O West Highland White Terrier é um cãozinho muito conhecido por sua pelagem branca, jeitinho espirituoso e personalidade alegre. Ele está entre as raças de cachorro que não crescem, e por isso acabou virando uma das companhias preferidas de quem mora em apartamentos e casas menores. Mas não se engane: por trás da fofura desse cão baixinho e peludo, tem energia de sobra para brincar, pular e correr por aí.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você ainda não conhece o cachorro West - ou simplesmente Westie, como também é chamado -, chegou a hora de se apaixonar por esse doguinho encantador e divertido. A seguir te contamos tudo que você precisa saber sobre o West Highland White Terrier: canil, cuidados, origem, características físicas, personalidade e muito mais. Dá só uma olhada!

Raio-x do West Highland White Terrier

  • Origem: Escócia
  • Grupo: Terrier
  • Pelagem: dupla, dura, áspera e curta, sem ondulações ou cachos
  • Cores: branco
  • Personalidade: dócil, brincalhão, carinhoso e um pouco teimoso
  • Altura: 28 cm
  • Peso: 6 a 9 kg
  • Nível de inteligência: 47ª posição no ranking canino
  • Expectativa de vida: de 12 a 16 anos

Qual a origem do cão West Highland White Terrier?

O West Terrier é um cachorro de origem escocesa que foi criado com o propósito de caçar ratos e raposas. Ele fazia parte de um grupo seleto de cães Terrier, que incluía o Cairn Terrier, o Terrier Escocês, Skye Terrier e o Dandie Dinmont Terrier. Todos eles eram considerados pertencentes à mesma raça, mas depois foram separados de acordo com suas características.

O West Highland White Terrier já chegou a ter várias cores, como preto, vermelho e creme. Contudo, há relatos de que um acidente mudou a trajetória dessa história. Em 1840, um tutor teria atirado em seu próprio cão achando que ele era uma raposa. A partir disso, o coronel Malcolm decidiu criar versões do Westie apenas com a coloração branca, evitando que novos acidentes pudessem acontecer.

Apesar de os primeiros exemplares de West White Terrier do jeito que nós conhecemos hoje terem surgido por volta da década de 1840, foi somente em 1908 que a raça foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club. Hoje, além do nome oficial - West Highland White Terrier -, o cãozinho também é conhecido simplesmente como West Highland Terrier, West Highland ou cachorro West. 

Características físicas do West White Terrier vão além dos pelos branquinhos

Como já deu para perceber, o pelo branquinho é uma das principais características do West Highland White Terrier - não é à toa que a raça leva até “white” no nome, que significa branco em inglês. A pelagem do cachorro da raça é dupla. O aspecto do pelo - que é a parte mais externa - é duro e áspero, de comprimento em torno de 5 cm e sem a presença de cachos ou ondulações. Já o subpelo - parte mais interna - é curto, macio e fechado.

Não existem outras possibilidades de cores. O White Terrier - como o próprio nome já diz - é sempre "white" (branco). Dessa forma, não há como encontrar um West Terrier preto, marrom ou dourado, por exemplo. O único padrão aceito é o branco puro.

O cachorro West Highland White Terrier tem um porte pequeno, e é perfeito para quem procura um doguinho que não cresça muito. Na fase adulta, a altura do Westie é de aproximadamente 28 cm; enquanto o peso costuma variar entre 6 e 8 kg. Por ter um tamanho reduzido, esse é um cãozinho que se adapta muito bem a diferentes espaços: apartamentos, casas (com ou sem quintal) e até mesmo fazendas.

West Highland White Terrier com a língua de fora ao ar livreWest Highland White Terrier correndo na praiaCachorro West com cabeça apoiada no sofáWest Highland White Terrier parado na gramaDois cachorros West Terrier deitados ao ar livreWest Highland White Terrier aproveitando o sol

Personalidade do West Highland White Terrier é marcada por companheirismo, apego e determinação

 

  • Convivência

O cachorro West é uma companhia e tanto para quem busca um melhor amigo de quatro patas que seja fiel, amigável e brincalhão. Determinado e independente, esse cãozinho também é extremamente afetuoso, e por isso acaba conquistando um espaço enorme no coração de qualquer um que tem a oportunidade de conviver com ele.

