Quem é tutor de gato idoso sabe o quanto é importante que alguns cuidados sejam tomados na terceira idade. Tornar a velhice do seu bichano mais confortável fará toda a diferença, garantido mais segurança e bem-estar ao seu pet. A terceira idade felina demanda não só adaptações na rotina do animal, como também adequações no espaço em que ele vive. Por isso, investir em alguns acessórios para gatos idosos é o mais recomendado. Nesse sentido, listamos 5 produtos que podem melhorar a vida do seu bichano durante a velhice. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Suporte para comedouro de gatos é muito útil para os idosos

Os gatos são animais super higiênicos e exigentes, e quando se trata de um gato idoso nada disso muda. A questão é que na hora da alimentação, uma coisa que muitos gateiros não sabem é que existe uma altura ideal para colocar os potes de ração. A inclinação do pescoço para baixo na hora de se alimentar pode trazer alguns problemas para saúde animal, como refluxo e vômitos. Por isso, investir em um suporte para comedouro de gatos é interessante para não manter o pote diretamente apoiado no chão. Além dos vômitos, se o bichano possuir o costume de deitar para comer, as articulações e a coluna acabam ficando comprometidas, o que gera uma série de desconfortos para um gato idoso. Elevar o comedouro também evita a contaminação da comida. Ah, e o melhor de tudo é que você pode aprender como fazer um suporte para comedouro de gatos em casa, utilizando um caixote de madeira.

2) Fonte para gatos: um diferencial na rotina dos felinos mais velhos

Ter água limpa e fresca disponível faz toda a diferença para um gato idoso. Os felinos não possuem o hábito de se hidratarem o tempo todo e isso pode ser muito prejudicial na velhice, podendo trazer problemas renais e urinários. Nesse sentido, a fonte para gatos é um bebedouro interessante para os animais mais velhos. Os felinos costumam ter mais interesse pela água corrente do que pela água parada, e a fonte para gatos que tem esse atrativo como diferencial. Existem diversos modelos e materiais para o produto e você pode avaliar qual é o melhor para o seu bichano.

 

gato idoso dormindo

3) Diversidade de caminhas é um dos segredos de como cuidar de gato idoso

 

gato adulto já costuma dormir bastante, passando pelo menos de 12 a 16 horas por dia com os olhinhos fechados. Esse tempo de sono pode aumentar na velhice, fazendo com que o felino passe cerca de 18 horas por dia dormindo. Por isso, é importante investir em produtos para gatos adequados para  que ele possa tirar uma soneca em outros lugares além da caminha habitual. Você pode colocar camas suspensas, redes para gatos e outros modelos de acessórios para o pet relaxar. O ideal é que os lugares de descanso fiquem em cômodos mais silenciosos da casa, deixando o peludo em plena tranquilidade para a sonequinha.

4) Acessórios para gatos: escova para os pelos é necessária na velhice

Como dito acima, a higiene é algo muito valorizado pelos felinos, até mesmo quando o gato é idoso. Entretanto, com a chegada da idade, a capacidade de autolimpeza com a língua pode ser afetada, porque os felinos não tem mais a mesma flexibilidade de antes para limparem todas as partes do seu corpo. Por isso, a escovação da pelagem deve ser feita pelo tutor com mais frequência e, consequentemente, a escova para gatos se torna o item ainda mais indispensável para felinos de idade mais avançada. Além das escovas tradicionais, também existem modelos mais recentes que facilitam bastante o processo, como a luva para tirar pelo de gato.

5) Produtos para gatos: os brinquedos também são importantes para os idosos

Os animais de mais idade precisam de estímulos frequentes, e por isso as brincadeiras devem continuar fazendo parte da sua rotina. Mesmo que o pet não tenha mais a mesma disposição de antes, o estímulo com brinquedos irá ajudá-lo a não sofrer com o sedentarismo. O ideal é não deixar de investir em brinquedos para gatos, principalmente aqueles que estimulam o lado caçador do felino como varinhas e bolinhas. Também existem algumas atividades que podem ajudar o gato idoso a exercitar a mente e suas habilidades cognitivas, como os brinquedos interativos.

Redação: Hyago Bandeira