Imagem de um cachorro marrom sendo lavado por uma pessoa. O cão está piscando e parece relaxado.
Icon Patas indica

Tem dúvidas sobre o seu Pet? O Patas da Casa Responde

Nossos especialistas te orientam sobre cuidados, alimentação, saúde, bem-estar pet e muito mais.

Meu gato tem seletividade alimentar, só aceita a mesma marca de ração e sachê. Como fazer ele experimentar novos sabores?

Foto do Lucas Oliveira - Médico Veterinário

Lucas Oliveira / Médico Veterinário

CRMV-SP: 63361

Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação se envolveu em projetos voltados a Nutrição de Cães e Gatos, dentre eles o Programa Jovens Veterinários de Nestlé Purina. Atualmente atua na indústria de pet food como Representante de Informação Veterinária em Nestlé Purina. 

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Gatos são animais extremamente inteligentes e possuem hábitos alimentares neofílicos, ou seja, se interessam por alimentos novos. Além disso, são caçadores solitários e, em seu habitat natural, recebem diversos estímulos cognitivos e sensoriais ao se alimentar, passando boa parte do dia caçando e chegando a fazer 10 pequenas refeições ao longo do dia.

O processo de domesticação trouxe inúmeras vantagens, mas também algumas desvantagens, como o hábito de conseguir o alimento de forma monótona. Ao colocarmos um pote de ração na frente do gato repetidas vezes, sem nenhum estímulo novo, eles podem desenvolver uma espécie de aversão ao alimento.

Desde filhote, que é quando ocorre o processo de formação dos hábitos alimentares do gato, é importante que ele receba o máximo de estímulos possíveis. Podemos fazer isso oferecendo alimentos variados em relação a textura (ração para gatos seca ou úmida, petiscos para gato), sabores, odores e temperaturas, mudando o comedouro para gato de lugar a cada refeição, utilizando comedouros interativos, e oferecendo várias pequenas refeições ao longo do dia.

Ao fazer isso, estimulamos o cérebro do gato e conseguimos mapear quais são os alimentos que mais o agradam, evitando o desenvolvimento da seletividade alimentar – que pode ser prejudicial quando precisamos ajustar a dieta e ele não se adapta ao novo alimento.

Assuntos relacionados

Gato

5 cuidados que todo tutor deve ter com a alimentação do gato

A alimentação do gato é sempre uma preocupação para os tutores. Afinal, os felinos são animais extremamente exigentes quando o assun...

Gato

Alimentação do gato: entenda como funciona o exigente e criterioso paladar dos felinos

Agradar o paladar dos felinos é uma tarefa bem difícil, mas não impossível. Todo mundo sabe que esses animais são mais rigorosos com...

Alimentação

Ração para gato: 9 mitos e verdades sobre a alimentação felina

Investir em uma boa ração para gatos é a melhor forma de cuidar da saúde do seu pet. Mas será que você sabe tudo sobre o assunto? A ...

Alimentação

Alimentação do gato: quais nutrientes são essenciais para a saúde dos felinos?

Os gatos precisam de uma alimentação equilibrada e de qualidade para se manterem saudáveis. Os felinos precisam, por exemp...