O que é dermatite atópica em gatos e como tratar?
A dermatite atópica em gatos é uma condição inflamatória crônica da pele, geralmente desencadeada por reações alérgicas provocadas por substâncias do ambiente, como ácaros, pólen, mofo ou até mesmo alimentos. Diferente do que acontece nos humanos e nos cachorros, ela pode ser um pouco mais difícil de ser diagnosticada nos felinos, pois os sinais clínicos podem variar bastante, e o hábito de lambedura dos gatos mascara as lesões na pele.
Sintomas
Os sintomas mais comuns de dermatite em gatos incluem coceira intensa pelo corpo, lambedura excessiva, vermelhidão na pele, feridas e pontos de alopecia (queda de pelos), o que dificulta o seu diagnóstico. Normalmente, a descoberta da dermatite é feita por exclusão, porque não há um teste específico para ela. Ou seja, os veterinários vão descartando outros problemas de saúde que têm sintomas similares, levando em consideração também o histórico clínico do animal.
Tratamento
O tratamento da dermatite atópica em gatos visa aliviar os sintomas do animal, pois é uma condição que não tem cura. Isso costuma incluir mudanças alimentares (com a troca do tipo de proteína que é ingerida), uso de anti-histamínicos para reduzir a coceira e inflamação da pele do gato, uso de antibióticos (caso haja lesões infectadas), e também correções na forma como é feita a limpeza do ambiente onde o pet mora (para minimizar a exposição aos possíveis alérgenos ambientais).
Vale ressaltar que é sempre um tratamento individualizado, pois cada animal reage de uma maneira e tem causas diferentes que levam aos sintomas. E é fundamental que o quadro seja acompanhado de perto por um veterinário para que as doses das medicações e as técnicas de controle sejam reavaliadas e alteradas quando necessário.