Cachorro pode comer ração e comida caseira misturados?
Sim, cachorros podem comer ração e comida caseira misturadas, desde que isso seja feito com muito cuidado, equilíbrio e, preferencialmente, com a orientação de um médico veterinário nutricionista. Essa prática é conhecida como dieta mista e tem ganhado popularidade por combinar a praticidade da ração com os benefícios sensoriais e o frescor da comida caseira.
Ao adotar esse tipo de alimentação, é preciso ter em mente que a comida caseira não deve substituir mais do que 10% a 20% do total da dieta diária. Por exemplo, se seu cão come 400g de ração por dia, a comida caseira não deve ultrapassar 40g a 80g. Os outros 80 a 90% devem continuar sendo a ração para cachorro de alta qualidade. Dessa forma, você evita o ganho de peso e qualquer deficiência de vitaminas e minerais no animal.
Além disso, é importante introduzir qualquer novo alimento de forma lenta e em pequena quantidade, sempre observando a reação do cão, para evitar distúrbios gastrointestinais (diarreia ou vômito) e possíveis alergias alimentares. E lembre-se: nem tudo que é natural é seguro para os cães – existem muitos alimentos proibidos para cachorro, como cebola e alho.