Saber como escovar dente de cachorro é um dos cuidados mais importantes para preservar a saúde bucal dos animais. Ao contrário do que muita gente pensa, os cães também podem desenvolver problemas dentários bem desagradáveis, como o tártaro em cachorro e doença periodontal. Para evitar que isso aconteça, a escovação é um processo que não deve ser deixado de lado, sendo recomendado escovar dente de cachorro pelo menos três vezes por semana. Mas como fazer isso do jeito certo? Preparamos um passo a passo para te guiar nessa missão, dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Passo 1: Separe tudo que você precisa antes de começar a escovar os dentes do cachorro

 

homem segurando escova de dente para cachorro

Antes de abordar o pet, o tutor deve se organizar e separar todos os acessórios necessários para escovar dente de cachorro. Uma dica é deixar tudo sempre no mesmo lugar para não haver erros. Você vai precisar de uma escova de dente para cachorro (ou dedal), pasta de dente e petiscos. 

 

Lembre-se que os produtos devem ser específicos para cães, então nada de pegar uma escova ou creme dental humano para fazer a escovação do seu doguinho! Existem vários tipos de pasta de dente para cachorro, e se você tiver alguma dúvida pode conversar com um veterinário especializado em odontologia para saber qual é a melhor opção para o seu amigo.

Passo 2: Escolha o momento certo para escovar dente de cachorro

 

homem escovando o dente do cachorro

Depois de ter tudo separado, é hora de chamar o seu cãozinho para a missão! O ideal é escolher um momento em que o animal esteja tranquilo e relaxado para não haver nenhum problema. Uma dica é fazer isso depois de passear com cachorro o ou até mesmo depois que ele tiver despertado de uma soneca. É importante que ele não esteja muito agitado para tudo correr bem. Além disso, o tutor deve escolher um ambiente confortável para escovar dente de cachorro, de preferência onde consiga ficar de frente ou na lateral do animal.

 

Passo 3: Comece acariciando a cabeça do cachorro e depois a boca

 

escovar dente de cachorro: mulher fazendo carinho no cachorro

Fazer carinho no cachorro é a melhor forma de começar. Quanto mais confortável o animal se sentir ao ser tocado perto do focinho, mais fácil será o processo, então tudo deve ocorrer aos poucos. Primeiro faça carícias no topo da cabeça do cachorro, e depois desça para perto do nariz e bochechas. Para finalizar, faça uma pequena massagem na parte exterior da boca dele. Se ele estiver reagindo bem, é hora de partir para o próximo passo.

 

Passo 4: Massageia a gengiva do animal e apresente a pasta de dente

 

escovar dentes de cachorro: pessoa massageando gengiva de cão

Depois de massagear a parte de fora, você deve massagear a parte de dentro da boca do cachorro, especificamente na região da gengiva. Alguns preferem usar o próprio dedo para isso, mas outra opção é utilizar uma gaze. Assim o cachorro já vai se acostumando tanto com o movimento de escovar os dentes, como com o contato e textura de um outro objeto. 

 

Em seguida, você deve apresentar o creme dental para cachorro, deixando o animal cheirar e até lamber para sentir o gosto. Não se preocupe se ele acabar engolindo um pouco, pois o produto é formulado com componentes que não são tóxicos nem prejudiciais para os cães. 

Passo 5: Introduza a escova de dente de cachorro e faça movimentos circulares

pessoa escovando dentes de cachorro

Nessa etapa, é a hora de colocar um pouquinho da pasta de dente na escova e começar a escovação. O processo é bem simples: os dentes do cachorro devem ser escovados de cima para baixo com movimentos circulares. Uma dica é começar pelos incisivos e depois ir em direção a parte de trás. Tanto os dentes superiores quanto os inferiores devem ser escovados, assim como molares e pré-molares. Depois de terminar a parte externa, tente escovar dente de cachorro pelo lado da língua.

 

Passo 6: Recompense o cãozinho pelo bom comportamento com petiscos ou carinho

 

escovar dente de cachorro: cão comendo petisco de cachorro

Como tudo é uma questão de treino, o adestramento positivo é a melhor maneira de fazer o pet se acostumar com a escovação dos dentes. Isso quer dizer que petiscos, carinho e elogios ajudam a reforçar o bom comportamento do animal, deixando-o mais disposto e confortável com todo o processo. Por isso, se tudo correr bem, uma dica é recompensá-lo no final para que ele faça uma associação positiva e aceite escovar os dentes de maneira mais tranquila e obediente.

 

Redação: Juliana Melo