Uma das principais doenças de pele em gatos, a acne felina é uma inflamação muito parecida com a acne dos humanos. A principal característica são as pequenas erupções que aparecem na pele do gato e, mesmo que tenha causas diferentes, ela também é bem parecida com a acne canina, ou seja: nem os nossos amigos peludos estão livres dos cravinhos e espinhas que muitos de nós conhecemos super bem. Se já é ruim para humanos, imagina para o bichinho que não faz a menor ideia do que está acontecendo? Para ajudar o seu amigo, a gente preparou um material com tudo o que você precisa saber sobre a acne felina. Dá uma olhada! 

O que causa a acne felina?

Assim como acontece nos humanos, a acne felina é causada por um entupimento nos poros e folículos da pele do animal, que é consequência de uma produção de gordura exagerada na pele. Primeiro, a acne aparece na forma de pontinhos pretos que lembram os cravos, mas eles podem inflamar e criar pus, ficando mais parecidos com espinhas. Nos gatos, é comum que as erupções apareçam no queixo e perto da boca, já que eles não conseguem alcançar esses pontos quando vão se limpar com lambidas. O maior perigo da acne felina aparece quando ela infecciona e se torna um incômodo para o animal: com o inchaço e a inflamação, é comum que ele queira coçar a região e acaba se ferindo no processo.


Conheça as principais características da acne felina e saiba como prevenir e tratar a doença
Conheça as principais características da acne felina e saiba como prevenir e tratar a doença

Acne felina: tratamento e prevenção 

Um dos principais pontos positivos da acne felina é que o tratamento costuma ser simples. Nos casos mais leves, em que o gato só está com os pontinhos pretos na região, basta aumentar a frequência de limpeza do queixo e do focinho do animal. Com um algodão molhado em água morna você consegue resolver isso. Se continuar limpando desse jeito diariamente ou uma vez a cada dois dias, dificilmente vai aparecer outras acnes. 

Nos casos em que os cravinhos já viraram espinhas ou feridas mais sérias, o ideal é pedir ajuda ao veterinário. Mesmo que o tratamento seja simples, geralmente feito com pomadas e sabonetes específicos, o profissional vai saber diagnosticar o seu amigo da forma correta e indicar a melhor opção de acordo com o caso. Além disso, ele também pode pedir alguns exames para descartar outros problemas de pele. 

Qual a relação da acne felina com os potinhos de comida e água do gato?

Uma outra forma de prevenir o desenvolvimento da acne felina no seu gatinho é trocando os potes de água e comida de plástico  por versões de outros materiais, como inox ou cerâmica. Isso é indicado porque o plástico é um material poroso, que acumula gordura — principalmente da ração úmida para gatos. Ou seja: se o animal já tem a predisposição à acne, manter contato com o plástico é bem prejudicial. Além disso, o plástico também pode acumular bactérias responsáveis por acelerar o processo de infecção da acne felina. Por isso, se você não puder ou ainda não tiver conseguido trocar os recipientes, vale a pena lavar cada um deles com frequência para proteger seu gatinho.

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.