Já ouviu falar em petisco para limpar dentes de gato? Parece difícil de acreditar, mas é verdade: existem alguns alimentos que, além de serem muito apreciados pelos felinos, também têm o propósito de auxiliar na higiene bucal. A novidade tem feito muito sucesso no universo pet, mas ao mesmo tempo desperta uma série de dúvidas em quem é tutor. Afinal, será que esses petiscos para gatos realmente funcionam e deixam os dentes de gato mais limpos? Como tudo acontece? Será que isso substitui a escovação tradicional? Veja o que descobrimos sobre o aperitivo!

Como funcionam os petiscos para gatos que prometem ajudar na higiene bucal?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Muitos tutores não sabem exatamente como limpar dente de gato, e por isso logo se interessam quando ouvem falar nos petiscos que previnem problemas bucais. Mas como esses alimentos funcionam, na prática? É muito simples: esses snacks têm uma textura que massageiam a gengiva e auxiliam na remoção da placa bacteriana ao serem mastigados. No entanto, não é algo que substitui a escovação!

Além do mais, vale destacar que a eficiência do produto só acontece quando os animais realmente mastigam o petisco para gato, e não o engolem de uma vez. É importante que o tutor acompanhe e observe todo o processo para que o resultado seja satisfatório. Trata-se de um petisco que pode ser oferecido todos os dias, mas não deve exceder 10% da necessidade calórica diária do gato. Por isso, vale conversar com um veterinário antes de inserir a guloseima na dieta do pet para maiores orientações.

Petisco para limpar dentes de gato é indicado para filhotes?

Infelizmente esse tipo de alimento não é liberado para os filhotes de gato com menos de 1 ano de idade. É importante ter em mente que o que realmente ajuda na manutenção da higiene dentária é a mastigação, e como os dentes de gato passam por uma série de transformações no primeiro ano de vida, é melhor evitar petiscos como esse. Lembre-se: os gatos trocam de dente normalmente entre o terceiro e o sétimo mês de vida, então não se assuste ao se deparar com um bichinho banguela pela casa.

Outro fator importante que influencia nessa restrição é a alimentação do filhote de gato. Nessa etapa inicial, os bichanos passam por um processo gradual de transição alimentar. Tudo começa, obrigatoriamente, com a amamentação, depois passa para a papinha e por fim o alimento sólido. É por esse motivo que os petiscos para gatos filhotes, no geral, só são permitidos depois que o animal completar 10 semanas de vida (com exceção daqueles que servem para limpar os dentes).


A melhor forma de como limpar dente de gato é com a escovação regular
A melhor forma de como limpar dente de gato é com a escovação regular

Como limpar dente de gato: mesmo com o petisco para gato, não deixe a escovação de lado!

Os petiscos jamais devem substituir a ração, e muito menos a escovação dos dentes (ainda que seja um petisco natural para gatos). Por mais que eles ajudem a limpar a superfície dentária, o tutor deve ter em mente que só isso não basta para manter a saúde bucal felina em boas condições. Aliado ao petisco, você deve escovar os dentes de gato pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de placa bacteriana da região. A longo prazo, essa placa pode se transformar em um problema ainda maior, que é o tártaro em gatos. Quando chega a tal ponto, somente um veterinário especializado em odontologia pode resolver a situação.

Por isso, sempre deixe separado o kit de escovação: uma escova de pets com cerdas suaves e a pasta de dente para gatos (as de uso humano não são recomendadas). Escolha sempre um momento tranquilo para realizar a tarefa, e faça associação positiva com o petisco de gato preferido do seu amigo, brinquedos e carinho.  

Redação: Juliana Melo