O banheiro de gato é composto basicamente pela caixa de areia, que é um dos itens mais importantes na rotina de um felino doméstico. Higiênicos por natureza, esses animais recorrem ao acessório por instinto para fazerem suas necessidades fisiológicas. No entanto, também pode acontecer de você flagrar um gato fazendo xixi e cocô no lugar errado, mesmo com a caixinha disponível. Nesses casos, a localização da caixa de areia pode ser um dos motivos que levam o bichano a agir desta forma.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer saber onde colocar a caixa de areia do gato e evitar que esse tipo de situação incômoda ocorra? O Patas da Casa reuniu algumas dicas importantes na hora de disponibilizar a caixa de areia para gatos dentro de casa.

Onde colocar a caixa de areia do gato?

Caixa de areia, gato e apartamento: essas três palavrinhas juntas são capazes de deixar os tutores cheios de dúvidas, principalmente quando a pessoa nunca teve uma experiência com pets antes. Afinal, qual é a melhor localização para acomodar a caixinha de areia dos felinos? O primeiro passo para definir isso é se certificar de que o espaço é bem ventilado e com pouco barulho. Os gatos são bem reservados na hora de fazerem xixi e cocô, e por isso a escolha de um ambiente tranquilo é fundamental para deixá-los mais à vontade.

A circulação de ar é outro ponto importante, pois mesmo que sirva como um banheiro, gato não gosta dos odores deixados na caixinha. Então quanto mais arejado e ventilado for o lugar, melhor será a adaptação do seu amigo de quatro patas. Vale lembrar que no caso de uma caixa de areia para gatos fechada esse fator não é tão relevante, mas a limpeza frequente do acessório deve ser feita com maior frequência.

O local da caixa de areia deve ser distante de onde o animal come e dorme

Além de ser uma questão de higiene, é importante manter a caixa de areia para gatos longe dos potes de ração e bebedouros por causa do sensível olfato felino. Como esse sentido é bem aprimorado nos gatos, o cheiro de urina e fezes pode incomodar bastante o animal na hora de se alimentar ou se hidratar - podendo, inclusive, fazer o gato parar de comer e beber água.

O mesmo vale para o cantinho que o gato tem o costume de descansar e dormir. Se a caixa de areia for colocada ali perto, é capaz disso deixar o gato estressado e nervoso por não conseguir relaxar na zona de conforto dele. Portanto, evite instalar o acessório em espaços que já têm outras funções na rotina do bichano.


Um bom lugar para colocar a caixa de areia do gato é na varanda e espaços ventilados
Um bom lugar para colocar a caixa de areia do gato é na varanda e espaços ventilados

5 dúvidas frequentes sobre a caixa de areia para gatos

1) Quantas vezes um gato urina por dia? Os felinos costumam ir ao banheiro entre duas e cinco vezes por dia. Alguns fatores que influenciam nessa variação são a ingestão de água, calor e alimentação do animal.

2) Quantas caixas de areia um gato precisa ter disponível em casa? Essa resposta vai depender do número de gatos que vivem na residência. É importante ter sempre um número superior de caixas de areia para não haver nenhuma disputa por território, e cada gatinho usar sua própria caixa e ainda ter uma “extra” por precaução. Por exemplo, se você tem dois gatos, deve ter três caixas em casa.

3) Com que frequência limpar a caixa de areia para gatos? A retirada dos dejetos deve ser feita diariamente, mas dependendo do tipo de areia escolhido não é necessário substituir os grânulos de areia todos os dias. Além de limpezas superficiais, o tutor deve lavar a caixa de areia para gatos com água e sabão pelo menos uma vez por semana para afastar resquícios de odores.

4) Qual é a melhor areia de gato para preencher a caixinha? Isso vai de acordo com a necessidade de cada família. Para quem procura opções mais baratas, os grânulos de argila ou areia são a melhor opção, embora não sejam tão higiênicos e possam causar bastante sujeira. Já as areias biodegradáveis são bem vantajosas e costumam mascarar bem o cheiro de urina, além de terem um descarte facilitado. Outra opção que faz muito sucesso é a areia sílica para gatos, que pode ficar até duas semanas na caixa sem a necessidade de substituição.

5) O que significa quando o gato não faz necessidades na caixa de areia? Além da má localização da caixinha, outros possíveis motivos são estresse, marcação de território, doenças urinárias e problemas de saúde no geral. A limpeza inadequada do acessório também pode desencadear esse comportamento.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes