Ter um cachorro em casa exige muitos cuidados e dois essenciais são o banho e tosa. Além de ser uma maneira de manter o seu pet mais fresco em dias muito quentes, também são formas de descobrir que o seu cão está com algum problema de pele ou parasitas, como pulgas e carrapatos. Por conta disso é muito importante tosar e dar banho em cachorro com regularidade, principalmente se o seu amigo de quatro patas é muito peludo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

E apesar de serem duas atividades possíveis de se fazer em casa, é importante ter experiência. Escolha o melhor pet shop para banho e tosa para garantir um serviço bem feito. Mesmo assim, para ter certeza que todo o processo está sendo feito do jeito certo, certifique-se que o banho é realizado antes da tosa.

Por que o banho em cachorro precisa acontecer antes da tosa?

Apesar de não existir uma regra sobre tosar cachorro antes ou depois, o processo fica bem mais fácil quando o banho acontece antes. Assim como em salões de beleza, em que as pessoas passam pela lavagem antes do corte para tirar a sujeira, o mesmo serve para os cachorros. Ao dar banho antes, o profissional já consegue eliminar e identificar algo fora do normal. Ou seja, se o pet está com algum problema de pele, machucado, pulga ou carrapato, tudo isso pode ser percebido na hora do banho. Além disso, ao escovar e secar o cão após o banho, também é possível desfazer possíveis nós e pelos emaranhados. Dessa forma, tosar o cachorro ficará mais fácil.

Quais as vantagens de tosar cachorro depois do banho?

Como tosar cachorro é uma atividade que exige atenção e cuidado, já que a pessoa nesta função precisa estar atenta ao tipo de pelo do animal e também ligada para não causar nenhum tipo de ferida, o banho antes da tosa simplifica esse trabalho. Quando a pelagem está oleosa, com parasitas ou até caspas, o tosador pode ter certa dificuldade na hora de aparar os pelos. Além disso, se o pet estiver com algum machucado que o profissional não tenha percebido, a lâmina da máquina de tosar cachorro pode piorar mais a situação. Para completar, a lâmina também desliza com mais facilidade quando os pelos estão limpos. Basta ter em mente que um pelo limpo fica mais macio, ao contrário do sujo, que normalmente se encontra mais áspero e oleoso.


A máquina de tosar cachorro não pode ser usada em qualquer raça e tipo de pelo
A máquina de tosar cachorro não pode ser usada em qualquer raça e tipo de pelo

Banho e tosa: vale a pena fazer em casa?

Dar banho em cachorro não é algo complicado, mas muitos tutores têm dúvida se devem ou não fazer o procedimento em casa. Apesar de ser possível, é preciso ter certeza que há um espaço adequado e seguro para o pet. Afinal, sabemos que esse é um momento de estresse para muitos cães. Mesmo assim, é importante levar a um pet shop para uma lavagem mais profissional e cuidadosa, já que há regiões que precisam de mais atenção, como a área dos olhos e ouvidos. 

O mesmo vale para tosar cachorro, viu? Uma máquina para tosar cachorro costuma ser cara e não é indicado raspar o pelo do seu pet como uma máquina de barbear. Além disso, há tosas específicas para cada pelo, além de tipos de tosas diferentes, como a higiênica, que serve para limpar áreas mais delicadas, como o espaço entre os dedos do pet. Por conta disso, é sempre indicado buscar um profissional para o serviço.

Redação: Victor Viana