A anatomia dos gatos é cheia de particularidades que tornam esses animais um dos mais habilidosos que existem. Além de terem uma ótima visão e audição, também se movimentam muito bem. Isso acontece porque as patas do gato possuem uma estrutura óssea e muscular muito potente e também cheia de funções. É com a pata que o gato consegue, além de caminhar de uma maneira bem minuciosa, se defender, pular, se alimentar e, acredite se quiser, até se comunicar.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por conta disso, é uma área que o tutor precisa ter atenção e cuidar para evitar que apareça algum tipo de ferida na pata do gato ou problemas mais graves. Afinal, como já foi possível perceber, as patinhas de gato são partes fundamentais e muito necessárias para o pet. Por isso, reunimos uma série de informações e curiosidades sobre gatos para quem ama as particularidades da espécie.

A pata do gato é muito forte e resistente: conheça suas principais partes

Os ossos das patas do gato são bem longos e são as únicas partes que encostam no chão enquanto o animal anda. Isso significa que os gatos estão sempre andando nas pontas dos pés. É por isso que os humanos quase nunca percebem um gato se aproximando - consequentemente tomam um susto. Além disso facilitar a sua locomoção e permitir que os gatos pulem bem alto, a anatomia da pata do gato potencializa ainda mais os seus passos. Por isso são animais velozes, com bastante equilíbrio e bons de escalada. Para entender melhor o funcionamento do "pé de gato", é preciso entender que o membro é dividido em algumas partes:

  • Coaxim Metacarpal e Carpal:

Se compararmos com a mão de um ser humano, podemos dizer que estamos falando do “pulso e da palma da mão do gato”. Funcionam como uma espécie de freio, protegendo o felino de escorregar ou até mesmo se desequilibrar. Acaba sendo uma “ferramenta” de defesa bastante útil em momentos que os gatos estão correndo ou pulando de um lugar para outro. Provavelmente uma habilidade herdada dos seus ancestrais que fugiam de predadores maiores.

  • Coxins ou Almofadinhas

Qualquer gateiro que se preze conhece bem essa parte. Afinal, é impossível não apertar as almofadinhas do gato enquanto está fazendo carinho nele. Podemos dizer que esses são os “dedos” de um gato. Além de ser o local onde escondem suas garras, são os coxins que amortecem e auxiliam no impacto de corridas, saltos e quedas. Ou seja, essa é a área responsável por proteger toda a estrutura da pata. Por ser tão fundamental, é importante ficar de olho em qualquer alteração de cor ou textura pois pode significar algum tipo de ferida ou machucado.

  • Garras

As garras são nada mais do que as unhas do gato, que eles usam para se defender e, caso necessário, atacar presas mais indefesas. Apesar de serem fundamentais para os felinos, elas precisam de um cuidado especial, principalmente para evitar que o animal machuque a si mesmo ou o tutor. O indicado é cortar as garras da pata traseira a cada 30 dias e as da pata dianteira de 15 em 15 dias. Além disso, é indispensável ter um arranhador para gatos em casa, já que esse é um comportamento instintivo muito importante para a espécie.

  • Esporão

Se os gatos tivessem polegar, com certeza seria o esporão. Além de também possuir uma garra, essa é a parte da pata do gato que permite ele segurar alimentos e outros objetos, como brinquedos. No entanto, vale ressaltar que o esporão só se encontra na pata dianteira do felino - o que só aumenta a sensação de que é mesmo um polegar.


A anatomia da pata do gato aprimora as habilidades do animal para correr, saltar e escalar
A anatomia da pata do gato aprimora as habilidades do animal para correr, saltar e escalar

Quantos dedos tem um gato? Veja algumas curiosidades sobre a pata de gato

Engana-se quem acha que a pata do gato serve apenas para facilitar a sua locomoção e proteger contra possíveis quedas ou ataques. Na verdade, é também com as patinhas que os gatos se comunicam. Essa comunicação acontece porque são nas almofadinhas que estão as glândulas sudoríparas do gato. Sim, os gatos suam através das patinhas. Além disso, o suor do pet possui um cheiro bem característico que serve para marcar território. É por isso que os gatos fazem o famoso movimento de “amassar paõzinho”. Trata-se de uma forma de marcar o seu território através do suor.

