O Rottweiler é, sem dúvidas, uma das raças de cachorro mais populares do mundo! Tudo nele chama atenção: seu tamanho grande, seu jeito protetor e seu corpo muito forte. Por muito tempo, o cachorro Rottweiler foi visto como um animal agressivo, mas a verdade é que isso não passa de um estereótipo. Na realidade, a raça é super amorosa com a família e se dá bem até com crianças. Seja um Rottweiler filhote ou adulto, o cão traz muita diversão para a família ao mesmo tempo que a protege com seus instintos de cão de guarda. Quer saber mais informações sobre o Rottweiler? Confira o infográfico a seguir!


O Rottweiler conquista todo mundo com seu tamanho grande e jeitinho amoroso com a família
O Rottweiler conquista todo mundo com seu tamanho grande e jeitinho amoroso com a família

O Rottweiler é uma raça de cachorro conhecida por seu tamanho grande

O cachorro Rottweiler é um cão de grande porte. Por isso, mesmo que o filhote de Rottweiler seja pequenininho, pode ter certeza que ele vai crescer bastante. O macho pode chegar a pesar até 61 Kg e ter uma altura entre 61 a 69 cm. Já a fêmea costuma ser um pouco menor, mas ainda assim é bem grande. Normalmente, mede cerca de 56 a 63 cm e pode pesar até 45 Kg. 

O cachorro Rottweiler tem corpo robusto, musculoso e com dupla camada de pelos

A raça de cachorro Rottweiler tem como padrão a cor preta com manchas marrom. O animal tem um porte forte e musculoso com traços robustos que garantem toda sua imponência. No geral, o Rottweiler tem um rosto bem marcado com focinho grande e face mais larga. Porém, é importante ressaltar que existem dois tipos de Rottweiler: o Alemão (que seria o original) e o Americano (que é uma variação dele com um tamanho maior). Enquanto o cachorro Rottweiler Alemão tem o focinho arredondado, a versão Americana tem o focinho quadrado. 

Além disso, você talvez já tenha ouvido falar no Rottweiler cabeça de touro. Trata-se dos cães alemães que possuem uma cabeça maior que o normal. Porém, "Rottweiler cabeça de touro" não é uma nomenclatura oficial, sendo apenas um termo usado entre criadores para diferenciar os tipos. Quanto à pelagem, todos os tipos de Rottweiler tem uma dupla camada. Uma curiosidade é que o subpelo é à prova d'água - ou seja, quando o cachorro se molha a água não chega à sua pele. Por isso os cães da raça costumam ser ótimos nadadores e arrasam na prática de esportes aquáticos.

A personalidade do Rottweiler é dócil, mas leal e muito protetora

O cachorro Rottweiler é extremamente leal e protetor. Muito corajoso e destemido, faz de tudo para proteger sua família, a quem mais ama no mundo. Não à toa, eles são considerados por muitos como os melhores cães de guarda. Mas mesmo com essa personalidade forte, o Rottweiler é bastante amoroso, apegado à família e não dispensa uma boa brincadeira. Por isso, mesmo que tenha essa "fama de mau", é um ótimo cachorro para crianças, pois ao mesmo tempo em que as protegem, se divertem juntos. É preciso apenas ter cuidado com o tamanho grande do Rottweiler que, sem querer, pode acabar machucando. Supervisionar crianças com cachorros é sempre importante. 

Você provavelmente já ouviu falar que o cachorro Rottweiler é agressivo. Porém, isso não tem muito a ver com sua personalidade - está mais relacionado à criação recebida. A raça tem uma personalidade forte e dominante naturalmente. Se o Rottweiler filhote crescer com gritos, agressões e sem receber limites, esse lado dominante pode tomar conta e, aí sim, ele passa a se tornar mais agressivo. Porém, se o filhote de Rottweiler crescer com carinho, amor e limites, certamente terá a personalidade forte, mas também dócil, típica da raça. Além disso, a socialização do filhote de Rottweiler faz toda a diferença pois faz com que o pet cresça tendo uma melhor convivência com diferentes situações e com menos risco de desenvolver problemas comportamentais. 

O filhote de Rottweiler responde bem ao adestramento por ser muito obediente e inteligente

Inteligência e obediência são características marcantes da personalidade da raça. O cachorro Rottweiler é naturalmente obediente por seu histórico de cão de guarda e por gostar de agradar o dono. Além disso, o Rottweiler é considerado uma das 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo. Juntando esses dois fatores fica fácil entender também porque o cão também está presente na lista das raças mais fáceis de adestrar. A união inteligência e obediência faz com que o cachorro Rottweiler tenha uma enorme facilidade em aprender comandos. 

O adestramento pode ser iniciado no Rottweiler filhote, pois nessa fase a capacidade de aprendizado é ainda maior e os resultados costumam ser bem positivos. O melhor tipo de adestramento é o adestramento positivo, estimulando o animal com petiscos e palavras de animação e jamais utilizando gritos e agressividade. 

O cachorro Rottweiler tem tendência a sofrer com displasia coxofemoral

É essencial que o Rottweiler filhote seja vacinado com as vacinas obrigatórias e que o reforço seja aplicado anualmente. Com esse cuidado, você previne que o cãozinho sofra com diversas doenças graves. O Rottweiler costuma ser um cão saudável, mas alguns problemas de saúde são mais frequentes nessa raça, como a displasia coxofemoral - condição comum em cães de porte grande que sofrem um impacto maior na região do quadril por causa do seu peso. O cachorro precisa ser monitorado desde quando ainda é um filhote de Rottweiler para prevenir que sofra com essa doença. Além disso, o Rottweiler tem uma propensão maior a desenvolver displasia de cotovelo, problemas no coração e problemas gastrointestinais. É muito importante realizar check-ups com frequência e visitar o veterinário regularmente para garantir que a saúde do animal esteja em dia. 

Saiba quais são os cuidados fundamentais que um Rottweiler deve receber 

Todo cãozinho precisa de cuidados para manter a saúde e higiene. A pelagem densa e dupla do Rottweiler precisa ser escovada ao menos duas vezes na semana para evitar a formação de nós e os pelos espalhados pela casa. É importante também cuidar da alimentação, oferecendo a ração ideal de acordo com seu porte e idade. O excesso de comida pode acabar causando obesidade e, por isso, a quantidade de ração precisa ser controlada. 

Exercícios físicos também devem fazer parte da rotina do cachorro Rottweiler, mas também é preciso ter cuidado com os excessos. Atividades muito intensas podem forçar os ossos e favorecer o surgimento de displasia de quadril. Além disso, não podemos esquecer que o Rottweiler é um cachorro grande. Portanto, tenha em mente que, mesmo que você adote um Rottweiler filhote pequeno, ele vai crescer e precisará de um bom espaço para viver com conforto. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.