Existem gatos que são mais caseiros, enquanto outros adoram perambular pelas ruas e vizinhança. Quem tem um gatinho que gosta de ficar em casa, dificilmente enfrenta problemas com fugas, parasitas e outros inconvenientes. Já os felinos que estão acostumados a dar umas voltinhas costumam trazer bastante preocupação para os seus tutores. Então, como fazer o gato ficar caseiro? Que medidas podem ser tomadas para tornar o ambiente de casa mais acolhedor para o animal, evitando que ele saia para as ruas o tempo todo? Pode parecer uma missão impossível, mas não é: separamos algumas dicas de como manter o gato dentro de casa, bem feliz e com uma ótima qualidade de vida. Veja!

1) Enriquecer o ambiente é necessário para manter gato dentro de casa

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Às vezes o gato pode se sentir entediado em relação ao que fazer dentro de casa. Portanto, é sempre bom renovar o local para que o bichinho se sinta confortável e mais entretido dentro do ambiente. Isso faz com que o seu pet pare de ter curiosidade sobre o mundo lá fora e entenda que as novidades são maiores no seu lar, sendo uma ótima forma de como criar gato dentro de casa. A instalação de nichos, prateleiras, redes e até mesmo novos brinquedos - como arranhadores - podem gerar um ótimo resultado para a vida do animal dentro de casa.

2) Para criar gato em casa ou apartamento, não esqueça de castrar o animal

Um dos maiores motivos para um gato fujão é a necessidade de cruzar ou de marcar território. Logo, uma das melhores formas de evitar que isso aconteça é com a castração de gato, já que, além dos benefícios que a cirurgia promove para a saúde do animal e de evitar a gravidez indesejada, esse procedimento também afeta bastante esses aspectos do comportamento felino. Sendo assim, o gato deixa de ter a necessidade constante de sair de casa por esses dois motivos, e se adapta mais facilmente a ficar dentro de casa.

3) As telas de proteção são fundamentais para evitar a fuga de gatos

Para quem tem um gato de rua em apartamento, um dos maiores cuidados a serem tomados é a instalação de telas de proteção em todas as janelas do local. Isso não deve acontecer somente por uma questão de como prender gato dentro de casa, mas é um cuidado essencial com a saúde do animal. Um dos instintos naturais dos felinos é que eles amam explorar lugares mais altos. O problema é que quando se mora em apartamento, todo cuidado é pouco. Sem as telas de proteção, existe um grande risco do gato tentar pular da janela para outro local, e acabar sofrendo uma grande queda. Isso pode trazer graves sequelas para o bichano. Fora isso, as telas acabam sendo também uma boa alternativa para que os gatos não fujam.


Para criar gato em casa, o enriquecimento ambiental com arranhadores e outros brinquedos pode ajudar
Para criar gato em casa, o enriquecimento ambiental com arranhadores e outros brinquedos pode ajudar

4) Passear com o gato pode ajudar a suprir a vontade de ir para a rua

Todos temos curiosidades sobre ambientes que não conhecemos e com os bichinhos não é diferente - principalmente com os gatos, que são naturalmente curiosos e exploradores natos. Por isso, se você tem um bichano que adora ir para a rua e não sabe como manter o gato dentro de casa, uma boa alternativa é levá-lo para passear regularmente. Para que esses passeios sejam totalmente seguros, não esqueça de investir em uma coleira com identificação para gato. A partir do momento em que o animal começa a conviver com o mundo de forma segura supervisionada, isso ajuda a sanar qualquer interesse que ele possa ter em fugir de casa.

5) Como criar gato dentro de casa: a privacidade do felino deve ser mantida

Os gatos são animais que prezam demais pela sua própria privacidade, e por isso é necessário que eles tenham um cantinho que seja só deles dentro de casa. Então, a dica é separar um local para acomodar a cama do gato e outro para as suas necessidades - caixa de areia, comedouro e bebedouro. Além do mais, se perceber que o gato está incomodado, isolado ou quietinho, respeite o espaço dele. Às vezes o gato só quer ficar um pouco sozinho. Já se isso acontecer repetidas vezes e você notar outras mudanças de comportamento, como falta de apetite, procure ajuda de um médico veterinário.

6) Não esqueça de limitar o acesso do animal a janelas e portas

A primeira coisa a ser feita quando você decide ser dono de algum pet é ter atenção com janelas, portas e qualquer buraquinho que o gato possa se enfiar. Como já foi dito, as janelas precisam ter uma tela de proteção para evitar que o gato pule. O mesmo vale para as portas: ao abri-las, certifique-se de que o seu pet não está por perto, ou ele pode se sentir tentado a sair correndo. Para quem não sabe como prender gato em quintal, essas medidas também podem ajudar: manter os portões sempre bem fechados e, se possível, com telas de proteção ao redor.

7) Brincar com o gato e oferecer muito amor é a chave para evitar fugas

Além de todas as dicas mencionadas acima, o tutor não deve esquecer de separar um tempinho do dia para se dedicar exclusivamente ao seu pet. Essa é uma ótima forma de demonstrar que o animal é querido e amado no ambiente em que ele vive, e assim o bichano não precisa procurar por uma outra vida fora de casa. Por isso, brinque bastante com o seu gatinho e passe um tempo de qualidade com o bichano - sempre respeitando o espaço dele, claro. 

Redação: Juliana Melo