Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A anatomia felina é repleta de curiosidades. O rabo do gato, por exemplo, é uma das principais formas que os peludinhos usam para se comunicar com os humanos e outros animais. Mas você já parou para pensar na pata de gato? Ela também é super importante, não apenas na comunicação, mas também como suporte dos felinos em diversas situações. Não é à toa que o famoso “pulo de gato” é tão perspicaz. Para saber como funcionam as patas dos felinos e que cuidados são necessários com a unha de gato e suas almofadinhas, preparamos um infográfico cheio de informações sobre o assunto. Veja a seguir!


Anatomia felina: tudo que você precisa saber sobre a pata do gato!
Anatomia felina: tudo que você precisa saber sobre a pata do gato!

Anatomia do gato: estruturas importantes da pata do felino

A pata de gato é formada basicamente por garras, coxins e o esporão. Nas garras é onde se localiza a unha de gato, sendo que elas geralmente ficam mais aparentes quando o animal está se sentindo ameaçado e precisa se defender. Já os coxins, também conhecidos como almofadinha de gato, desempenham várias funções. Os digitais, por exemplo, ficam localizados nas pontas da pata como se fossem os dedos do gato e são eles que auxiliam no amortecimento e nos impulsos para os pulos. Os coxins metacarpal e carpal, por outro lado, são como se fossem uma espécie de “freio” para o animal. Além disso, também temos o esporão, que é uma estrutura pouco falada na anatomia de um gato, mas que ajuda bastante os felinos a agarrar e segurar determinados objetos, como brinquedos e até comida.

Almofadinha e unha de gato: quais cuidados são necessários com essas áreas?

A almofadinha de gato, embora pareça frágil e delicada, é especialmente resistente. Essa estrutura é capaz de suportar diferentes fatores externos, desde a presença de objetos estranhos até a alta temperatura do solo. Contudo, é preciso ter alguns cuidados com a almofadinha de gato, já que ela pode acabar acumulando muita sujeira. Por isso, o ideal é limpá-la de vez com água morna e um paninho úmido, de maneira bem suave e que inclua a região entre os dedos dos gatos.

Outro ponto que também precisa de atenção é a unha de gato, que precisa ser cortada com frequência. Existem várias técnicas que podem te ajudar a aparar a unha do felino, mas se você não estiver se sentindo seguro, também pode procurar um petshop para fazer isso. Recomenda-se que as unhas da pata traseira sejam aparadas a cada 30 dias, enquanto as da pata dianteira precisam de manutenção a cada 15 dias.

Pulo de gato e outras curiosidades sobre as patas dos felinos

Você já parou para se perguntar como os gatos conseguem pular tão alto? Os felinos domésticos são capazes de saltar até sete vezes sua própria altura! Isso é possível porque as patas traseiras dos felinos têm dedos mais longos que possibilitam um maior impulso na hora do pulo do gato. E essa não é a única diferença entre as pata traseira e dianteira desses bichanos: se você comparar essas regiões, vai perceber que a quantidade de dedos entre elas é diferente: enquanto as patas de trás do gato têm apenas quatro dedos, as da frente só têm cinco.

Além disso, outro fato curioso é que os gatos liberam suor pelas patas, pois é onde se localizam suas glândulas sudoríparas. O suor dos felinos, inclusive, exala um cheirinho bastante específico que permite a marcação do território só de esfregar as patinhas em um lugar. É por isso que eles têm o hábito de “amassar” diferentes superfícies.

Redação: Juliana Melo