O gato Sphynx é um famoso felino conhecido por não possuir pelos. A característica física marcante deixa esse bichano com uma aparência inconfundível e até mesmo exótica. A personalidade da raça de gato sem pelo também pode ser surpreendente. Apesar de ser muito popular, muitas pessoas ainda não sabem como é a convivência com outros pets, cuidados com a pele e até as doenças mais comuns. O Patas da Casa preparou um infográfico com tudo sobre o Sphynx: preço, características físicas, comportamento do gato, curiosidades e muito mais. Veja abaixo e se prepare para se apaixonar por esse gatinho.


O gato sem pelos é uma raça com aparência exótica, muito amor para dar e algumas curiosidades
O gato sem pelos é uma raça com aparência exótica, muito amor para dar e algumas curiosidades

Gato sem pelo possui aparência exótica e fácil reconhecer

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não existe nada mais fácil que reconhecer o Sphynx. Esse gato sem pelos (apenas com uma leve penugem pelo corpo) possui os traços finos no rosto e típicas orelhas pontudas que se destacam na aparência meio exótica do animal. Se você nunca tocou na pele de um gato Sphynx, saiba que a pele da raça de gato costuma ser um pouco oleosa.

Outro ponto importante e diferente das características físicas do Sphynx é que esse gatinho não possui vibrissas. Sim, ele é um gato sem bigodes. Se você é um gateiro sabe que os fios têm funções importantes para o equilíbrio e noção de espaço do felino. Como a raça Sphynx já nasce sem bigodes, outras habilidades e recursos corporais compensam essa ausência.

Sphynx: gato sem pelo costuma ser muito apegado ao tutor

A falta de pelos não afeta em nada a condição física e personalidade do Sphynx. Assim como outros bichanos, essa raça de gato costuma ser muito ativa, gostando de brincadeiras com outros animais, seus donos e também sozinhos. O apego ao tutor também é um ponto importante da personalidade desse gato. O gato Sphynx não gosta de ficar sozinho e pode ter o hábito de dormir agarradinho com o dono. Eles também são muito inteligentes e são facilmente adestrados.. Os miados do gato para se comunicar também são um ponto de destaque na convivência com esse animal.

Quais são os cuidados que um gato Sphynx precisa?

A saúde do Sphynx costuma ser boa, já a raça não é associada a muitos problemas genéticos. Porém, assim como qualquer animal de estimação, esse bichano precisa se consultar regularmente com um médico veterinário, manter a vacinação em dia e ser vermifugado.

As dermatites felinas são os problemas de saúde mais comuns para o Sphynx e isso costuma ocorrer principalmente pela falta de pelos. Caso algum tipo de ferimento na pele do bichano seja encontrado, é essencial que ele seja levado ao médico veterinário. Até mesmo uma mudança de textura na pele precisa ser analisada pelo profissional.

Para cuidar da pele da raça de gato sem pelo, o tutor deve limpá-la com frequência usando lenços umedecidos ou um shampoo específico para felinos. O uso de protetor solar também é um cuidado importante e deve ser diário. O gato Sphynx costuma ser mais sensível ao calor e também ao frio. Por conta disso, é comum que os veterinários optem por adequar a alimentação do gatinho sem pelos de acordo com a época do ano, oferecendo mais calorias nos períodos de frio, por exemplo.

Gato Sphynx: preço da raça e onde comprar?

É muito fácil se apaixonar pelo gato sem pelo, seja por suas características físicas ou personalidade. É normal que depois de tantas informações você só queira saber mais uma coisinha sobre o gato Sphynx: valor da raça. Esse bichano custa a partir de R$3 mil, preço que pode variar de acordo com a linhagem do pet

Para comprar o filhote, é necessário averiguar a credibilidade do gatil. Confira sempre as condições de limpeza do local e os cuidados que os animais recebem. Peça sempre fotos ou para ver pessoalmente os pais do filhote de gato. Essas dicas são essenciais para não financiar maus-tratos aos animais.

Redação: Hyago Bandeira