Todo tutor busca maneiras de como aliviar dor de barriga em cachorro quando o problema aparece. Essa dorzinha chata sempre surge quando se menos espera e deixa o animal bastante frágil. A dor de barriga em cães pode ter diversas causas: intoxicação alimentar, parasitas, gases, verminoses, viroses, inflamações… são muitos os problemas que podem afetar o sistema digestivo do cão e levar a dores abdominais. Mas afinal, qual remédio para dor de barriga o animal deve tomar? Existe remédio caseiro para dor de barriga? Como diminuir o desconforto do pet? O Patas da Casa te conta o que é bom para dor de barriga e explica o que deve ser feito ao encontrar o cachorro com essa condição. Confira!

Como aliviar dor de barriga em cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Prestar atenção nos sinais que o pet apresenta é fundamental para saber o que é bom para dor de barriga. Diarreia, emagrecimento, vômito, dor no abdômen, apatia e falta de apetite são alguns dos sintomas mais comuns. Como explicamos, as dores estomacais podem ter diversas causas. Por isso, antes de dar qualquer remédio para dor de barriga e diarreia leve o pet ao veterinário para realizar exames e receber o melhor tratamento.

Até chegar ao consultório, porém, o bichinho pode estar bem mal. Então, como aliviar dor de barriga até a consulta? Antes de tudo, é importante acalmar o animal, pois o pet agitado pode ficar com mais dor. Faça carinho por todo o trajeto e fique ao seu lado. Além disso, corte sua alimentação e não ofereça nenhuma comida ao cãozinho. Por outro lado, você pode dar água, principalmente se ele apresentar diarreia, pois ele precisa ser reidratado.

Qual remédio para dor de barriga é o mais indicado?

Após a consulta, o veterinário vai decidir o que é bom para dor de barriga no caso do seu pet. As dores costumam indicar que há algum outro problema de saúde, que pode ir desde uma intoxicação até uma parvovirose. Isso significa que a dor de barriga é um sintoma, e não uma doença em si. Por isso, é muito importante saber a causa real do problema para, então, poder tratá-la. O remédio para dor de barriga e diarreia em cães vai variar de acordo com o que está originando a dor.

Se for uma giárdia, o médico provavelmente vai indicar antibióticos. Já se for uma intoxicação alimentar, pode recomendar o uso de carvão ativado. Por outro lado, o tratamento da parvovirose pode ser feito com fluidoterapia e antibióticos, sendo normalmente necessária uma internação. Ou seja: cada caso é um caso. Portanto, não é possível definir um remédio para dor de barriga que resolva qualquer problema. Jamais automedique o animal sem saber o que ele realmente tem.

Grama pode ser um ótimo remédio caseiro para dor de barriga

Como explicamos, o remédio para dor de barriga varia dependendo da causa. Porém, existem algumas dicas de como aliviar dor de barriga na hora que o pet está sofrendo com o problema. Uma boa ideia é oferecer grama para cachorro. Existem vários motivos que explicam por que cachorro come grama e um deles é o alívio intestinal. A grama é repleta de fibras que auxiliam o sistema digestivo a fazer a digestão com mais facilidade. Assim, ela é benéfica para cães que estão sentindo enjoo ou outros problemas intestinais. Então, se você busca o que é bom para dor de barriga caseiro, saiba que a grama é super indicada.

Basta oferecer um pouquinho que o pet deve sentir um alívio na dor. Caso ele vomite logo depois de mastigar a graminha, não se preocupe, pois essa é uma maneira encontrada pelo pet de expulsar o problema. Mas lembre-se sempre que apesar de a grama ser um ótimo remédio caseiro para dor de barriga ela não elimina a origem do problema. A grama deve ser oferecida para dar alívio imediato, mas o animal ainda precisará ir ao médico.


Um bom remédio para dor de barriga em cachorro é a alimentação natural e balanceada
Um bom remédio para dor de barriga em cachorro é a alimentação natural e balanceada

Existe algum chá para dor de barriga em cachorro?

Se você quer saber o que é bom para dor de barriga caseiro, saiba que o chá é uma boa resposta. Assim como existem alguns tipos de chá para dor de barriga em humanos, também existe chá para dor de barriga em cães. Algumas ervas e plantas são boas para cães e trazem benefícios para o seu sistema digestivo. Elas são de fácil digestão e proporcionam grande alívio na dor. Dentre os tipos de chá para dor de barriga em cachorro que mais trazem resultados positivos, podemos citar o chá de camomila, boldo, erva-doce e hortelã. Existem duas maneiras de oferecer a bebida para o pet: ou você coloca no bebedouro para ele beber ou coloca em uma seringa e aplica diretamente na boca do pet. Mas, assim como no caso da grama, o chá para dor de barriga não substitui uma consulta médica, servindo apenas como paliativo.

Uma alimentação balanceada e natural é ótimo remédio para dor de barriga em cães

A dor de barriga sempre causa alterações no sistema digestivo do animal. Por isso, uma alimentação balanceada é fundamental quando se busca como aliviar dor de barriga em cachorro. O pet que está com dor, normalmente apresenta dificuldade em digerir alimentos. Por isso, deve passar por algumas mudanças alimentares. É muito comum que, além do remédio para dor de barriga tradicional, o veterinário indique uma alimentação mais natural para o cão. A alimentação natural recebe este nome por não passar pelos processos de industrialização que adicionam conservantes e aditivos na comida. Essas substâncias podem fazer mal à saúde do animal, principalmente se ele está com problemas estomacais. 

Extremamente rica em nutrientes, a dieta natural serve como um ótimo remédio para dor de barriga pois todo o sistema digestivo passa a trabalhar com mais facilidade e o animal ainda ficará mais saudável. Dentre os alimentos naturais mais indicados, podemos ressaltar a batata, o peixe e a abóbora. Sempre converse com o veterinário para saber que alimentos incluir na dieta do seu cão e, dessa forma, aliviar as dores de barriga do pet. 

Redação: Maria Luísa Pimenta