Quando o assunto é castração de gato, é praticamente unânime a opinião entre os veterinários de que é uma cirurgia que todo pet precisa fazer. Além de deixar o felino menos agressivo e prevenir o nascimento de crias indesejadas, a castração contribui para a saúde do animal, diminuindo as chances dele desenvolver algumas doenças. É possível castrar o seu gato em clínicas particulares e até em órgãos públicos e entidades não-governamentais que cuidam de animais. Aliás, muitas universidades de veterinária também oferecem o serviço de graça ou por um preço mais baixo. Para saber com quantos meses um gato pode ser castrado e outras dúvidas, separamos algumas explicações. Veja!

Gato pode ser castrado com quantos meses?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não existe um consenso sobre a idade certa para castrar um gato, mas o recomendável é que a castração de gata, por exemplo, aconteça entre o seu primeiro e segundo cio. Já a castração de gato macho é indicada após o seu primeiro ano de vida. As chances de um gato adotado em abrigo já vir castrado é grande porque essa cirurgia também colabora para controle populacional dos animais de rua. Um gato macho adulto e saudável pode cruzar entre quatro e cinco dias consecutivos. Por isso é importante castrar o gato o quanto antes. Mesmo assim, para quem adotou um gato bebê ou o resgatou na rua, é importante levá-lo ao veterinário para confirmar a recomendação da cirurgia.

Saber com quanto tempo pode castrar um gato é apenas um detalhe, porque de qualquer forma o felino precisará realizar uma série de exames antes da castração, como hemograma completo e eletrocardiograma. Além disso, o pet também precisa cumprir algumas obrigações de pré-operatório, como jejum de seis horas para água e jejum de 12 horas para comida. O pós-operatório também precisa de atenção porque muitos pets, além de sonolentos, podem apresentar enjoo e falta de apetite.


Há diferenças entre a castração de gato e gata
Há diferenças entre a castração de gato e gata

Castração de gato e castração de gata: tem diferença?

Sim, existe diferença entre castração de gato e castração de gata. Mas, antes de explicar as suas particularidades, vale afirmar que essa cirurgia vai melhorar a qualidade de vida do gato em um contexto geral, independente se é macho ou fêmea. Em gatos, a castração é feita pela remoção dos testículos, na bolsa escrotal. Além de ser mais rápida, é um procedimento bem mais superficial. No entanto, em gatas a cirurgia é mais invasiva pois precisa chegar até o útero e ovários. Para isso é feito um corte mais profundo na altura da barriga. Vale destacar que, mesmo assim, ambos precisarão usar roupa cirúrgica para gato ou colar elizabetano para evitar possíveis acidentes nas regiões dos pontos.

Entre os benefícios da castração nas fêmeas, o risco de infecções e câncer de mama e útero diminui. A possibilidade de câncer de próstata nos machos também é baixa. Mas, em um contexto geral, os pets ficam menos agressivos e a necessidade de marcar território enfraquece. Para quem tem mais de um felino em casa, isso pode gerar menos conflitos.

Redação: Victor Viana