Tratar o cachorro como parte da família é algo cada vez mais comum na vida dos pais de pets por aí. Mas a verdade é que mesmo com todo costume e dedicação, existem alguns detalhes sobre a forma como o organismo deles funciona que sempre geram dúvidas nos cérebros humanos. A inteligência de cachorro é uma delas. Afinal de contas, se ele não fala e você não consegue perceber as habilidades cognitivas numa conversa, como pode saber, com certeza, que tem um cachorro inteligente? Para te ajudar a ultrapassar esse obstáculo, nós juntamos, aqui embaixo, sete sinais que ele dá e garantem que seu amigo tem o QI elevado. Dá uma olhada!  

1) O cachorro inteligente é facilmente treinado

A hora do adestramento costuma ser um dos principais momentos em que é possível identificar quais são as raças de cães mais inteligentes do que outras. Isso acontece porque quando o animal tem mais facilidade de entender, responder e memorizar os comandos para cachorro, você pode ter certeza que ele é, sim, inteligente. Em algumas raças, isso pode ser mascarado pela facilidade que alguns deles têm de se distrair ou pela resistência à obediência, mas você pode confirmar a inteligência dele com outros sinais. 

2) A comunicação dos cães inteligentes é clara

Mesmo que nós estejamos mais acostumados com as palavras, a comunicação pode acontecer de várias formas diferentes — e a linguagem canina é a prova disso! Um cachorro inteligente costuma ter essa habilidade bem treinada: ele sabe como indicar por meio do olhar, dos latidos e, até mesmo, do corpo, diferentes vontades e desejos. Isso quer dizer que ele dificilmente vai ficar esperando sentado, por exemplo, quando estiver com fome: o cachorro inteligente vai fazer de tudo para sinalizar que precisa de comida. 

3) A interpretação de emoções é uma característica do cachorro inteligente

Além de saber se comunicar bem, o cachorro inteligente geralmente tem uma capacidade mais apurada de identificar sentimentos em seus donos humanos. Essa característica pode aparecer, por exemplo, quando você está triste ou angustiado e o animal fica por perto como se quisesse oferecer ajuda e consolo. A inteligência emocional também pode ser exercitada e estimulada no seu cachorro, afinal de contas, é você quem cuida e dá amor para ele todos os dias, certo?  


Cães inteligentes: os desafios despertam o interesse em raças como o Pastor Alemão
Cães inteligentes: os desafios despertam o interesse em raças como o Pastor Alemão

4) Os cães inteligentes respondem bem a desafios 

Além dos comandos para cachorro que são comuns durante o processo de adestramento do animal, você também pode estimular as habilidades cognitivas do seu amigo de outras formas ao longo da vida. Os brinquedos interativos ocupam bem esse espaço e geralmente envolvem comida em desafios que começam simples, mas podem ficar cada vez mais difíceis. A resposta e o interesse do seu cachorro por esse tipo de atividade que envolve a solução de problemas também pode mostrar o nível de inteligência dele.

5) Começar a brincadeira é algo comum para o cachorro inteligente

A brincadeira, mesmo que seja a mais comum, é algo que precisa fazer parte do dia a dia do seu cachorro. Ainda assim, muitas vezes é você quem precisa estimular e incentivar o animal a ir buscar uma bolinha ou um disco, por exemplo. A independência do cachorro inteligente e sua habilidade incrível de comunicação juntas fazem com que ele te chame para começar a brincadeira. Ele vai pegar o brinquedinho e colocar na sua frente na primeira oportunidade em que precisar da sua ajuda para brincar.  

6) A memória de cães inteligentes é bem desenvolvida

Outra característica que também aparece no momento do ensino dos comandos ao animal é a capacidade de memorização do animal. Os mais inteligentes, além de aprenderem rápido todos os truques, não esquecem com facilidade: pode testar dias depois e ele ainda vai saber fazer o desejado. Nos cães inteligentes isso também pode acontecer com nomes, imagens e sons, por exemplo.

7) Um cachorro inteligente tende a ser mais cauteloso

Por ter um pouco mais de noção do espaço ao seu redor e, às vezes, até das consequências que certas ações podem gerar, o cachorro inteligente tende a ser cauteloso e estar sempre atento ao que acontece por perto. Por isso, não se espante se ele for difícil de surpreender numa brincadeira, por exemplo. Essa também é a razão que faz com que esses animais se destaquem em serviços que pedem atenção, como o de cão-guia.

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.