Se você tem um bichano em casa, provavelmente já deve ter flagrado um comportamento estranho de gato, certo? Seja um hábito curioso na hora de dormir ou uma atitude esquisita e inesperada durante as refeições, os gatos são capazes de despertar bastante curiosidade entre os tutores e até mesmo revelar algumas coisas sobre a personalidade. Para entender melhor o que se passa na cabeça dos gatos, listamos aqui embaixo os comportamentos felinos mais estranhos e o significado por trás de cada um deles. Veja só!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Gato mordendo cobertor pode ser um sinal de desmame prematuro

Quando se trata de gato filhote, não é difícil ver a cena do bichano mordendo ou mamando edredons e até mesmo pedaços de pano. Nesse momento, é normal que a primeira dúvida que venha a mente seja: por que meu gato fica mordendo a coberta? Esse tipo de comportamento é bastante comum em animais que foram desmamados prematuramente e, em alguns casos, pode se tornar uma ação compulsiva, resultando em um quadro de uma estereotipia - que é caracterizado por atitudes repetitivas sem um objetivo definido. Além disso, outros objetos também podem ser alvos desses felinos, como plástico e papelão.

2) Acariciar a água é um comportamento estranho de gato que pode ter diferentes significados

Um comportamento estranho de gato bastante comum é o de tocar a água com as patas antes de bebê-la. Um dos motivos por trás desse hábito é o fascínio dos felinos pelo movimento da água. Sim, isso mesmo! O seu bichano pode encontrar naquele fiozinho de água caindo da torneira do banheiro uma verdadeira diversão. Por outro lado, alguns animais tocam a água para verificar a sua temperatura antes de consumi-la. Eles são bastante exigentes, lembra? Por isso, a água fresca é fundamental para os felinos.

3) Gato dormindo na pia é um hábito de segurança e conforto para o felino

Dentre os lugares mais inusitados que os felinos escolhem para dormir, a pia é certamente um dos que mais se destacam. Ainda assim, a explicação para esse comportamento estranho de gato é bem simples: o local funciona como um refúgio para o seu amigo. Estreita, pequena e compacta, a pia do banheiro lembra a estrutura das tocas de gatos e, por isso, é tão requisitada por eles. Outro motivo para esse hábito tem a ver com a temperatura. Em dias quentes e ensolarados, por exemplo, a cerâmica da pia pode garantir o conforto do seu gatinho para se aliviar do calor.

4) Gato correndo de um lado pro outro: comportamento pode indicar que o seu bichano está entediado

Ver um gato correndo de um lado pro outro é sempre uma cena que desperta curiosidade entre os tutores. Geralmente, esse comportamento estranho de gato ocorre à noite e pode estar ligado ao acúmulo de energia do animal. Por isso, se o seu bichano estiver entediado, é provável que ele apresente esse tipo de atitude. Além disso, um gato correndo do nada também pode ser um sinal de Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória, que são resultado dos sentidos extremamente aflorados dos felinos.

 

Gato dormindo em cima das roupas do dono pode ser uma demonstração de carinho do animal

Gato dormindo em cima das roupas do dono pode ser uma demonstração de carinho do animal

 

 

5) Gato passando entre as pernas é a prova de que ele está feliz em te ver

 

Imagine a seguinte cena: você chega em casa e é recebido com seu bichano passando entre as suas pernas. Sem entender o porquê desse comportamento estranho de gato, é provável que você fique um pouco perdido, certo? No entanto, essa atitude do seu pet é uma forma simples de dizer o quanto ele está feliz em te ver. Diferente dos humanos e dos cães, a linguagem corporal felina se expressa de maneiras específicas e inusitadas. Sendo assim, é importante observar o seu amigo e saber identificar os sinais de que ele te ama. 

6) Gato dormindo em cima das suas roupas é sinônimo de confiança e carinho 

Se ver o seu gato dormindo em cima das suas roupas já virou rotina, nós temos uma boa notícia: o seu pet te considera parte da família! Devido aos seus instintos primitivos e selvagens, os felinos são acostumamos a viver em bandos onde tudo é compartilhado. Sendo assim, quando o bichano deita nas suas roupas é um sinal de que aquelas peças também são dele, ou seja, você não é apenas um simples humano para ele. Além disso, o ato é uma clássica tentativa do animal de marcar território.

7) Gato seguindo o dono: atitude faz com que seu pet se sinta protegido 

O seu bichano pode estar a metros de distância, mas basta você decidir ir no banheiro para ele aparecer. Embora seja um comportamento estranho de gato, a sua explicação é capaz de derreter o coração de qualquer tutor: o seu gatinho se sente mais protegido quando está ao seu lado. Ao notar a sua ausência, ele se sente vulnerável e, por isso, decide segui-lo. Além disso, o banheiro costuma ser o local da casa onde os felinos se sentem mais seguros, já que costumam sempre estar com as portas fechadas para que ninguém possa entrar. Curioso, né?

Redação: Úrsula Gomes