Muita gente também se pergunta quantos dedos tem um gato e a verdade é que isso varia de acordo com as patas. Como já foi dito anteriormente, as dianteiras possuem cinco. Já as traseiras contam apenas com quatro dedos. No entanto, apesar das patas traseiras possuírem menos dedos, eles são mais longos e possibilitam um maior impulso na hora do pulo do gato. É por isso que os gatos conseguem saltar até sete vezes a sua própria altura. Mesmo assim, vale ressaltar que também existem gatos de seis dedos. Isso acontece por conta de um “problema genético” chamado polidáctilo, que faz com que o felino nasça com seis ou até mais dedos. E ao contrário do que muitos pensam, esse erro genético até melhora a vida do felino, trazendo mais equilíbrio, por exemplo.

Tem que limpar a pata do gato?

Apesar de gatos domésticos não terem o hábito de passear na rua como os cachorros, isso não significa que o tutor não precisa limpar as patas do bichano. Afinal, mesmo que a casa onde o gato viva seja muito limpa, o felino tem contato muito próximo com as suas fezes e urina toda vez que usa a caixa de areia. Por conta disso, há um acúmulo de sujeira e por isso as patas devem ser limpas com uma certa frequência para evitar o surgimento de fungo na pata do gato e outros problemas.

O jeito mais simples de limpar as patinhas do gato é as molhando com água morna para eliminar aquela primeira camada de sujeira que fica aglomerada na sola da pata. Em seguida, com um pano úmido, continue limpando toda a área da pata e também entre os dedos do animal. Esse é o momento de observar se não há nenhum machucado, vermelhidão ou até mesmo pus na região. Quando aparece um gato com ferida na pata, é sinal de que o pet está com alguma alergia ou infecção. Neste caso, procure um veterinário logo em seguida.

É importante ficar de olho também no ressecamento dos coxins. Para aplicar um hidratante de gato, é importante higienizar as patas do pet antes.  Apesar de alguns gateiros não considerarem o hidratante um item fundamental, o produto pode ser útil se o tutor perceber o surgimento de algumas manchas ou feridas na região da pata. Afinal, mesmo entre os gatos que vivem dentro de casa, ainda há o hábito de correr e saltar até mesmo em momentos de brincadeira. Para tutores que possuem pets muito ativos e agitados, o hidratante pode contribuir para a saúde física do animal. Ou seja, irá prevenir que o ressecamento venha a se tornar algo mais sério.

Esse tipo de produto para a pata do gato tem a finalidade de proteger os coxins do felino, a parte mais exposta e que também serve para amortecer os impactos. Mesmo sem o hábito de passear na rua, as patas do gato podem ficar ressecadas. Inclusive, dias quentes ou muito frios também contribuem para o ressecamento das patinhas No entanto, o hidratante para gato precisa ser de uso veterinário e indicado para a espécie específica. 


É importante cortar a unha do gato com frequência
É importante cortar a unha do gato com frequência

Como cortar as unhas do gato?

E como cortar a unha do gato? Apesar das garras servirem como um mecanismo de defesa, é muito importante manter as unhas aparadas para evitar que o gato se machuque, arranhe o tutor ou até mesmo outros gatos que convivem com ele. Além disso, os felinos têm o hábito de arranhar móveis e outros objetos porque é dessa maneira que ele afia suas garras e se desestressa. Ou seja, mais um motivo para manter as unhas do seu bichano cortadas: evitar a destruição da sua própria casa.

Apesar de alguns gatos serem naturalmente mais ariscos, essa é uma atividade possível de se fazer em casa. Existem diversos cortadores de unhas para gatos com preços muito acessíveis. O único cuidado que o tutor precisa ter é o de não cortar o sabugo - ou derme  -, a região próxima a superfície da unha por onde passam as terminações nervosas do pet. Apenas a região de queratina, que cobre a unha do gato, precisa ser cotada. Caso o dono faça um corte muito profundo e acidentalmente alcance o sabugo, fará com que o animal sinta dor acompanhada de sangramentos. Por isso é muito importante ter um acessório específico para aparar as unhas do gato. Mesmo assim, caso o dono não se sinta confiante, basta levar o pet até um petshop para realizar o procedimento.

Redação: Victor Viana