Nem sempre sabemos a raça de cachorro quando adotamos um cãozinho. São tantos os tipos que existem que, muitas vezes, ficamos em dúvida - ainda mais se for daquelas raças de cachorro que tem “primos” muito parecidos, como o Lhasa Apso e Shih Tzu. Entender o que diferencia uma raça da outra é importante na hora de adotar o cãozinho pois ajuda o tutor saber como preparar a casa para ele - raça de cachorro pequeno, por exemplo, precisa de uma caminha menor que um cão de porte grande. Mas afinal, o que diferencia os cachorros de raça? E como saber a raça do meu cachorro de maneira fácil? O Patas da Casa explica direitinho para você!

Como saber se o cachorro é de raça? Saiba o que diferencia os tipos de cães

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Hoje, existem 344 raças de cachorro reconhecidas oficialmente. Mas o que diferencia uma raça da outra? Diversos fatores respondem a essa questão. A melhor maneira de como saber se o cachorro é de raça é observando as características comuns a cada grupo. Para separar os tipos de raça de cachorro, os fatores mais levados em conta são: porte, pelagem, tamanho dos olhos, focinho e orelha e a personalidade. Outros pontos como origem e habilidades especiais (como farejadora e auditiva) também ajudam a distinguir os cachorros de raça.

Vale ressaltar que existem cães sem raça definida (SRD). Os famosos vira-latas são uma mistura de diferentes raças de cachorro. Eles não têm um padrão definido e cada vira-latinha é único. Por isso, não se enquadram em nenhum grupo e recebem o nome de SRD. Quando falamos de diferenciar os tipos de cães, é muito mais fácil aprender como saber se o cachorro é de raça, pois os vira-latas são uma caixinha de surpresa. Porém, seguindo as dicas, você também consegue descobrir quais raças de cachorro deram origem ao vira-lata.

Como saber a raça do meu cachorro? Primeiro, observe o tamanho do animal

O primeiro passo de como saber a raça do meu cachorro é observar o tamanho do animal. O porte do cão é um dos principais indicativos, pois sabendo qual é o do seu pet você já restringe bastante as opções. Existem 5 tipos de tamanho em que as raças de cachorro são divididas.

  • Raça de cachorro pequeno: peso entre 6 a 15 Kg, altura de 28 a 35 cm. Alguns exemplos são Lhasa Apso e Yorkshire
  • Raça de cachorro médio: peso entre 15 a 25 Kg, altura de 36 a 49 cm. Alguns exemplos são Beagle e Chow Chow

É muito mais fácil aprender como saber a raça do meu cachorro de acordo com o tamanho quando ele já é adulto e crescido. Porém, também é possível descobrir quando ele ainda é filhote e não cresceu totalmente. Para isso, observe o tamanho das patas. Mesmo filhote, uma raça de cachorro que será grande provavelmente já terá patas de tamanho maior que uma raça de cachorro pequeno.

Cada raça de cachorro possui padrões de pelagem diferentes

Outro ponto que diferencia os cachorros de raça é o tipo de pelo. Cada raça de cachorro tem um padrão específico e observar qual é o do seu pet ajudará a descobrir a qual raça ele pertence. Os tipos de pelo de cachorro existentes são:

Algumas raças de cachorro apresentam ainda uma pelagem dupla, como o Husky Siberiano. Quanto às cores, todos os cachorros de raça têm padrões bem definidos. Alguns têm uma enorme possibilidade de cores, enquanto outros têm poucas opções. Observe atentamente a cor do seu animal, pois ela te dará uma grande pista de qual é a raça do doguinho.


Para diferenciar os tipos de raça de cachorro, observe características como tamanho, pelagem e personalidade
Para diferenciar os tipos de raça de cachorro, observe características como tamanho, pelagem e personalidade

O tamanho da orelha é uma característica que difere bastante em cada raça de cachorro

Observar o tamanho de algumas partes específicas do corpo pode ser a chave para responder à pergunta “como saber a raça do meu cachorro”. Os diferentes tipos de orelha de cachorro variam de acordo com o grupo ao qual ele pertence e às suas necessidades. Assim, cada raça de cachorro tem um padrão diferente. Alguns cães têm orelhas mais pontudas e eretas, característica comum em cães de caça como o Pastor Alemão. Já outros têm as orelhas caídas, como o famoso Basset Hound. As orelhas do cachorro também podem ser classificadas como grandes (como o Beagle) ou pequenas (como o Chow Chow). Ou seja: essa parte do corpo é muito reveladora!

Os cachorros de raça apresentam olhos e focinhos de tamanhos e formatos variados

Além das orelhas, os olhos dizem muito. Todas as raças têm padrões diferentes, alguns mais comuns e outros bem distintos. É o caso das raças de cachorro braquicefálicos que, por uma alteração anatômica, possuem os olhos bem grandes. Alguns exemplos são Pug, Shih Tzu e Bulldog. O focinho também é diferente dependendo da raça de cachorro. Cães braquicefálicos têm o focinho mais curto, enquanto aqueles mais voltados à caça e que, consequentemente, precisam do seu olfato canino bem apurado costumam ter o focinho mais alongado, como é o caso do Pastor Alemão.

A personalidade das raças de cachorro ajuda a diferenciá-las

Uma das coisas que mais diferenciam as raças de cachorro é a personalidade. Cada raça tem um padrão de comportamento que costuma se manter nos pets que fazem parte do grupo. Claro que a personalidade é algo relativo e pessoal, mas o padrão normalmente se mantém. Existem raças de cachorro mais dóceis e tranquilas, como é o caso do Labrador. Por outro lado, existem aquelas mais esquentadinhas e de personalidade forte, como o Pinscher. Certos tipos de raça de cachorro são mais independentes, como o Shih Tzu ou o Beagle, enquanto outros são mais submissos, como o Weimaraner e o Border Collie. Se, desde filhote, você prestar atenção em todos esses detalhes - tanto físicos quanto comportamentais - fica muito mais fácil aprender como saber a raça do meu cachorro.

Redação: Maria Luísa Pimenta