Mesmo com esse lado mais “independente”, típico de quem gosta de fazer o que quer e do jeito que bem entender, o West White Terrier também preza (e muito!) por passar um tempo com a família. Ele tem um apego danado com seus tutores, e está sempre procurando formas de interagir. Para quem tem uma vida mais corrida e não pode dar muita atenção no dia a dia para o animal, o Westie não é uma das melhores opções.

Dotado de uma personalidade extrovertida e agitada, a raça precisa gastar energia diariamente com passeios, brincadeiras e outras atividades. É nessas horas que os laços com os donos se formam, e depois que o cachorro West se apega e se sente parte da família, ele fará de tudo para fazê-la feliz.

  • Socialização

Assim como outros cães do grupo Terrier, o Westie tende a ser desconfiado perto de desconhecidos. Por isso, a socialização é totalmente indispensável para quem tem um cachorrinho dessa raça. Se o cachorro West cresce acostumado a lidar com diferentes tipos de pessoas e animais desde filhote, a família dificilmente terá qualquer problema de comportamento com ele. Caso contrário, ele pode ser um pouco temperamental.

Por ser bem ativo e adorar brincar, o West Highland White Terrier se dá muito bem com crianças (especialmente as mais velhas) e logo se tornam melhores amigos. Quando socializado, também recebe bem as visitas e é um dos Terriers mais receptivos, mas ainda assim ele prefere estar perto da sua família do que de pessoas que não tem muita proximidade.

  • Adestramento

Apesar de ser um pouquinho teimoso, o Westie Terrier é um cachorro que aprende rápido e gosta de ser estimulado. O ideal é que o adestramento se inicie logo nos primeiros meses do doguinho na casa nova para que ele saiba o que é certo ou errado.

Não se assuste se esse processo de aprendizado não for imediato, pois o temperamento teimoso costuma influenciar na raça West, mas é preciso ter paciência e persistir, além de ter uma postura firme. Uma das formas de incentivá-lo é com a estratégia de recompensas sempre que ele fizer o que for pedido, dando um petisco, um carinho ou fazendo elogios.

Uma curiosidade sobre o West: cachorro está no ranking de inteligência canina, desenvolvido por Stanley Coren, e ocupa a 47ª posição na lista. Esse é um dos motivos porque ele é um ótimo candidato para os treinamentos! 

6 curiosidades sobre o West Terrier

  1. Os Westies são um símbolo da Escócia e a raça já protagonizou um filme escocês chamado “As Aventuras de Bobby” (2005).
  2. A animação brasileira “As Aventuras de Gui & Estopa” também apresenta um cachorro da raça West Terrier, que é Gui. 
  3. Para quem gosta de filmes de cachorro, o cão West Highland White Terrier foi quem deu vida ao personagem Ideafix, cãopanheiro do Obelix.
  4. O West Highland White Terrier se popularizou no Brasil principalmente quando o cão virou “garoto propaganda” de um provedor de internet, o portal IG. Sim, a raça do cachorro IG é o Westie Terrier!
  5. A cor dos pelos do West White Terrier é bem branquinha para diferenciá-lo dos animais que ele caçava, as raposas.
  6. Algumas celebridades que têm ou já tiveram um exemplar de Westie são: Robert Pattinson, Rob Schneider e Al Pacino.

West Highland White Terrier filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Se o West Terrier adulto já é uma bolinha cheia de energia, imagina um filhote! Com muita sede de curiosidade, o cãozinho é muito esperto e tem um grande espírito explorador no começo da vida. Para acompanhar o ritmo dele, é importante preparar um ambiente com tudo que o pet precisa: brinquedos de cachorro - especialmente mordedores para filhotes e pelúcias -, uma caminha aconchegante, potinho de comida e de água, e muito mais.

Além disso, não esqueça que a vacina para cachorro filhote é indicada logo nos primeiros meses! Isso ajuda a manter o Westie protegido e livre de várias doenças perigosas. Assim como qualquer filhote, não esqueça também de adaptar toda a casa para as necessidades do seu amigo, e brincar muito com ele! É nessa fase que os verdadeiros laços são criados, então aproveite.

Três cachorros West Highland White Terrier filhotesWest Highland White Terrier com a língua de foraCachorro West filhote pulandoWest Highland White Terrier sendo tosadoDois filhotes da raça West sendo segurados no coloWest Terrier sendo escovado

 

Principais cuidados com a rotina do West Highland Terrier

 

  • Escovação: quando o cachorro West ainda é filhote, a parte externa dos pelos precisa ser escovada diariamente, enquanto a interna ainda não cresce. Depois que as duas crescem, a escovação dos pelos do cachorro deve ser semanal.

