Como ensinar o gato a usar a caixa de areia é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Isso porque usar a caixinha é instintivo para a espécie felina. Seus ancestrais escondiam fezes e urina para disfarçar os odores que pudessem atrair predadores, mas mesmo domesticados, esse instinto sobreviveu. Na maioria das vezes um gato filhote costuma aprender a usar o acessório sozinho. Ainda assim, pode haver dificuldade no processo de adaptação da caixa de areia para gato.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Em outros casos, o filhote não se sente à vontade com o objeto por diferentes razões. Fazer necessidades fora da caixa também pode ter como origem problemas de saúde, ansiedade ou estresse. Nesses casos, o tutor deve ensinar o gato a usar a caixa de areia. Quer saber como? Confira o passo a passo!

Passo 1: Escolha a caixa de areia para gatos ideal para seu animal


Caixa de areia para gatos fechada e aberta são alguns dos modelos que existem
Caixa de areia para gatos fechada e aberta são alguns dos modelos que existem

O primeiro passo de como ensinar gato a usar caixa de areia para gatos é escolher o modelo adequado. Muitas vezes, o motivo do gato fazer as necessidades fora da caixinha é porque ela não é a ideal para seu pet. É preciso fazer uma boa pesquisa para saber qual opção atende melhor o animal. A caixa de areia para gatos fechada, por exemplo, é indicada para pets mais agitados, pois evita que a areia se espalhe pela casa. Já a caixa de areia para gatos aberta é a mais comum e prática, disponível em diversos modelos, como as com borda alta ou com peneira. Seja a caixa de areia para gatos aberta ou fechada, a atenção ao tamanho é fundamental, para que não seja nem grande nem pequena demais. 

Passo 2: Teste os tipos de areia para gato até encontrar aquela que mais agrada o seu pet

 


Cada bichano se adapta melhor a um tipo de areia para gato
Cada bichano se adapta melhor a um tipo de areia para gato

Após escolher a caixa de areia para gatos, é hora da areia de gato. Existe areia para gato em granulado de argila, sílica, granulado de madeira e biodegradável. A melhor areia para gato depende de cada caso. Leve em conta a praticidade, facilidade de limpeza e, principalmente, a adaptação do seu pet. Às vezes, um tipo de areia não agrada o gato, que resistirá para usar o local para as necessidades. Quem quer aprender como ensinar gato filhote a usar caixa de areia deve ter em mente que pode ser necessário realizar várias trocas de areia até achar a melhor.

Passo 3: Escolha um ambiente calmo e longe da ração para colocar a caixa de areia de gato

 


O cantinho da caixa de areia para gato deve oferecer privacidade ao animal
O cantinho da caixa de areia para gato deve oferecer privacidade ao animal

O terceiro passo de como ensinar o gato a usar a caixa de areia é escolher o local. Jamais posicione o banheiro do gato perto dos potes de água e ração. Os bichanos também preferem que a caixa de areia de gato fique afastada do cantinho onde dorme. Se quer saber como ensinar gato velho a usar caixa de areia, lembre-se de evitar locais altos, pois ele pode se machucar ao tentar alcançar (assim como o gato filhote). Além disso, privacidade é fundamental. Coloque a caixa de areia para gatos em um local pouco movimentado. Outra dica de como ensinar gato a usar a caixa de areia é ter pelo menos duas e colocá-las em cômodos diferentes para dar mais opções ao pet.

Passo 4: Ensinar o gato a usar a caixa de areia é um processo gradual

 


É preciso ter paciência para saber como ensinar o gato a usar a caixa de areia do jeito certo
É preciso ter paciência para saber como ensinar o gato a usar a caixa de areia do jeito certo

Para ensinar gato a usar caixa de areia, comece levando o pet até ela. O momento ideal é após comer ou acordar, pois é nessas horas que o bichano costuma sentir mais vontade de fazer as necessidades. Apresente-o à caixa de areia e deixe que ele coloque as patinhas dentro, sentindo a textura da areia. Incentive o bichano a dar voltas dentro da caixa de areia para que ele se sinta à vontade e perceba que é um bom lugar para fazer suas necessidades. Na maioria das vezes ele percebe isso naturalmente.

Passo 5: Elogie e recompense toda vez que acertar a caixa de areia para gatos

 


A melhor maneira de como ensinar gato a usar caixa de areia é usando recompensas
A melhor maneira de como ensinar gato a usar caixa de areia é usando recompensas

Tanto no processo de como ensinar gato velho a usar caixa de areia como no de ensinar o filhote, a melhor maneira de conseguir bons resultados é apostar na recompensa. Quando vir que ele está conseguindo fazer as necessidades na caixinha, ofereça petiscos, faça brincadeiras e elogie bastante. Isso vai estimular o uso da caixa de areia para gato, pois associará o objeto a algo positivo.

Passo 6: Como ensinar gato a usar caixa de areia requer paciência, então repita quantas vezes for necessário

 


Seja gato filhote ou gato idoso, a repetição é fundamental para o aprendizado
Seja gato filhote ou gato idoso, a repetição é fundamental para o aprendizado

Muitas vezes o gato não aprende a usar a caixinha de primeira e insiste em fazer as necessidades no local errado. Por isso, saber como ensinar o gato a usar a caixa de areia requer paciência. Toda vez que vir o animal dando voltinhas no chão, tapetes e objetos dando a entender que vai fazer suas necessidades ali, leve-o ao local adequado. Coloque o bichano na caixa de areia para gatos e o estimule a utilizar o acessório. Com paciência, em breve seu bichano estará usando a caixa de areia de gato sozinho. 

Redação: Maria Luísa Pimenta