Uma das principais tarefas que todo pai de pet precisa fazer é se tornar quase especialista em saúde animal. Vacinas, doenças mais comuns, alimentação e outros cuidados preventivos devem estar na ponta da língua para evitar que o cãozinho (ou gato) fique doente. Esse cuidado precisa ser redobrado com os filhotes de cachorro. Os cãezinhos precisam ser acompanhados de perto, já que ainda estão em desenvolvimento e são mais frágeis. É essencial fazer a vacinação, vermifugação e o cuidado com os medicamentos antiparasitários com o auxílio de um médico veterinário.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O tutor precisa saber quando vacinar filhotes de cachorro, quanto tempo depois da vacina o cachorro pode passear, quais as doses de vermífugo e até mesmo como protegê-lo de pulgas e carrapatos. Ainda tem dúvidas de como cuidar de filhote de cachorro? Para te ajudar, o Patas da Casa reuniu informações sobre como promover bem-estar aos filhotes de cachorro. Dá só uma olhada!

Cachorro filhote precisa ser levado ao veterinário nas primeiras semanas de vida

Se engana quem pensa que os filhotes de cachorro não precisam visitar o médico veterinário. A consulta ao profissional é essencial para um primeiro check-up de saúde, principalmente porque a taxa de mortalidade é bem alta nesse período de vida.  Isso se torna mais necessário ainda se o cachorro foi resgatado e o tutor não tem o histórico de saúde da mãe do filhote. Na primeira visita do cachorro ao veterinário, será feito um exame aprofundado onde o médico poderá atestar doenças, orientar a dieta mais indicada, dar orientação sobre tratamento antipulgas, dentre outras coisas.

É normal que os pais de pet tenham dúvidas nessa primeira fase de vida. Aproveite a visita ao profissional para sanar todas elas. Pergunte sobre os comportamentos específicos da raça, qual deve ser a alimentação, o que o cão pode roer e o que mais vier à mente.

Filhote de cachorro tem a saúde frágil e precisa ser acompanhado

Nos primeiros meses de vida o cachorrinho ainda é muito frágil e está com o sistema imunológico em desenvolvimento e precisa de um acompanhamento regular: por isso, até os seis meses de idade é indicado que ele seja levado no veterinário pelo menos uma vez ao mês. Se a sua dúvida é quando vacinar filhotes de cachorro, o indicado é que as imunizações sejam feitas depois do vermífugo, por volta dos 45 dias de vida. 

O transporte até ao consultório do médico veterinário deve ser feito com cautela, já que os cachorros filhotes estão mais suscetíveis a doenças e não podem passear na rua como cachorros adultos. O animal precisa ser transportado com segurança, em uma caixa de transporte para cães ou em um cesto apropriado ao tamanho dele. A sala de espera dos consultórios pode ser um lugar movimentado e o tutor deve tomar cuidado e ter atenção com outros pets para evitar o contato com bactérias e outros agentes infecciosos.

 

Os cachorros filhotes só podem passear na rua após a vacinação e vermifugaçãoO vermífugo para filhote de cachorro deve ser dado ao se completar 30 dias de nascimento

 

Vacinação do cachorro filhote

 

É normal ter dúvidas sobre quando vacinar filhotes de cachorro. Na avaliação do médico veterinário, o tutor receberá uma caderneta de vacinação específica para o cãozinho. É preciso seguir a data estipulada pelo profissional, pois o atraso da vacina pode comprometer a ação da imunização, sendo necessário repetir todas as doses.  Os filhotes de cachorro devem receber a primeira vacina a partir dos 45 dias de idade e as outras doses geralmente são feitas em intervalos de 21 a 30 dias. Entre as primeiras vacinas que normalmente são aplicadas estão a Óctupla, que previne Cinomose, Parvovirose, Leptospirose (2 subtipos: Leptospira canicola e Leptospira icterohaemorrhagiae), Hepatite infecciosa, Coronavírus, Parainfluenza e adenovírus tipo 2.

E também a Déctupla Canina, chamada também de vacina V10, que faz a prevenção de todas essas doenças, com a diferença que age contra 4 subtipos da Leptospirose canina. Muitas dessas doenças estão entre as mais perigosas para os cachorros filhotes e a vacinação é a principal forma de prevenção. Normalmente o filhote recebe de três a quatro doses da vacina, que precisa ser reforçada anualmente com uma dose. A vacina contra raiva também é obrigatória e tem que ser reaplicada depois de um ano para garantir a proteção.

Existem vacinas que são consideradas não obrigatórias, mas que protegem o cachorro de outras doenças que também podem ser graves, como leishmaniose, giardíase e gripe canina.

Quanto tempo depois da vacina o cachorro pode passear?

Os filhotes de cachorro não podem passear na rua antes da vacinação. É claro que os passeios são importantes para o bem-estar e até mesmo para socializar os cãezinhos. O indicado é que o primeiro passeio do cachorro filhote seja feito depois de 30 dias da aplicação das vacinas obrigatórias, ou de acordo com a recomendação do veterinário. Enquanto isso, você pode ir acostumando o cachorrinho a andar corretamente na guia e simular situações que ele encontrará na rua, como barulhos de carros e outros animais. As brincadeiras são importantes para gastar a energia do cachorro e evitar destruições. Além disso, nada te impede de começar ensinar truques e comandos para o cachorro em casa. O primeiro passeio precisa ser feito com cuidado e com uso de guia e coleira com identificação. 

Vermifugação em filhotes de cachorro precisa ser feita com 30 dias

Quando utilizar o vermífugo para filhotes de cachorro? Essa é uma questão que pode surgir no primeiro mês. O ideal é que a vermifugação seja feita entre o 15º e 30º dia de vida do animal, antes mesmo da vacinação, de acordo com a recomendação do veterinário dele. Isso porque normalmente o cãozinho recém-nascido adquire vermes durante a gestação e até mesmo quando são amamentados. As verminoses podem prejudicar não só a saúde do bichinho como a também das pessoas que convivem com ele. É necessário fazer novas doses do vermífugo mensalmente até o animal completar seis meses. Depois disso, o cachorro precisa ser vermifugado de seis em seis meses. 

Filhote de cachorro doente: o que fazer?

É comum que se hesite ao ver como cuidar de filhotes de cachorro recém-nascidos. Essas incertezas são ainda mais profundas quando o cachorro recebe algum diagnóstico de doença quando ainda está se desenvolvendo. Ao ver que o cachorro filhote está apresentando sinais de problemas de saúde, como vômitos, fraqueza ou diarreia constante, consulte imediatamente um médico veterinário de confiança. A cinomose canina, por exemplo, é muito comum nesse período e quanto antes você agir, mais chances terá de salvar a vida do cãozinho. Lembre-se que só um profissional pode fazer o diagnóstico preciso sobre qualquer doença - e isso pode interferir, inclusive, no período de vacinação do filhote. 

Redação: Hyago Bandeira