Você se considera um pai de pet? Com o dia dos pais chegando, sempre surge a polêmica em torno desse termo. Enquanto alguns dizem que dia dos pais de pet não existe, outros afirmam que a data pode ser sim comemorada. Mesmo que sejam relações diferentes, não podemos negar que os pais de pet, assim como as mães de pet, também têm uma relação especial com seus animais de estimação. Ao adotar cachorro ou adotar gato, você escolhe cuidar de um ser com todo o seu amor e carinho, assumindo todas as responsabilidades. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, pai de pet também é pai.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você já tem um doguinho ou bichano para chamar de seu, aproveite para comemorar um feliz dia dos pais de pet também! Se você ainda não tem um bichinho, por que não considerar adotar um cachorro ou um gato? O Patas da Casa separou 5 motivos que vão te convencer a adotar um animalzinho e se tornar um verdadeiro pai de pet!

1) Adotar cachorro ou gato é garantia de companhia para todas as horas

Sem dúvidas, uma das principais vantagens em adotar cachorro ou gato é ter uma companhia para qualquer momento. O cãozinho ou gatinho estará ao seu lado o tempo inteiro, desde quando você acorda até o fim do dia, já que o tutor pode até mesmo dormir com o cachorro ou gato. Essa união cria um laço enorme entre dono e animal de estimação, fazendo com que os dois tenham uma conexão única. Se você mora sozinho, adote um gato ou cachorro para nunca se sentir só. Já se você mora com mais gente, adote um cachorro ou gato para unir ainda mais a família e fazer companhia a alguém quando o outro estiver fora. Pode ter certeza que qualquer atividade, seja ler um livro, assistir uma série ou até mesmo cozinhar se torna mais prazerosa ao saber que tem um bichinho ali te fazendo companhia.

2) Adotar gato ou cachorro melhora a saúde do tutor

Você sabia que adotar cachorro ou gato impacta positivamente a saúde? Os pais de pet devem ter a responsabilidade de passear com cachorro e promover brincadeiras para cães e gatos. Dessa forma, o tutor acaba, indiretamente, se tornando mais ativo. Os exercícios físicos, por mais simples que eles sejam, evitam o sedentarismo e trazem melhoras significativas à saúde. Mas os benefícios não param por aí! Muitos estudos comprovam que adotar gato ou cachorro faz bem ao coração. Criar um animalzinho ajuda a diminuir os níveis de colesterol e até mesmo a baixar a pressão arterial do sangue. Não é à toa que a pet terapia (animais de estimação que ajudam no tratamento de doenças) é cada vez mais comum e indicada por médicos.

3) Adote um cachorro ou gato e garanta diversão e felicidade em casa

É impossível ter um doguinho ou um gatinho e não se divertir com ele! Cães e gatos estão sempre perambulando, brincando e fazendo graça por aí. A presença de um pet em casa traz mais alegria ao ambiente e interagir com eles sempre deixa qualquer um mais calmo depois de um dia cansativo. Até mesmo um cachorro dormindo em posições engraçadas consegue tirar uma boa risada no dia a dia. Ser pai de pet permite esses momentos de diversão únicos que apenas um doguinho ou gatinho podem proporcionar.


Pais de pet tem sempre uma companhia e diversão dentro de casa
Pais de pet tem sempre uma companhia e diversão dentro de casa

4) Pais de pet sofrem menos com estresse 

Como pai de pet também é pai, ter responsabilidade é um pré-requisito, assim como lidar com situações um pouco mais estressantes - como um cachorro ou gato fazendo xixi e cocô no lugar errado, por exemplo. Porém, essas pequenas perturbações não são nada comparadas à tranquilidade que os animais trazem ao dia a dia. Na verdade, adotar cachorro ou gato ajuda a diminuir o estresse diário. Olhar para um cão ou gato ajuda a acalmar e tirar todo o nervosismo acumulado. Inclusive, está comprovado que existe um poder calmante nos gatos que impacta diretamente no tutor. O próprio ronronar do gato ajuda a diminuir toda a tensão do dia a dia. É por isso que adotar um gato ou cachorro é super recomendado para afastar a depressão e a ansiedade. 

5) Adote um cachorro ou um gato e você salvará a vida de um pet 

Já falamos muitas vantagens que adotar um cachorro ou gato traz para você, mas precisamos falar também sobre os benefícios que os próprios animais recebem. Os pais de pet têm sua vida transformada para melhor, assim como o próprio cão ou gato porque, ao adotar, você está salvando a vida de um animal. Existem muitos gatos e cachorros para adotar que foram abandonados ou nasceram na rua e nunca tiveram um lar. Quando você os adota, está garantindo que eles recebam atenção, cuidados, carinho, conforto e, principalmente, amor. 

Ao escolher cães e gatos para adotar você garante que o pet vai ter uma boa qualidade de vida ao mesmo tempo em que a sua própria vida também melhora muito. Se você quer ter e proporcionar essa experiência a um bichinho, adote um gato ou cachorro e comemore o dia dos pais de pet com muito amor e carinho. E se você já tem um bichinho para chamar de seu, feliz dia dos pais de pet! 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Mariana Fernandes