Se você pensa em se tornar tutor de um bichano, vai precisar lidar e saber identificar possíveis problemas de saúde por meio do cocô de gato. É esperado que se observe o gato fazendo cocô todos os dias, e é importante realizar a limpeza da caixa de areia e fazer uma inspeção rápida dos dejetos com essa mesma frequência. Se você não sabe como avaliar se as fezes do gato estão saudáveis ou percebe questões comportamentais delicadas na hora em que o felino vai defecar, como gato fazendo fezes fora da caixa de areia, por exemplo, não se preocupe. O Patas da Casa reuniu a seguir tudo o que você precisa saber sobre cocô de gato. Continue lendo!

Cocô de gato: o que as fezes mostram sobre a saúde do animal?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Observar atentamente o aspecto, a frequência e a coloração das fezes do gato é fundamental para detectar problemas de saúde. O primeiro passo, então, é aprender a identificar o cocô de gato saudável. A consistência ideal do cocô do gato é firme e consistente, sem deixar de ser maleável, e o formato é cilíndrico. Deve ser possível retirá-lo da caixa de areia, utilizando uma pá, sem maiores dificuldades. A umidade natural do cocô vai, inclusive, fazer com que ele grude na areia. Quando estão secas demais, as fezes do gato costumam indicar constipação - a famosa prisão de ventre. Cocô em formato de bolinhas também sugere essa condição. Vale lembrar que a prisão de ventre em gatos pode estar associada à desidratação ou doenças mais graves, como obstrução intestinal.

A cor do cocô do gato vai depender da ração escolhida para sua alimentação, por isso são considerados normais diferentes tons de castanho, mas tenha atenção aos extremos. Ou seja: fezes escuras ou claras demais podem ser o sinal de algum perigo à saúde do bichano. Quando notar um gato fazendo cocô amarelo ou verde, fique atento ao processo digestivo do pet - que pode estar ocorrendo rápido demais - e desconfie de algum tipo de intolerância alimentar. O cocô branco, além dessas mesmas suspeitas, pode indicar também problemas na absorção de nutrientes ou excesso de ossos na dieta do pet. Pontinhos brancos no cocô do gato, por sua vez, são indicativos de vermes.


As  fezes do gato podem ser um indicativo de problemas de saúde. Observe atentamente o  aspecto, a frequência e a coloração
As fezes do gato podem ser um indicativo de problemas de saúde. Observe atentamente o aspecto, a frequência e a coloração

Fezes de gato filhote são mais claras que cocô de gato adulto

Filhotes de gato que ainda se alimentam exclusivamente de leite materno consequentemente fazem cocô de consistência mais amarelada e pastosa, sem que isso signifique que o gato está com diarreia. A frequência também é diferente: gato filhote pode fazer inúmeros cocôs por dia. Isso acontece porque o trato intestinal do gatinho ainda está em desenvolvimento. O ideal é levar o gato ainda recém nascido para sua primeira consulta com um veterinário e fazer um acompanhamento constante para garantir que está tudo bem. 

Seu gato adulto está fazendo fezes líquidas? Observe se houve alguma mudança na alimentação ou até mesmo na rotina do pet que pode ter provocado algum tipo de estresse. Se em até 3 dias o sintoma não desaparecer, já sabe: procure ajuda especializada.

Fezes de gato com sangue: o que pode ser? Como tratar?

Quando o cocô do gato tem uma cor marrom escura demais, quase preta, é muito provável que algum sangramento interno esteja ocorrendo no organismo do gato. Pode ser por conta de uma lesão, de uma inflamação ou da presença de um tumor em algum ponto do sistema digestivo do gato, por exemplo. Verminoses ou corpos estranhos que o gato tenha ingerido - como partes de brinquedos - também podem ser responsáveis por provocar o sangramento. A presença de sangue no cocô de gato nunca é normal e deve ser avaliada por um veterinário, que pode solicitar exames para descobrir a causa exata da presença de sangue nas fezes.

 


A caixa de areia do gato precisa ter o tamanho adequado
A caixa de areia do gato precisa ter o tamanho adequado

Gato fazendo cocô fora da caixa: o que motiva esse comportamento?

Todo mundo sabe que os gatos adoram ter uma caixa de areia para fazer cocô e xixi. Mas pode ser que você flagre o gato fazendo fezes fora da caixa de areia, o que acontece por uma série de motivos. Seu gato pode não ter aprovado, por exemplo, o local onde a caixa está. Para fazer cocô na caixa de areia, esta precisa ficar em um cantinho privado e sem muita movimentação ou barulho. O problema pode ser, também, a própria caixa de areia: se o tamanho não estiver adequado ou o gato não se acostumar com o modelo, ele não a utilizará. O mesmo pode acontecer se o banheiro do gato não estiver limpo. O estresse e a ansiedade também são razões porque o gato faz fezes fora da caixa. 

Como evitar fezes de gato no jardim

Uma caixa de areia gigantesca: é assim que seu gato enxerga o jardim de casa. A presença do cocô de gato nesse espaço pode causar bastante desconforto, já que o cheiro das fezes em contato com o ambiente pode ser realmente incômodo. Nesses casos, o melhor a fazer é apostar em repelentes naturais que afastam o gato do jardim sem causar nenhum mal ao felino, é claro. A ideia é espalhar nesse espaço cheiros que gatos odeiam, como frutas cítricas, café, lavanda, arruda e tomilho. Proteger o solo com adubo ou tela também pode ajudar. Uma solução ainda mais eficiente é instalar sensores de movimento que jogam água em “intrusos”. 

Como tirar cheiro de fezes de gato do sofá

Outro problema comum para tutores de gatos é o cheiro de fezes que fica em objetos como o sofá e almofadas. O bichano não erra de propósito: o gato faz sua própria higiene, usando a língua, e não precisa tomar banho para estar saudável. Mas, por vezes, essa autolimpeza não vai ser suficiente para o ambiente doméstico. Nesses casos, é possível remover o odor tanto das fezes quanto da urina utilizando produtos desenvolvidos especialmente para essa finalidade, disponíveis na maioria dos pet shops. Uma solução caseira eficiente pode ser preparada com 1 litro de água, meio litro de vinagre de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de amaciante de roupas. É só misturar tudo e borrifar no sofá!

Redação: Mariana Fernandes