Se você convive com um gato e um cachorro na mesma casa, já deve ter reparado que esses animais têm maneiras bem distintas de se comportar quando o assunto é comida. Isso acontece porque tanto o paladar felino quanto o canino tem lá suas particularidades, e também porque o organismo das espécies têm necessidades nutricionais diferentes, o que influencia no interesse por determinado alimento ou não. Quer entender como funciona o paladar e alimentação dos gatos e cachorros? A gente te explica tudo que você precisa saber logo abaixo!

Paladar canino e felino: como cada espécie sente o gosto dos alimentos?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não é difícil perceber que praticamente todos os tipos de comida são capazes de agradar os cães. Tanto é que eles se interessam facilmente por qualquer coisa que o seu tutor esteja comendo. Isso acontece porque o paladar desses animais não é muito rigoroso, e é considerado justamente o sentido menos aguçado da espécie. O cachorro tem cerca de 1700 papilas gustativas - responsáveis pela percepção do gosto - e, embora ele consiga distinguir os principais sabores (salgado, doce, amargo e azedo), não é nada tão complexo. Logo, o comportamento canino é aquele que a gente já conhece: bobeou, o cachorro tenta comer.

Os gatos, por outro lado, são bastante criteriosos e exigentes quando se trata de comida e é bem difícil agradá-los. O motivo para isso é simples: esses animais têm uma quantidade ainda menor de papilas gustativas, sendo apenas 400 dessas estruturas. O doce, por exemplo, não pode ser percebido pelos felinos, apenas o gosto salgado, amargo e azedo - e ainda assim de uma forma bem limitada. Além disso, como os bichanos são carnívoros, o comportamento do gato naturalmente é se interessar por comidas salgadas, que são as que mais se aproximam da sua alimentação natural.


A alimentação dos gatos e a dos cachorros deve proporcionar nutrientes específicos para cada espécie
A alimentação dos gatos e a dos cachorros deve proporcionar nutrientes específicos para cada espécie

Alimentação do cachorro consiste em carboidratos e outros nutrientes essenciais

Por mais que o paladar canino não seja muito aguçado, um fator que influencia no nível de interesse dos cães por alguma coisa é o cheiro da comida. Mas, no geral, eles se adaptam bem com qualquer tipo de ração, desde que ela atenda às necessidades do seu corpo. A mistura de ingredientes como proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais tem concentrações específicas para cada fase de vida do animal, mas independente da idade, a alimentação do cachorro sempre possui um teor de carboidratos mais alto do que a alimentação do gato. Algumas frutas e carnes cozidas (sem tempero) também podem fazer parte da dieta do animal.

Alimentação do gato é baseada principalmente em proteínas e gorduras

Como já foi dito, o que mais chama a atenção dos felinos são as comidas salgadas porque elas remetem à alimentação natural da espécie. Logo, não é mistério que a alimentação do gato seja baseada principalmente em proteínas e gorduras, e também é por isso que os bichanos simplesmente adoram sachês com sabor de carne, frango ou peixe. Frutas, verduras e até mesmo alguns queijos também costumam ser do agrado dos felinos. Mas antes de sair oferecendo qualquer tipo de comida para o gato, não esqueça de pesquisar sobre quais alimentos podem ser oferecidos ou não para ele.

Redação: Juliana Melo