Que o Pitbull é um cachorro encantador, todo mundo sabe. Com diferentes cores de pelagem - marrom, preto, branco, cinza… - esse cão é um dos que menos dá trabalho ao tutor na manutenção dos pelos. Mas será que Pitbull solta muito pelo? Como fazer para deixar os pelos do Pitbull sempre saudáveis e brilhantes? Veja a seguir!

Cachorros que soltam pouco pelo: Pitbull é um deles!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quem mora em apartamento e pensa em adotar um animal de estimação sempre vai procurar por um cachorro que solta menos pelo, na tentativa de manter o ambiente mais limpo. O Pitbull é uma das melhores raças nesse aspecto! Mas isso não significa que você poderá deixar este cão sempre dentro de casa: passeios regulares e exercícios físicos são fundamentais para manter o estresse bem longe dos Pitbulls, o que contribui para a saúde do cachorro de um modo geral, inclusive a saúde da pelagem.

Cuidados com os pelos do filhote de Pitbull

Além de não ser um cachorro que solta muito pelo, o Pitbull pode inclusive enfrentar problemas por conta da falta de pelos quando é filhote. Na verdade, o corpo do pequeno Pitbull está sempre coberto de pelos, mas essa pelagem é bem curtinha, o que favorece o aparecimento de problemas na pele, como alergia e sarna. A dica para evitar esses quadros é oferecer, desde sempre, uma alimentação de qualidade ao animal. As rações super premium são as mais recomendadas para raças como o Pitbull, porque garantem a nutrição ideal, que reflete na saúde dermatológica do pet. Na hora do banho, não deixe de usar um shampoo apropriado, sem exagerar na quantidade, e enxague bem. Mesmo a pelagem curta merece uma secagem minuciosa, já que a pele do cachorro pode demorar até dois dias inteiros para secar completamente sem a ajuda de uma boa toalha ou um secador.


Pibulls acostumados com a escovação desde filhotes ficam muito relaxados nesse momento.
Pibulls acostumados com a escovação desde filhotes ficam muito relaxados nesse momento.

Escova para pelo de cachorro é acessório fundamental para quem tem um Pitbull

Outra boa dica é acostumar o Pitbull desde novinho a ter seus pelos escovados ao menos 2 vezes por semana, e manter esse hábito por toda a vida do animal. A escova de pelo de cachorro deve ter, preferencialmente, cerdas de plástico ou borracha, que vão fazer uma massagem suave e muito agradável na pele do animal. A escova de tirar pelo de cachorro, além de não machucar o pet, retira somente aqueles pelinhos que já se soltaram naturalmente e deixa a pelagem bem mais brilhante. 

Pitbull solta muito pelo quando sua saúde não vai bem

Se você tem um Pitbull e percebeu que ele anda soltando muito pelo, é uma boa ideia observar para tentar entender o motivo. É normal que os cães de todas as raças troquem a pelagem de acordo com a mudança das estações. Também não há cachorro que não solte pelo, em maior ou menor quantidade. Se você acha que a queda está acentuada, levá-lo ao veterinário dermatologista é a melhor atitude. 

O profissional vai avaliar não somente a pele do animal, mas também outras possíveis causas para a queda dos pelos: estresse devido à mudanças no ambiente do cão, alterações hormonais, uso de determinados medicamentos, deficiência em vitaminas, alergias ou infecções. Praticar exercícios com regularidade, manter um intervalo quinzenal entre os banhos, tomar sol e viver em um local higienizado são a melhor forma de manter a pelagem do seu Pitbull linda e saudável.