Você sabe quantos anos vive um Pinscher? A raça é uma das mais queridas pelos brasileiros e chama atenção de todos com seu tamanho pequeno e personalidade forte. O fato de ser uma das melhores raças de cachorro para quem vive em apartamento aumenta ainda mais sua popularidade. Mas o Pinscher vive quantos anos? O que influencia e determina a longevidade da raça?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sempre que adotamos um pet, queremos que ele viva com a gente por muitos e muitos anos. Por isso, a dúvida de quanto tempo vive um Pinscher é muito comum para quem acabou de adotar um cachorro da raça. O Patas da Casa vai te contar até quantos anos vive um Pinscher e ainda dará dicas de como proporcionar uma vida longa e saudável para ele. Confira!

Vários fatores influenciam em quantos anos vive um cachorro Pinscher

Saber exatamente quantos anos vive um cachorro Pinscher vai depender de uma série de fatores. As condições de saúde, cuidados ao longo da vida e o bem-estar do animal têm um papel fundamental na longevidade do pet. Quando falamos do Pinscher, expectativa de vida também tem relação com o porte do animal.

Os cachorros grandes atingem a velhice antes dos pequenos — e é por isso que os cachorros pequenos, como o Pinscher, costumam viver mais tempo do que os de grande porte. E quanto tempo vive um cachorro? Um cão doméstico, em geral, vive entre 10 e 13 anos. Mas, dependendo de alguns fatores, como porte, saúde e cuidados que o pet recebe, essa estimativa pode ser maior.

Quantos anos vive um Pinscher?

O cachorro Pinscher tem uma expectativa de vida média de 12 a 15 anos. Para garantir a longevidade do pet, é importante manter cuidados com a alimentação, vacinas, vermífugos e consultas veterinárias em dia. Estímulos físicos e mentais também impactam em quantos anos um Pinscher vive — principalmente quando falamos de um Pinscher idoso.

A raça do cãozinho é considerada uma das que possui maior expectativa de vida. O cachorro Pinscher, velho ou mais jovem, costuma ter uma saúde de ferro. Por isso, a expectativa de quantos anos vive um Pinscher é bastante alta. Isso vale para quantos anos vive um Pinscher 1, 2, 3 e também 0.

Quantos anos vive um Pinscher: cachorro da raça olhando para o lado

A saúde é um dos fatores que determinam quanto tempo vive um Pinscher

A expectativa de quanto tempo vive um Pinscher é bem alta por conta, principalmente, da saúde da raça, que é mais resistente. Mantendo todos os cuidados necessários, é muito raro ver um Pinscher doente. Claro que com a velhice alguns problemas de saúde são inevitáveis, já que o sistema imunológico do cão naturalmente se debilita.

Porém, por ter pouca chance de desenvolver doenças ao longo da vida, esses problemas demoram a aparecer. Além disso, a raça Pinscher tem um tamanho pequeno, e os cães menores demoram mais a envelhecer do que os grandes.

Vale lembrar que, como a nomenclatura de Pinscher 0, 1, 2 ou 3 não é reconhecida oficialmente, a estimativa não muda de acordo com a numeração do cãozinho. Ou seja, quantos anos vive um Pinscher 2 é, basicamente, a mesma coisa que quanto tempo vive um Pinscher 1 ou quantos anos vive um Pinscher 3.

 

Check-ups regulares são essenciais para aumentar a expectativa de vida do cachorro Pinscher

 

Mesmo sabendo qual a média de quantos anos vive um Pinscher, não quer dizer que será sempre assim. Afinal, essa é a expectativa de um cão com a saúde em dia. Não é porque o Pinscher é considerado uma raça saudável que não precisa de cuidados com a saúde.

A raça Pinscher possui predisposição a algumas doenças como a luxação de patela, comum a cães de porte pequeno. A atrofia progressiva da retina é outro problema que costuma afetar o pet da raça. Por isso, é importante manter sempre o acompanhamento veterinário em dia. A realidade de quanto tempo vive um Pinscher depende, principalmente, da atenção que ele recebe durante a vida.

Quantos anos um Pinscher vive: veja dicas de cuidados para aumentar a longevidade do seu pet 

Sabia que a expectativa de até quantos anos vive um Pinscher pode ser aumentada com alguns cuidados diários? Qualquer raça precisa de uma boa qualidade de vida e isso pode ser feito com simples atitudes do dia a dia:

  • Uma boa alimentação é determinante para que a expectativa de quantos anos um Pinscher vive seja alta. O ideal é sempre oferecer ração para cachorro de acordo com idade e porte do animal, na frequência e quantidade corretas.
  • Escovar os dentes do pet diariamente diminui a chance de desenvolver tártaro canino e outros problemas no dente do cachorro, assim como a limpeza do ouvido evita infecções. 
  • Outro cuidado importante que ajuda a aumentar a expectativa de quantos anos vive um cachorro Pinscher é o simples hábito de levá-lo para passear. Pode parecer simples, mas passear com o cachorro é essencial para gastar sua energia e ainda evitar o excesso de peso, problema que muitos Pinscher tem tendência a desenvolver.
  • Independentemente da idade de cachorro Pinscher, é importante que haja estímulos físicos e mentais na rotina do doguinho. Brincar com o animal, seja em apartamento ou na rua, promove um maior bem-estar, diminuindo o risco de ansiedade e estresse.

Com esses cuidados no dia a dia e com a saúde, é provável que a expectativa de quantos anos vive um Pinscher seja bem alta e seu pet te faça companhia por muitos e muitos anos.

Publicado originalmente em: 13/12/2021

Atualizado em: 02/04/2024