Assim como acontece com os cães, a pulga de gato causa muitos incômodos. Apesar da situação ser mais comum em animais de rua e felinos que têm livre acesso à vizinhança, os gatos caseiros não estão imunes ao problema e, por isso, todo cuidado é pouco (principalmente durante as idas ao veterinário). Então como tirar pulga de gato? Será que o vinagre mata pulga e essa é a melhor alternativa para eliminar os parasitas do corpo do seu amigo de quatro patas? A seguir, desvendamos como acabar com pulgas em gatos caseiro!

Vinagre para matar pulgas de gato realmente funciona?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A pulga de gato traz muito incômodo para os animais, causando coceiras e um enorme desconforto. Na tentativa de tentar ajudar o pet, alguns tutores recorrem a técnicas caseiras e alternativas naturais para exterminar os ectoparasitas, mas será que isso funciona de verdade? Muita gente diz por aí que vinagre mata pulga de gato, mas a verdade é que não existe nenhuma comprovação científica disso. O que se sabe é que o produto consegue, sim, remover as pulgas do corpo do animal, mas não ajuda a matá-las.

A pulga de gato fica bem incomodada com o vinagre, e por isso acaba saltando dos pelos do animal rapidamente. Enquanto isso, ela continua viva e busca refúgio em outros lugares da casa. Não é preciso saber apenas como tirar pulga de gato, mas também cuidar muito bem do ambiente onde o pet vive, fazendo limpezas regulares e eliminando qualquer resquício do parasita.

O vinagre é apenas uma solução temporária para evitar que a pulga de gato fique instalada na pelagem do bichano. Para usá-lo, você deve usar duas medidas de água para uma de vinagre de maçã. Misture bem e despeje o líquido dentro de um recipiente com borrifador. Em seguida, é só aplicar o spray em todo o comprimento dos pelos do gato, evitando a região dos olhos, orelhas e focinho.


Como tirar pulga de gato: além do vinagre, existem produtos específicos com ação antipulgas
Como tirar pulga de gato: além do vinagre, existem produtos específicos com ação antipulgas

Como tirar pulga de gato caseiro?

Remédio, pulga, gato, caseiro: essas quatro palavrinhas juntas são algumas das mais procuradas na internet. Como já vimos, mesmo quando o animal não tem o hábito de sair de casa pode acabar sofrendo com as pulgas em algum momento, seja durante uma visita ao veterinário, viagem ou voltinha na rua. Então como acabar com pulgas em gatos caseiro? Veja 3 dicas que vão ajudar a afastar o problema da sua casa e do seu amigo peludo!

1) Remédios antipulgas são ótimos aliados! Existem várias formas de acabar com a pulga de gato. Os shampoos antipulgas, por exemplo, são uma boa opção para combater infestações leves de forma prática. Já os comprimidos antipulgas para gatos são um tipo de medicamento que serve tanto para casos mais leves quanto infestações mais pesadas. Os comprimidos ainda ajudam a manter seu gatinho protegido de novos parasitas por um período estipulado pelo fabricante.

2) Coleira antipulgas é um produto que pode ser considerado. Se o seu gato convive com outros animais ou faz passeios frequentes na rua, uma boa ideia é a coleira antipulgas para gatos. O produto libera ativos não-tóxicos que se espalham por todo o corpo do felino enquanto ele se movimenta e o mantém afastado de parasitas. A durabilidade da coleira varia de 1 a 6 meses, de acordo com a marca escolhida.

3) A limpeza da casa conta muito para acabar com a pulga de gato. Depois que um gatinho é infestado, as pulgas podem se alastrar facilmente pelo ambiente. Isso significa que mesmo depois de tirar a pulga de gato, novas infestações podem acontecer se o ambiente não for devidamente limpo e desparasitado. Existem soluções caseiras - como mistura de água com sal ou spray de limão - que ajudam a matar todas as pulgas dentro de casa, mas é importante ter um cuidado especial para não deixar o gato entrar em contato com essas substâncias.

Redação: Juliana Melo