O pelo de gato em roupa e espalhado pela casa é uma realidade complicada para quem tem um felino. Apesar de serem animais muito higiênicos, a queda de pelo é algo inerente a qualquer animal. É impossível impedir que isso não aconteça, mas há diversas formas de diminuir que ele se espalhe e grude em roupas, toalhas, almofadas ou sofá. Além de existirem diversos produtos que facilitam o controle de queda do pelo de gato, há também técnicas caseiras que ajudam nesse processo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Abaixo listamos, além de dicas de limpeza, possíveis métodos que também controlam a queda. No entanto, o gateiro precisa ter em mente que os pelos de um gato nunca deixarão de cair. Então, antes de adotar, é preciso ter em mente que como é a realidade de uma pessoa que decide ter um felino dentro do seu lar. Afinal, onde tem animal, tem pelo.

Gato soltando muito pelo: como resolver esse problema?

Como já foi dito anteriormente, o pelo de gato cai e não há como reverter esse tipo de processo. Mas, evitar que os tufos se espalhem é possível. Apesar de muita gente achar que gato soltando muito pelo significa algum problema de saúde, situações desse tipo são bem raras. Além disso, também há as trocas sazonais: é super normal, por exemplo, o gato soltando muito pelo na primavera. Na verdade, criar o hábito de escovar o seu bichinho já evita que o pelo caia em excesso.

Muitos veterinários indicam que é preciso escovar o gato a cada três dias. Dessa forma, o tutor consegue controlar melhor a quantidade de pelo que é liberada pelo felino. No entanto, se o dono considerar que a queda está excessiva, é bom procurar uma ajuda especializada. Muitas vezes as perdas de pelo patológicas acontecem por falhas na pelagem, coceira ou lesões de pele. Além disso, a falta de vitamina e estresse também podem causar a queda de pelo.

De qualquer forma, é bom encontrar uma ração balanceada com vitamina A, importante para a manutenção da pele. Além disso, a falta de vitaminas do complexo B, principalmente a B2, contribuem para o surgimento de dermatites. Se o veterinário achar necessário, pode indicar suplementos para o gato. O tutor também pode observar o dia a dia do gato para entender o motivo do possível estresse bichano, que pode ser gerado por inúmeros motivos, como pouca manutenção da caixa de areia até falta de distração. Lembre-se que o banho em gatos não é recomendado e não fará diferença na incidência de pelos pela casa.

Luva para tirar pelo de gato

A luva para tirar pelo de gato começou a ficar popular no Brasil há pouco tempo, mas já é um dos itens considerados essenciais para quem tem um ou mais bichanos em casa. Basta encaixá-la na mão e acariciar o seu gatinho. A parte que entra em contato com a pelagem é feita de borracha e possui pontas de silicone que ajudam na extração dos pelos que já estão soltos. Assim como a escovação comum, você pode repetir o processo várias vezes durante a semana. A luva custa em média R$ 25.

Assim como a escova de tirar pelo de gato, o acessório serve para evitar que os pelos do bichano caiam excessivamente. Então, ao invés de precisar limpar o espaço por onde o felino passar, o tutor evita que a pelagem se espalhe pelo ambiente.


O gato soltando muito pelo pode ser consequência das trocas sazonais ou até mesmo de deficiências nutricionais
O gato soltando muito pelo pode ser consequência das trocas sazonais ou até mesmo de deficiências nutricionais

Meu gato solta muito pelo: como limpar?

Todo mundo que tem um bichano se pergunta: “como tirar pelo de gato da roupa?” ou “como tirar pelo de gato do sofá?”. Afinal, os tutores têm o hábito de pegar seus gatinhos no colo e o sofá é o lugar onde muitos gostam de passar o dia deitados. O mesmo serve para tapetes, camas, colchas, almofadas e travesseiros. A verdade é que, por onde o gato passar, ele deixará pelos no caminho. Então, mesmo com várias técnicas, é preciso ter em mente que esse tipo de limpeza é uma realidade que faz parte da rotina de um dono de gato.

