Imagem de um cachorro marrom sendo lavado por uma pessoa. O cão está piscando e parece relaxado.
Icon Patas indica

Tem dúvidas sobre o seu Pet? O Patas da Casa Responde

Nossos especialistas te orientam sobre cuidados, alimentação, saúde, bem-estar pet e muito mais.

Por que meu gato come o próprio pelo depois que ele cai?

Foto da Caroline Acquesta Canal - Médica Veterinária/Representante de informações veterinária

Caroline Acquesta Canal / Médica Veterinária/Representante de informações veterinária

CRMV-SP: 32547

Médica veterinária graduada pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e MBA em Marketing pela Universidade Pública de Piracicaba (USP-Esalq). Trabalho na área comercial há 12 anos atuando como promotora técnica e executiva de vendas de produtos veterinários. Ingressei na Nestlé Purina como Executiva de vendas, na qual fiquei exatamente um ano e fui promovida para o cargo de Representante de informações veterinária atualmente.

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Em geral, as causas mais comuns por trás da ingestão de pelos após a queda são: extinto de sobrevivência (por serem predadores); limpeza (auto extensão do corpo); tédio (devido ao acúmulo de energia); deficiências nutricionais ou problemas digestivos (alotriofagia); e estresse ou ansiedade. Tudo depende de como está sendo esse comportamento felino – se for em excesso, não é normal.

Quando é muito frequente, esse hábito pode levar à formação e acúmulo de bolas de pelos no estômago do gato e causar obstruções graves. Por isso, o ideal é tentar evitar que isso aconteça.

Algumas estratégias que ajudam a inibir esse costume felino incluem escovação regular dos pelos do gato para retirar o excesso de pelos mortos, alimentação adequada para não haver deficiências nutricionais, efetuar um bom enriquecimento ambiental para distrair o felino; e sempre que possível recolher os pelos que estiverem no ambiente.

Assuntos relacionados

Cuidados

Pelo de gato: um guia com tudo que você precisa fazer para diminuir os pelos espalhados pela casa e roupas

O pelo de gato em roupa e espalhado pela casa é uma realidade complicada para quem tem um felino. Apesar de serem animais muito higi...

Cuidados

Como escolher a melhor escova para tirar pelo de gato de acordo com o tipo de pelagem do pet?

A escova para tirar pelo de gato é um dos itens essenciais para toda casa com felinos. Seja um gato de pelo curto, médio ou longo, é...

Cuidados

Luva para tirar pelo de gato: como o produto funciona?

Quem tem um bichano em casa já sabe: nada fica imune ao pelo de gato. Isso porque conviver com felinos significa, quase sempre, lida...

Cuidados

Existe remédio para tirar bola de pelo em gatos?

As bolas de pelo em gatos parecem inofensivas, mas representam um grande problema, principalmente quando elas não conseguem ser expe...