Você já ouviu falar em ração renal para cachorro? Esse tipo de ração é elaborada especificamente para a dieta de um cão que foi diagnosticado com doença renal. A deficiência nos rins impacta todo o organismo e a ração para cachorro renal tem uma composição específica que ajuda a manter o equilíbrio nutricional do corpo. Muitos tutores, porém, não têm ideia do quão importante é a ração renal. Cachorro com a doença precisa de cuidados que vão além dos medicamentos para ter uma boa qualidade de vida - e a alimentação adequada é um dos principais. O Patas da Casa te explica tudo sobre a ração renal: cães com a doença devem sempre passar a comê-la? Qual é a sua composição? Como realizar a troca sem fazer com que o pet estranhe a mudança? Confira a resposta para essas e outras perguntas a seguir!

O que é ração renal? Entenda qual é o objetivo desse alimento

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A ração renal é um tipo de ração terapêutica. Mas afinal, o que é uma ração terapêutica? Quando o cachorro está doente, precisa de uma boa alimentação para que o seu organismo fique forte e seja capaz de responder melhor ao tratamento, garantindo uma maior imunidade ao animal. Porém, cada doença afeta partes diferentes do corpo e uma dieta considerada saudável no dia a dia pode não ser a mais indicada por algum motivo. Um cachorro com diabetes, por exemplo, não deve ter a mesma alimentação de um cachorro sem essa condição.

É aí que entra a ração terapêutica, que tem o objetivo de fornecer uma dieta específica de forma a garantir que o corpo responda melhor a uma determinada doença. Além dos benefícios nutricionais, funciona como uma complementação do tratamento. Assim como existe ração para cães diabéticos, obesos, com problemas neurológicos e problemas gastrointestinais, existe também a ração para cães com problemas renais.

Ração renal é indicada para cães com doença renal crônica

A ração renal para cães é indicada para pets com doenças renais. O rim é o órgão responsável por filtrar o sangue e formar a urina, eliminando por meio dela todos os resíduos que foram filtrados e devem ser expelidos do corpo. Quando ele fica comprometido, todo o organismo sofre, uma vez que perde muita água e passa a ter um grande acúmulo de toxinas que desequilibram os níveis iônicos do animal. A doença renal acontece quando há uma lesão nos néfrons (células dos rins) que causa a perda progressiva da função do órgão. Pode ser uma doença renal crônica (de origem genética e se manifesta mais lentamente) ou aguda (desenvolvida ao longo da vida e se manifesta de forma repentina, sendo assim mais agressiva). Quando o pet tem uma insuficiência renal, quer dizer que os rins estão parando de funcionar. O animal que sofre com doenças renais apresenta maior ingestão hídrica, maior frequência e volume de xixi, febre, vômito, diarreia e apatia.

A ração para cachorro renal é fundamental para estabelecer o equilíbrio iônico do corpo

Como explicamos, a doença renal em cães causa um desequilíbrio iônico no animal. Isso significa que a concentração de certas substâncias ficam maior ou menor do que o ideal. Quando os rins não estão funcionando muito bem, eliminam uma maior quantidade de cálcio na urina, deixando uma pouca quantidade no corpo. Por outro lado, com a maior eliminação de cálcio, há uma menor excreção de fósforo. Assim, esse mineral acaba se acumulando no organismo. O excesso de fósforo no corpo é bem perigoso pois deixa os ossos fragilizados, facilitando o surgimento de doenças ósseas. A melhor forma de regular esses níveis de novo é por meio da ração renal, que deve conter uma taxa de fósforo bem baixa, uma vez que esse mineral já está presente em grande quantidade no pet.

