Se você quer saber como acabar com carrapatos no quintal, é importante conhecer os produtos adequados e até mesmo receitas caseiras. O carrapato em cachorro é uma das maiores preocupações para os tutores, já que ele é responsável pela transmissão de diversas doenças graves, como a Babesiose e a Erliquiose canina, ambas conhecidas como a Doença do Carrapato, além da Doença de Lyme (Borreliose) e a Febre Maculosa, que podem atingir humanos. Uma boa receita de remédio caseiro para carrapato pode ajudar a eliminar essa praga do ambiente. Para isso, o Patas da Casa preparou um guia prático com 5 receitas de remédio caseiro para carrapato que vão te ajudar nessa missão!

Como acabar com carrapatos: é importante saber o jeito certo de matar o parasita

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para acabar com carrapatos no cachorro e no ambiente, todo cuidado é pouco e manter a casa sempre limpa, principalmente o quintal, é fundamental para evitar a presença do parasita. As receitas de remédio caseiro para carrapato no cachorro são grandes aliadas neste combate. É importante também frisar que, ao perceber a presença do carrapato no ambiente, a melhor forma de se livrar dele não é pisando ou espremendo, pois isso pode fazer com que eles se espalhem, acelerando a proliferação.

A maneira adequada de como matar carrapato é colocando o parasita, com o auxílio de uma pinça, em um vidro com álcool. Nunca toque nele com as mãos, pois até esse contato pode transmitir doenças. Caso o carrapato esteja no seu pet, o ideal é não removê-lo diretamente, pois isso resulta em infecções que pioram a situação e a saúde do cachorro. Neste caso, o ideal é usar um remédio para carrapato, seja em comprimido palatável, pipeta ou coleira antipulgas.

Carrapato em cachorro: como os parasitas agem?

Antes de te apresentar as receitas de remédio caseiro para matar carrapato, é importante que você entenda que, diferente das pulgas de cachorro, os carrapatos são aracnídeos que não pulam, apenas andam e se agarram ao seu hospedeiro. Esse fator dificulta a percepção da presença, principalmente nos cachorros, que possuem uma pelagem mais densa. Por isso, é sempre bom prestar atenção no comportamento do animal e verificar se o cachorro está com sintomas da doença do carrapato, tais como falta de apetite e ausência de disposição.

Existem centenas de tipos de carrapatos, como o carrapato-estrela, mas apenas dois tipos deste parasita afetam os animais e humanos, Os responsáveis pela transmissão de doenças são os carrapatos duros e os carrapatos moles. Os diferentes produtos para acabar com carrapatos costumam funcionar muito bem. Como é melhor prevenir do que remediar, recorrer a remédios naturais pode ser uma solução mais prática ainda.


Cachorro com carrapato pode resultar em doenças graves
Cachorro com carrapato pode resultar em doenças graves

Remédio caseiro para carrapato funciona? Veja algumas receitas!

1. Camomila como remédio caseiro para carrapato no cachorro

Caso encontre um carrapato no cachorro, não se desespere! Lembrando que você não deve tocar no parasita ou removê-lo do corpo do animal com pinças. Se você precisa tirar carrapato da orelha do cachorro ou qualquer outra região, o sachê ou a flor de camomila vai ajudar. Prepare o chá como de costume e espere amornar. Com o auxílio de um algodão, aplique a solução nas áreas afetadas, seja do cachorro ou do local em que a praga se encontra. Esta é uma receita que não agride o cachorro e elimina o parasita do ambiente.

2. Limão e outras frutas cítricas podem ser usadas para eliminar carrapato do ambiente

Algumas frutas que o cachorro pode comer são fontes de vitaminas e minerais que fortalecem a dieta do seu animal. Mas sabia que algumas delas podem ajudar a como eliminar carrapatos do ambiente. As frutas cítricas são as mais indicadas para esse tipo de receita

Nesta receita, você deve colocar duas xícaras de água para esquentar. Ao atingir o ponto de fervura, coloque dois limões cortados ao meio dentro da água e deixe em fogo baixo por até 1 hora. Em seguida, retire os limões e coloque a solução em um borrifador e passe nas áreas da casa com infestações. Você pode substituir o limão por laranja, mas é preciso cuidado ao utilizá-lo: não deve ser aplicado próximo ao animal, pois causa irritação nos olhos, prejudicando a visão do cachorro.

3. Remédio caseiro para matar carrapato com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

A receita de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio para matar carrapato é fácil, pois pode ser preparada com ingredientes simples que você tem em casa. Misture duas xícaras de vinagre de maçã com água morna e meia colher de bicarbonato de sódio, coloque em um recipiente em spray e borrife pelo ambiente. Caso queira manter e prolongar o efeito da receita no local, borrife de duas a três vezes por semana.

4. Como acabar com carrapatos no quintal com alecrim e canela

Carrapato no ambiente é uma situação comum e mais difícil de cuidar. No caso do quintal é mais complicado ainda: por ser externo, o quintal facilita a proliferação desses parasitas. Para evitar e eliminar carrapatos do quintal, misture 10 gotas de óleo essencial de alecrim, 7 gotas de óleo essencial de canela, 3 gotas de óleo essencial de cedro e 2 colheres de óleo de amêndoas doces. Coloque a mistura em um frasco, agite e borrife no quintal. Essa receita também pode ser utilizada para remover o carrapato do pet e não faz mal para a pele e pelo do cachorro.

5. Remédio caseiro para pulgas e carrapatos com ingredientes ácidos

Um bom remédio caseiro para pulgas e carrapatos vai evitar muita dor de cabeça ao se livrar dos parasitas e manter o seu cão saudável e feliz. Você já deve ter percebido que os ingredientes cítricos são ótimos para acabar com carrapato no ambiente, né?! Para esta receita será preciso:

  • 4 litros de vinagre
  • 2 litros de água
  • 500 ml de suco de limão
  • 250 ml de óleo de hortelã, menta ou erva-gateira

O preparo é fácil: misture todos os ingredientes em um frasco de spray e aplique em todos os ambientes, especialmente camas, sofás e almofadas que o cachorro gosta de deitar e dormir.

Redação: Erika Oliveira

Edição: Luana Lopes