na anatomia de um gato, mas que ajuda bastante os felinos a agarrar e segurar determinados objetos, como brinquedos e até comida.

Almofadinha e unha de gato: quais cuidados são necessários com essas áreas?

A almofadinha de gato, embora pareça frágil e delicada, é especialmente resistente. Essa estrutura é capaz de suportar diferentes fatores externos, desde a presença de objetos estranhos até a alta temperatura do solo. Contudo, é preciso ter alguns cuidados com a almofadinha de gato, já que ela pode acabar acumulando muita sujeira. Por isso, o ideal é limpá-la de vez com água morna e um paninho úmido, de maneira bem suave e que inclua a região entre os dedos dos gatos.

Outro ponto que também precisa de atenção é a unha de gato, que precisa ser cortada com frequência. Existem várias técnicas que podem te ajudar a aparar a unha do felino, mas se você não estiver se sentindo seguro, também pode procurar um petshop para fazer isso. Recomenda-se que as unhas da pata traseira sejam aparadas a cada 30 dias, enquanto as da pata dianteira precisam de manutenção a cada 15 dias.

Pulo de gato e outras curiosidades sobre as patas dos felinos

Você já parou para se perguntar como os gatos conseguem pular tão alto? Os felinos domésticos são capazes de saltar até sete vezes sua própria altura! Isso é possível porque as patas traseiras dos felinos têm dedos mais longos que possibilitam um maior impulso na hora do pulo do gato. E essa não é a única diferença entre as pata traseira e dianteira desses bichanos: se você comparar essas regiões, vai perceber que a quantidade de dedos entre elas é diferente: enquanto as patas de trás do gato têm apenas quatro dedos, as da frente só têm cinco.

Além disso, outro fato curioso é que os gatos liberam suor pelas patas, pois é onde se localizam suas glândulas sudoríparas. O suor dos felinos, inclusive, exala um cheirinho bastante específico que permite a marcação do território só de esfregar as patinhas em um lugar. É por isso que eles têm o hábito de “amassar” diferentes superfícies.

Redação: Juliana Melo

Colar cervical para cachorro: o que é e para que serve?

Próxima matéria

Colar cervical para cachorro: o que é e para que serve?

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
Raças

Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

Adestrar gatos: como ensinar seu felino a dar a pata e sentar?
Comportamento

Adestrar gatos: como ensinar seu felino a dar a pata e sentar?

Como adestrar gatos? A resposta é simples: tenha paciência e petiscos para gatos na mão. Muita gente pensa que adestrar gatos é uma missão impossível. Isso acontece porque há uma ideia equivocada de que os felinos são desobedientes e teimosos; quando, na verdade, gatos são animais extremamente inteligentes e treináveis. Quer aprender a ensinar truques  como dar a pata e sentar? Nós te ajudamos!

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
Raças

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

Ver Todas >

Quanto tempo vive um cachorro?
Cuidados dos animais

Quanto tempo vive um cachorro?

Pensar em quanto tempo vive um cachorro sempre é uma informação que todo mundo quer saber. Essa informação é muito importante não só para hora de adotar cachorro, como também para saber os melhores cuidados em cada fase de vida, seja um filhote, adulto ou idosinho. Existem muitos fatores que podem influenciar nisso. Para te ajudar a descobrir até quanto anos cachorro vive, o Patas da Casa reuniu informações importantes sobre isso. 

Quanto tempo vive um gato?
Cuidados dos animais

Quanto tempo vive um gato?

Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

Cortador de unha para cachorro: devo ter um em casa? Como escolher?
Cuidados dos animais

Cortador de unha para cachorro: devo ter um em casa? Como escolher?

Mais que uma questão estética, aprender como cortar unha de cachorro é essencial para a saúde e bem-estar do bichinho. Uma unha bem aparada pode evitar infecções, facilitar a locomoção, além de impedir que o seu amigo de quatro patas machuque pessoas da sua família ou outros animais domésticos. A não ser que o seu cão seja extremamente ativo e passeie muito, é improvável que a unha de cachorro se desgaste por conta própria.

Roupa para gato: saiba quando e como usar o acessório
Cuidados dos animais

Roupa para gato: saiba quando e como usar o acessório

Roupa para gato não é um acessório muito comum quando falamos dos felinos. Quando pensamos em roupinhas para animais, já associamos à roupa para cachorro, não é mesmo?! A verdade é que existem roupas para gatos e cachorros! A roupa de gato pode ser um aliado para aquecer os bichanos em temporadas mais frias ou se você mora em algum lugar que normalmente tem a temperatura mais baixa - o Sphynx, por ser um gato sem pelo, é super beneficiado pelo acessório. 

Ver Todas >