A ração renal precisa ter uma quantidade menor de proteínas

Além da baixa taxa de fósforo, é importante que a ração renal para cães tenha uma quantidade de proteína bem menor do que a existente nas rações comuns. Os rins de um cão renal já estão bem fragilizados e precisam fazer um esforço maior para cumprir sua função de filtragem. A proteína é densa e, por isso, alimentos muito proteicos acabam sobrecarregando os rins, dificultando e prejudicando ainda mais seu funcionamento. Ao comer a ração renal, cachorro ingere uma quantidade bem menor dessa substância do que ao comer uma ração comum, que costuma ser rica em proteínas. Assim, evita-se que os rins fiquem muito sobrecarregados. 


Com a ração renal, cachorro ingere uma menor quantidade de proteínas, fósforo e sódio
Com a ração renal, cachorro ingere uma menor quantidade de proteínas, fósforo e sódio

Composição da ração renal: saiba quais são as substâncias presentes no alimento

Como explicamos, a ração para cachorro renal tem nutrientes em proporções ideais para regular o organismo do pet  com problemas nos rins. Mas então qual deve ser a composição da ração renal para cães? Confira a seguir quais são as substâncias que devem estar presentes nesse alimento:

  • Ômega 3 (EPA e DHA): o ômega 3 para cachorros é uma vitamina que não é sintetizada naturalmente pelo organismo do cachorro - por isso, trata-se de uma suplementação alimentar. Seus principais componentes são o EPA e o DHA. O ômega 3 na ração renal tem ação antiinflamatória e antioxidante, tendo assim um papel fundamental na melhora da saúde do cão renal. 

  • Vitaminas:  O cão renal pode sofrer uma perda maior de vitaminas pela urina. Para repô-las, a ração renal costuma ter uma boa quantidade dessas substâncias na sua composição. As mais comuns são vitamina A, B, C, D, E e K. 

  • Baixo nível de proteínas de alta qualidade: como explicamos, é importante que a concentração de proteínas seja baixa na ração renal. Cachorro, porém, precisa de proteínas na sua alimentação. Por isso, a ração renal deve ter uma pequena quantidade dessa substância em sua composição. Além disso, não deve ser qualquer proteína. É fundamental que ela seja de alta qualidade para facilitar a ingestão e evitar uma sobrecarga nos rins.  

  • Baixa concentração de fósforo: O fósforo é um mineral importante para o organismo mas, como explicamos, sua concentração fica muito elevada naturalmente um cachorro renal. Por isso, a ração renal para cães contém apenas níveis baixos desse mineral, para que o pet receba sem exageros.

  • Baixa concentração de sódio: O excesso de sódio, assim como acontece com as proteínas, pode sobrecarregar os rins, dificultando sua melhora e piorando sua funcionalidade. Por isso, na ração renal, cachorro recebe apenas a quantidade mínima adequada para garantir o bom funcionamento do corpo.

Tipos de ração renal: cachorro pode comer nas versões seca ou úmida com diferentes sabores

Existem diferentes tipos de ração renal para cães. O animal com problema nos rins costuma apresentar perda de apetite e, por isso, é importante escolher um modelo que faça com que o cão sinta mais vontade de se alimentar. Hoje em dia, podemos encontrar ração renal de diferentes sabores. Uma dica é escolher aquele que mais agrada o paladar do seu cachorro pois, assim, será mais fácil fazer com que ele aceite a comida. Além disso, existem diferentes texturas de ração renal. Cães podem preferir ração seca ou ração úmida, então escolha a que for mais agradável para seu pet. Em alguns casos, é possível ainda misturar a ração seca com a úmida para deixar ainda mais palatável ao pet, mas converse com o veterinário antes de fazer a mistura.

Apenas o veterinário deve indicar a ração para cachorro renal

A ração renal para cães com doenças nos rins é mais do que apenas uma dieta, mas sim uma complementação do tratamento. Por isso, não ofereça ao animal sem antes consultar um especialista. Apenas o médico veterinário pode prescrever a ração para cães com problemas renais, pois é ele quem saberá qual é a melhor para o caso do seu pet. Além disso, ele indicará como fazer a troca corretamente, evitando problemas de adaptação. 


