Comportamento animal

5 sinais de que um cachorro não gosta de você

Publicado - 20 Julho 2023 - 18h31

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Já procurou por sinais que seu cachorro não gosta de você? Pois saiba que é normal alguns tutores pensarem que "meu cachorro não gosta de mim". Então se esse pensamento já passou pela sua cabeça, saiba que você não está sozinho nessa. Os cães costumam ser um pouco mais transparentes do que os gatos, mas isso não significa que, de vez em quando, não possa surgir alguma dúvida sobre o nível de amor dos doguinhos pelos donos.

Os sinais de afeto de um cachorro às vezes passam despercebidos, mas se ele simplesmente ignora a sua existência ou evita contatos visuais com frequência, é bom ligar o alerta. Está em busca de "sinais que meu cachorro não me ama"? O Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre o assunto para desvendar de uma vez por todas como saber se um cachorro gosta ou não de você. Confira! 

1) Como saber se meu cachorro não gosta de mim: se ele te ignora, fique atento

Existe uma grande diferença entre não obedecer um comando e te ignorar completamente. Por mais que o adestramento de cães seja necessário para uma boa convivência, às vezes é possível que o cachorro simplesmente não esteja a fim de responder ao chamado. Mas se toda vez que você chama por ele, seja para brincar ou oferecer comida, e ainda assim ele não a mínima confiança, pode ser que ele esteja te ignorando porque não gosta de você.

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Vale dizer que esse não necessariamente é um dos sinais que seu cachorro te odeia, mas pode ser um sinal de alerta para a convivência entre vocês. Talvez seja a hora de avaliar o que pode ser feito para que seu cãozinho corresponda aos seus chamados e seja mais obediente.

2) Cachorro que não gosta de mim não vai querer ficar por perto 

Ninguém gosta de ficar perto de algum desafeto, né? Pois os cães também são assim e se não gostam de alguém, vão evitar qualquer proximidade. Portanto, se você suspeita de um "cachorro que não gosta de mim", observe a atitude dele: se você chega em algum cômodo da casa e prontamente o cão sai dali, pode ser que ele não goste muito da sua presença. 

Se nem sempre foi assim e você reparou que é uma mudança repentina, vale a pena investigar. Não pense "meu cachorro não me ama mais": pode ser que ele esteja estressado, ansioso ou até mesmo com algum problema de saúde que o deixou mais apático e sem vontade de interagir. Converse com um veterinário.

3) Se o cão evita qualquer contato visual, pode ser que ele não seja seu fã

Dizem que um olhar pode dizer muito e com os cães isso não é diferente. Por isso, não fazer contato visual é considerado um dos sinais que seu cachorro não gosta de você. É só reparar que quando o cachorro fica com raiva do dono — seja porque levou uma bronca ou por qualquer outro motivo —, ele evita olhar diretamente nos olhos da pessoa. 

Os doguinhos tentam se comunicar de diferentes formas com a gente, e o olhar geralmente revela se o animal tem ou não confiança naquela pessoa. Esse tipo de comunicação, inclusive, é algo que ajuda a descobrir quem o cachorro escolheu como dono, já que a pessoa com quem ele mais interage normalmente é a pessoa "escolhida". Por isso muitos dizem que existem pessoas que atraem cachorros — o que costuma ser associado com a ideia de que pessoas boas atraem animais, mas tem muito mais a ver com uma questão de convivência, cuidado e afinidade.

 

Se o cachorro não gosta de você, pode ter certeza que ele vai te ignorar
Se o cachorro não gosta de você, pode ter certeza que ele vai te ignorar

 

 

4) Sinais que meu cachorro não me ama: você não consegue fazer carinho

 

"Um cachorro que não gosta de mim não me deixa tocar nele": essa afirmação pode ter um fundo de verdade. Ao contrário dos gatos, os cães não negam um carinho, principalmente daqueles que eles mais amam. Mas quando é um cão desconfiado e esse toque vem de um desconhecido (ou de alguém que ele não gosta), a resposta pode ser negativa (e até agressiva se houver insistência). Esse, inclusive, pode ser um dos motivos porque cachorro late para algumas pessoas quando elas tentam se aproximar e/ou fazer carinho neles.

Existem várias explicações por trás disso. Às vezes o cãozinho está chateado com o dono por algum motivo, por exemplo. Mas, quando falamos de uma pessoa desconhecida, existe uma crença de que o cachorro sente quando a pessoa é ruim - e, como resposta, ele gosta de manter a distância. De toda forma, se o cachorro sai de perto quando você se aproxima ou dá uma leve rosnada quando você tenta fazer carinho, esteja atento.

5) Cachorro não abana o rabo quando você chega em casa

Os cães são bem expressivos e uma das maiores fontes de comunicação deles é a cauda, que é uma extensão da coluna vertebral e está ligada a diversas terminações nervosas. Um cachorro abanando o rabo de forma rápida e repetitiva geralmente é um sinal de que ele está feliz (ou quer brincar). Mas se ele não balança quando você chama ou quando chega em casa após um dia de trabalho, provavelmente é um cachorro que não gosta de você.

Meu cachorro não gosta de mim, como mudar isso?

"Meu cachorro não gosta mais de mim, e agora?" Se você tiver paciência, será possível conquistar o peludinho. A maioria dos cães que não gostam de pessoas são assim por causa de experiências ruins, como maus tratos. No entanto, se você souber se aproximar de um cachorro desconhecido e ganhar sua confiança, fica muito mais fácil fazer qualquer peludinho gostar de você. Basta ter muita calma e respeitar bastante o espaço do cão. Tente ganhar a lealdade dele aos poucos, seja com petiscos ou brinquedos. 

O cachorro sente energia das pessoas, mas às vezes demora para se adaptar a um novo espaço, principalmente se ele vem de um histórico de traumas e abandono. Por isso, pode ser que durante esse processo de adaptação, você tenha um cachorro estranhando pessoas (sejam elas da família ou não). Mas, no geral, é tudo uma questão de saber como fazer um cachorro gostar de você!

Também é importante lembrar que uma mudança brusca de comportamento também é sinal de que há algo errado. Se reparou que essas atitudes são recentes, fique alerta. Tudo isso também pode ser indício de que o cachorro está com dor, com algum desconforto ou doença.

Redação: Erika Martins

Publicado originalmente em: 17/02/2023 
Atualizado em: 20/07/2023

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas