O ranking de inteligência canina foi proposto pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren, que se dedicou a estudar as habilidades cognitivas dos cães e depois publicou a pesquisa no livro “A Inteligência dos Cães” - em inglês, “The Intelligence of Dogs”. Segundo as observações do pesquisador, existe muito cachorro inteligente por aí, e a raça é um fator que pode influenciar nisso. Nesse sentido, o ranking tem a função de listar quais são as raças de cachorros mais inteligentes e assimilar as características que contribuem para a inteligência canina.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer saber quais são os cachorros mais inteligentes do mundo? O Patas da Casa te ajuda nessa missão: preparamos um infográfico com tudo que você precisa saber sobre os cachorros mais inteligentes e seus principais atributos. Confira!

 

As raças de cachorro mais inteligentes do mundo!

As raças de cachorro mais inteligentes do mundo!

 

 

Border Collie é conhecido como o cachorro mais inteligente do mundo

 

A raça de cachorro mais inteligente que existe é o Border Collie, exímio cão de pastoreio e com várias habilidades notáveis. Antigamente, a tarefa principal da raça era guiar rebanhos de ovelhas, e ele sempre fez isso muito bem, sem a necessidade de latidos nem mordidas. Além disso, o Border Collie é capaz de aprender comandos e truques rapidamente, sendo um ótimo candidato para o adestramento e atividades que estimulam a cognição, como o agility canino.

E não para por aí: o cachorro Border Collie também tem uma facilidade danada para se adaptar a diferentes ambientes. Ele é sociável, esperto, amigável, obediente, energético e com inúmeras outras qualidades. Não é à toa que é o cachorro mais inteligente do mundo!

Ranking de inteligência canina é composto por outras raças bem conhecidas

Além de saber qual é o cachorro mais inteligente do mundo, muitos tutores também ficam curiosos para descobrir que outras raças fazem parte do top 10 no ranking de inteligência canina. São elas:

2. Poodle

3. Pastor Alemão

4. Golden Retriever

5. Doberman

6. Pastor-de-shetland

7. Labrador Retriever

8. Papillon

9. Rottweiler

10. Boiadeiro Australiano

Vale destacar que todas essas raças se destacam por serem cachorros obedientes e com um excelente nível de raciocínio. Esses doguinhos muitas vezes conseguem aprender tudo com até cinco repetições e têm até 95% de chances de assimilar um comando novo logo na primeira vez.

O que define um cachorro inteligente?

Todo pai de pet gosta de falar que tem um cachorro inteligente e esperto, mas será que você sabe quais são exatamente os critérios que determinam a inteligência canina? De acordo com Stanley Coren, é importante levar pelo menos três fatores em consideração nessa análise: os instintos, facilidade de adaptação e nível de treinabilidade do animal.

Um animal que tem os instintos bem presentes é conhecido por ter uma alta inteligência instintiva. Esse tipo de inteligência é inerente e faz parte do comportamento natural do cão, como a necessidade de caça, pastoreio, guarda, entre outras funções. Já a facilidade de adaptação mede a inteligência adaptativa da espécie. São cães que conseguem se adequar a novas situações sem grandes problemas. Por fim, a treinabilidade diz respeito à facilidade de aprendizado: um cachorro inteligente consegue aprender novos comandos sem a necessidade de muitas repetições.

Redação: Juliana Melo