Antes de mais nada, a primeira dica é acostumar o gato com um lugar específico para ele descansar. Obviamente é difícil impedir que o pet circule pela casa, mas tendo uma caminha específica, por exemplo, fica mais fácil manter a concentração de pelo em um só lugar. Então, mesmo que o felino ainda fique no sofá, haverá um outro espaço para "compartilhar'' os pelos que caem. Além disso, é recomendável também que esse espaço seja fácil de lavar. Outra possibilidade é proteger seus móveis com capas removíveis e laváveis. Apesar de ser uma opção mais cara, é válida, principalmente, para quem tem mais de um gato dentro de casa.

De qualquer forma, para quem não passar o dia todo dentro de casa, é impossível controlar os caminhos do seu gato. Por isso, há dicas muito úteis, simples e baratas de como manter a casa e as suas roupas livres de pelos. Veja algumas opções:

1 - Fita adesiva

A fita adesiva tira pelos de gato com bastante facilidade. Além de ser um método prático, seu custo é baixo. Basta enrolar a fita na mão e passar com ‘batinhas’ no tecido para retirar os pelos. Serve também para sofás, lençóis, almofadas e qualquer outra superfície que o seu bichano tenha entrado em contato.

2 -  Rolo adesivo

Há também um rolo para tirar pelo de gato das roupas que é muito usado pelos gateiros. Simples e barato, ele também traz um adesivo que serve para desgrudar os pelos de roupas e outros tecidos. Ou seja, também é possível usar em outros móveis da casa. O acessório é encontrado com bastante facilidade e pode custar a partir de R$ 20.

3 - Luva de borracha

Usadas normalmente para lavar louça e banheiro, as luvas de borracha também podem ser uma solução prática e rápida. Após vestir as luvas, passe as mãos pela roupa no mesmo sentido. A eletricidade estática gerada pelo contato atrai o pelo do gato, que fica grudado na luva.

4 - Esponja de cozinha

Outra dica que você pode fazer rapidamente em casa é pegar uma esponja de cozinha nova e levemente úmida e passar pelo tecido. Neste caso, é a parte amarela que deve entrar em contato com a região que você deseja limpar. Essa dica é recomendável para as roupas e outras peças que ainda irão para a máquina de lavar.

5 - Velcro

Com um pedaço de velcro, basta pressionar a parte áspera no tecido. Aperte o velcro e puxe com cuidado para retirar a pelagem. Apesar de ser um processo um pouco mais demorado do que os anteriores, também funciona com bastante eficácia.


É normal encontrar pelo de gato espalhado por todas as superfícies que o animal costuma deitar
É normal encontrar pelo de gato espalhado por todas as superfícies que o animal costuma deitar

Roupa com pelo de gato na máquina de lavar pode?

Todo gateiro já se perguntou como tirar pelo de gato da roupa na lavagem e apesar de ser uma dúvida frequente, a verdade é que a máquina de lavar não tira pelo de gato e sim ajuda a espalhar. Por isso é fundamental olhar bem as roupas antes de lavá-las e também separar as que estão com pelo. A melhor opção é usar as dicas anteriores para tirar toda a pelagem das peças. Se isso ainda não for o suficiente, deixe tudo de molho antes de colocar na máquina.

Colocar roupas com pelo de gato dentro da máquina de lavar, além de sujar outras peças, também deixará o próprio eletrodoméstico infestado de pelos e aí a dor de cabeça será bem maior. Por isso o indicado é retirá-los manualmente.

Por que os gatos soltam muito pelo?

No fim das contas, todo gateiro quer saber porque os gatos soltam muito pelo. Na verdade, essa é uma característica de muitos animais. Assim como nos humanos, os pelos dos bichanos também crescem o tempo inteiro e quando chegam no seu limite, se rompem. Além disso, a renovação da pelagem é importante para proteger a pele do animal e também manter equilibrada a temperatura do corpo. Inclusive, no verão e no inverno é quando acontecem as trocas de pelo mais acentuadas, apesar das quedas ocorrerem durante o ano todo.

A verdade é que, apesar dos vários métodos para impedir que o pelo de gato caia, essa é uma realidade que o tutor terá que aprender a lidar com um bichano dentro de casa. Mesmo com uma escova ou luva para tirar pelo de gato, o dono nunca conseguirá eliminar 100% da pelagem solta. Por isso que, antes de adotar um felino, é importante colocar esse tipo de situação na balança. Afinal, é uma condição que faz parte da existência do animal.

Redação:  Victor Viana