  • Tosa: a tosa de cachorro West pode ser necessária a cada três meses. O ideal é observar a necessidade do animal e, então, levá-lo para aparar os fios em um pet shop.

  • Banho: o West White Terrier não demanda muitos cuidados quanto aos banhos do cachorro, de forma que eles podem ser dados mensalmente. Não esqueça de comprar produtos específicos para pets.

  • Dentes: é importante escovar os dentes do cachorro com frequência para evitar problemas como o tártaro e mau hálito. O ideal é que isso seja feito de duas a três vezes por semana.

  • Unhas: a recomendação é cortar as unhas do cachorro West sempre que elas estiverem muito compridas. Observe o crescimento das garras para saber a frequência certa de aparar.

  • Orelhas: não se esqueça de limpar os ouvidos do seu amigo semanalmente ou a cada 15 dias. Use sempre um produto específico para pets nessas horas.

O que você precisa saber sobre a saúde do Westie Terrier

Algumas doenças específicas podem atingir o West Highland White Terrier, então é importante ter muito cuidado e atenção. A luxação de patela, por exemplo, é bem comum em cães de pequeno porte, causando dificuldade na locomoção e deixando o cachorro manco. Já por conta dos pelos muito clarinhos, outras patologia que são observadas com maior frequência nesta raça são:

O acompanhamento veterinário não pode ser deixado de lado, pois é uma forma de saber como está a saúde do seu amigo. Além disso, não esqueça que as vacinas devem ser aplicadas no cachorro Westie filhote, e reforçadas anualmente. A aplicação de vermífugos e remédios antiparasitários também é necessária, e deve ser orientada por um médico veterinário de confiança.

West Highland White Terrier: preço pode chegar a R$ 7 mil

É praticamente impossível não se render aos encantos do West Highland Terrier. Comprar ou adotar um cachorro da raça acaba sendo uma das maiores vontades de muitos tutores, mas é importante haver um certo planejamento financeiro nessas horas.

Para adquirir um West Highland White Terrier, o preço dos filhotes da raça varia entre R$ 3.000 e R$ 7.000. Alguns fatores que interferem no valor final são o sexo do cachorro e a linhagem genética. Se ele já tiver sido vacinado e vermifugado, também pode custar mais caro. 

Mas atenção com a escolha do canil de cachorro! O West Highland White Terrier é um cão que não é tão popular por aqui, então pode ser um pouco difícil encontrar lugares que vendam a raça pura. Também é importante verificar se o estabelecimento é confiável e preza pelo bem-estar dos animais, por isso sempre busque as referências do canil. 

Perguntas e respostas sobre o West Highland White Terrier

Quanto custa um West Highland White Terrier?

O preço de um cachorro West normalmente é de R$ 3.000 a R$ 7.000, com base nos principais canis do país. Pode haver uma variação de valores de acordo com a região e com o criador, mas é importante que ao adquirir um West, raça não tenha um preço tão inferior ao mencionado. Vale dizer que a idade também influencia: um West Highland White Terrier filhote sempre será mais caro do que um adulto.

Qual a raça do cachorro do Obelix?

Nas telonas do cinema, o cachorro que incorpora o cãozinho do personagem Obelix - grande companheiro de Asterix - é justamente um West Hihghland White Terrier. Isso aconteceu graças à aparecia e personalidade da raça, que se pareciam bastante com a cão do desenho.

Como é a raça West?

O cachorro West é daqueles que adora brincar, pular e se divertir ao lado dos tutores. Ele tem bastante energia e vai adorar passear e estar junto da família (principalmente se tiver alguma atividade envolvida). O ideal é estimular bastante esse lado da raça West para evitar comportamentos destrutivos!

Quantos anos vive um West?

A expectativa de vida de um cachorro West Highland White Terrier normalmente varia entre 12 e 16 anos. Para isso, é importante que o animal seja bem cuidado e tratado durante toda a vida. Oferecer uma boa alimentação, fazer consultas de check-ups e não esquecer das vacinas do cachorro são alguns cuidados indispensáveis.

Como cuidar de um Westie?

Além de passeios e estímulos físicos na rotina do West, raça também precisa de cuidados básicos com a sua rotina. Isso inclui escovação de pelos, banhos, tosa, escovar os dentes e limpar os ouvidos do pet.  

Publicado originalmente em: 18/03/2022

Atualizado em: 25/10/2023