Ter um gato estressado dentro de casa é uma situação delicada. Apesar de serem ótimos em esconder o que sentem, os felinos não são tão bons assim para disfarçar o estresse e o mal humor. Alguns sinais bem evidentes de estresse são: isolamento, diminuição do apetite, miados excessivos, comportamento agressivo ou compulsivo, e até mesmo um gato fazendo xixi e cocô no lugar errado. Além disso, a cara de “mal” dos pets não passa despercebida, embora nem sempre esteja presente.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mesmo que seja divertido compartilhar alguns memes, gatinho precisa de atenção. Mais do que isso: o tutor precisa entender o que deixou o gato irritado e bravo para saber como melhorar o bem-estar do pet. Várias situações podem ser estressantes para os bichinhos, e é isso que o Patas da Casa lista aqui embaixo, confira!

Gato bravo: mudanças repentinas causam estresse

Até mesmo o gato mais dócil pode virar um gato mal humorado quando algo foge da sua rotina. É por isso que, sempre antes de fazer qualquer mudança, o tutor precisa saber como fazer a adaptação correta do animal sem estressá-lo. Isso vale tanto para quem vai mudar de casa com o gato, quanto para quem deseja simplesmente trocar alguns móveis de lugar ou fazer uma reforma em um cômodo da residência.

Outra mudança que pode deixar o gato estressado é quando o tutor decide trocar a ração por uma nova sem qualquer aviso prévio. Até pode acontecer, mas é difícil um bichano que aceita um alimento novo de primeira. Por isso, o ideal é fazer uma transição gradual para a nova dieta.

Chegada de novos membros na família às vezes é a causa do gato irritado

Os gatos são animais territorialistas. Se eles não convivem com outros pets desde o início da vida e não fizeram nenhum tipo de socialização nos primeiros anos, é importante ter certo cuidado ao decidir levar um novo bichinho de estimação para casa. Nessas horas, saber como acostumar um gato com outro ou como harmonizar a convivência entre cachorro e gato faz toda a diferença. O tutor deve pensar em tudo: desde a chegada do novo pet, até a apresentação dele ao animal residente. Se todo o processo não for feito com muita cautela, são altas as chances de você ter um gato com cara de mal, estressado e com instinto de proteção aflorado.


Quando se trata de um gato bravo, é bom tentar identificar a causa do problema
Quando se trata de um gato bravo, é bom tentar identificar a causa do problema

Falta de higiene da caixa de areia costuma deixar o gato estressado

Os felinos são conhecidos por serem extremamente higiênicos. Eles gostam de cuidar do próprio banho e, por instinto, aprendem a usar a caixa de areia desde cedo sem ajuda. Mas sabia que manter a limpeza frequente do acessório tem uma importância danada para que o animal consiga fazer suas necessidades sem ficar incomodado ou irritado? Pois é isso mesmo: o olfato felino é extremamente aguçado, então eles percebem quando a caixa de areia está suja e pode se recusar a utilizá-la corretamente. Sem poder usar o banheiro, o gato fica estressado e pode até ter problemas mais sérios, que exigirão a avaliação de um profissional. Por isso, esteja sempre atento a limpeza da caixa de areia para gatos!

O gato mal-humorado às vezes está com algum problema de saúde

Outra situação recorrente é quando o gato adoece, e muda o seu comportamento. Se antes ele era amigável, serelepe e bem-humorado, pode se tornar um gato mal-humorado, apático e que prefere ficar isolado do que interagindo com a família. Quando isso acontece de repente e não tem nenhum motivo aparente - como mudanças na rotina -, pode ser um forte indício de que seu gatinho está doente. Nesses casos, vale redobrar a atenção com o pet e observar se existem outros sintomas associados, como febre, falta de apetite, vômitos, diarreia ou qualquer manifestação que fuja da normalidade. Não deixe de levá-lo ao veterinário para ter o diagnóstico correto!

Redação: Juliana Melo