Imagem de um cachorro marrom sendo lavado por uma pessoa. O cão está piscando e parece relaxado.
Icon Patas indica

Tem dúvidas sobre o seu Pet? O Patas da Casa Responde

Nossos especialistas te orientam sobre cuidados, alimentação, saúde, bem-estar pet e muito mais.

Qual a proporção entre ração seca e ração úmida que se deve dar para um cachorro?

Foto do Lucas Oliveira - Médico Veterinário

Lucas Oliveira / Médico Veterinário

CRMV-SP: 63361

Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação se envolveu em projetos voltados a Nutrição de Cães e Gatos, dentre eles o Programa Jovens Veterinários de Nestlé Purina. Atualmente atua na indústria de pet food como Representante de Informação Veterinária em Nestlé Purina. 

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Não existe uma proporção que seja ideal para todos os casos, pois isso depende do objetivo de cada dieta e das características do cão. Existem basicamente três formas de associar alimento seco e ração úmida para cachorros:

Mix feeding: uma parte da refeição oferecida é seca e a outra parte é úmida. Essa modalidade traz inúmeras vantagens, como aumento da hidratação, aumento da palatabilidade do alimento e aumento da variabilidade da alimentação diária, por exemplo. Nesse caso, o alimento úmido a ser utilizado deve obrigatoriamente ser completo e balanceado.

Uso do alimento úmido como agrado: o sachê para cachorro também pode ser fornecido ocasionalmente como petisco. Se esse for o objetivo, o alimento úmido não precisa ser completo e balanceado, e é preciso ter cuidado com excessos.

Uso do alimento úmido para auxiliar no tratamento de alguma doença: por serem ricos em água e proteína e baixos em calorias, os sachês podem ser utilizados de forma estratégica para auxiliar no tratamento de enfermidades como doenças do trato urinário e obesidade. Um médico veterinário nutrólogo poderá montar uma dieta específica para o seu cão, levando em consideração o histórico de saúde, preferências alimentares, dentre outros fatores.

Em geral, todos os cães podem se beneficiar com a alimentação úmida, porém alguns cuidados devem ser levados em consideração. Isso porque nem todo sachê pode ser oferecido para qualquer cachorro. Por isso, consulte um profissional para que ele indique o alimento ideal para o seu pet.

Assuntos relacionados

Cachorro

Ração úmida ou seca para cachorros: qual é a melhor?

A ração para cachorro é uma das principais preocupações de quem tem um amigo de 4 patas em casa. Quando o assunto é alimentação, vár...

Cachorro

Sachê para cachorro: quais as propriedades e como oferecer a ração úmida para cães?

Você já deve ter ouvido falar no sachê para cachorro, não é? Esse alimento nada mais é do que a ração úmida e os cães adoram! A cons...

Alimentação

Pode dar sachê para cachorro todo dia?

Saber se pode dar sachê para cachorro todo dia é algo que pode fazer toda a diferença na alimentação dos peludos. Afinal, os cães sã...

Alimentação

Alimentação do cachorro idoso: a ração úmida ajuda a abrir o apetite?

Conforme a velhice se aproxima, cuidar da alimentação do cachorro se torna ainda mais importante para manter o bichinho saudável. Co...