Imagem de um cachorro marrom sendo lavado por uma pessoa. O cão está piscando e parece relaxado.
Icon Patas indica

Tem dúvidas sobre o seu Pet? O Patas da Casa Responde

Nossos especialistas te orientam sobre cuidados, alimentação, saúde, bem-estar pet e muito mais.

Como escovar os dentes do meu gato?

Foto da Caroline Acquesta Canal - Médica Veterinária/Representante de informações veterinária

Caroline Acquesta Canal / Médica Veterinária/Representante de informações veterinária

CRMV-SP: 32547

Médica veterinária graduada pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e MBA em Marketing pela Universidade Pública de Piracicaba (USP-Esalq). Trabalho na área comercial há 12 anos atuando como promotora técnica e executiva de vendas de produtos veterinários. Ingressei na Nestlé Purina como Executiva de vendas, na qual fiquei exatamente um ano e fui promovida para o cargo de Representante de informações veterinária atualmente.

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Para conseguir fazer a escovação dos dentes do gato, o ideal é acostumar o animal desde filhote, iniciando esse processo com manipulações e toques frequentes na região da boca. Porém, no caso de animais adultos que não são acostumados com a escovação, recomenda-se introduzir o hábito lentamente, apresentando os produtos aos poucos. Além disso, é muito importante também utilizar apenas itens específicos para pets e nunca os de uso humano (pastas, dedeiras, escovas e até soluções para mau hálito).

Ao escovar os dentes do gato, deixe que ele cheire e até mesmo lamba a pasta. Depois, inicie a limpeza com a dedeira e um pouco de pasta, fazendo movimentos circulares leves, sem forçar muito. Não é necessário enxaguar a boca do animal. Após fazer isso, sempre recompense o animal para que ele possa associar a escovação a algo positivo. A higiene bucal do gato deve ser realizada a cada 24 ou 48 horas, dependendo do caso e animal.

Se quiser reforçar a manutenção da saúde bucal do gato, é possível utilizar soluções orais (diluídas em água) e/ou sprays que ajudam a amenizar o mau hálito em felinos. Há também petiscos para limpar dentes de gato, que combatem o acúmulo de tártaro. Esses produtos não são tão efetivos quanto a escovação, mas ajudam na higiene bucal.

Assuntos relacionados

Cuidados

Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos

Você sabe quando os gatos trocam de dente? Quantas vezes é necessário escovar os dentes do gato? Ou com quanto tempo nasce os d...

Cuidados

Gato troca de dente? Descubra se dente de gato cai, como é a troca, cuidados e muito mais

Gato troca de dente? Provavelmente todo tutor de felinos já parou para se perguntar se os bichanos também passam pelo processo de re...

Gato

É normal o dente de gato cair na velhice? Veterinária odontologista responde

O gato idoso passa por algumas mudanças significativas, tanto no comportamento quanto na parte física. Os sentidos — como audição, o...

Cuidados

Quantos dentes tem um gato? A resposta pode te surpreender!

Nem todo mundo sabe, mas os gatos trocam de dente igual os humanos e tem uma dentição mais complexa do que imaginamos. Você já se pe...