Para evitar recusa da ração renal, cachorro deve passar por uma mudança gradual na dieta
Para evitar recusa da ração renal, cachorro deve passar por uma mudança gradual na dieta

Como fazer a troca para a ração renal: cães podem recusar o alimento se a mudança for brusca 

Após o diagnóstico de doença renal, você precisará realizar a troca da ração comum para a ração renal. Cães podem acabar recusando o novo alimento caso a troca não seja feita de maneira adequada. Isso acontece porque o animal já está acostumado com um certo gosto, textura e marca. A mudança pode acabar sendo estranha para seu paladar aguçado. Por isso, a troca para a ração renal - assim como para qualquer tipo de ração de cachorro -  precisa ser feita de maneira gradual para evitar que o animal crie resistência e recuse a comida nova. Confira qual é a maneira certa de fazer a mudança de ração: 

  • Dia 1 e dia 2: encha o pote de ração com 75% da ração que o animal está acostumado e adicione 25% da ração renal 

  • Dia 3 e dia 4: coloque 50% da ração antiga e 50% da ração renal para cães

  • Dia 5 e dia 6: deixe apenas 25% da ração tradicional e encha o comedouro com 75% de ração renal

  • A partir do dia 7: encha o comedouro com 100% de ração renal para cães

Dessa maneira, a mudança se dará de forma gradual e quando chegar no dia em que o pet for comer 100% de ração renal, ele não sentirá tanto. Esse modelo foi pensado para fazer a transição em uma semana, mas o processo deve ser feito de acordo com o seu pet. Caso seu cão demore mais a se adaptar à ração renal, pode ir trocando de forma mais gradual, utilizando proporções de 75% para 25%, 65% para 35%, 55% para 45%, e por aí vai. 

Meu cão não se adapta à ração renal: saiba quais podem ser as causas

Se mesmo tomando esses cuidados na adaptação da ração renal cachorro não quer comer, é importante ficar atento a outros fatores. Primeiro, tente outros sabores e texturas, pois pode ser que ele goste mais de outros. Caso nem assim resolva, o problema pode não estar na ração renal, mas em outra questão. Estresse e ansiedade influenciam na alimentação, então preste atenção se não há nada despertando esses problemas no pet. Outro fator que pode estar relacionado à recusa é a posição do potinho com ração renal. Cães não gostam de comer muito próximo ao seu banheirinho ou em locais muito quentes, pois o calor diminui seu apetite. 

Confira também se você não está dando petiscos demais ao cachorro. Os petiscos devem ser oferecidos apenas em algumas ocasiões e em pequenas quantidades, pois o excesso diminui seu apetite. Por fim, existe a possibilidade de alguma doença estar causando a recusa do pet em comer a ração renal. Cachorro doente costuma perder o apetite, então procure um veterinário para fazer exames e fique atento a outros possíveis sintomas que o animal apresente.

Quanto custa a ração renal para cães?

Como a ração renal para cães é bem específica, possui valores mais elevados que a ração comum. Os preços variam bastante de acordo com a marca. Normalmente, a ração renal é vendida em diferentes pesos, sendo as mais comuns: ração renal para cães 10 Kg, 7 Kg e 2 Kg. Quanto maior for a pesagem, maior será o valor - ou seja, a ração renal para cães 10 Kg é bem mais cara que a de 2 Kg. No geral, o preço da ração renal para cães varia entre R$100 e R$400, podendo ser ainda mais cara dependendo da marca. Por outro lado, a ração renal úmida é bem mais em conta que a seca, custando cerca de R$35 ou até menos se a quantidade for menor. Mesmo com os valores elevados, implementar a ração renal na dieta de um cão com problemas nos rins melhora consideravelmente sua qualidade de vida, sendo assim um bom investimento na saúde do animal.

Redação: Maria Luísa Pimenta