Levar uma mordida de gato nunca é algo agradável. No entanto, há situações em que a mordida é bem leve e não passa de uma simples “brincadeira” do animal, e há casos em que os dentes de gato causam uma perfuração na pele, quadro que precisa de atenção. Se isso acontecer, uma das maiores preocupações é quanto ao que fazer ao levar uma mordida de gato na mão. Inchaço, vermelhidão e outros sintomas fora do comum devem ligar o alerta, não importa se é um felino caseiro ou de rua. Veja abaixo informações importantes sobre a mordida de gato!

Mordida de gato é perigoso?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato mordendo se torna um problema a partir do momento em que o bichano reage com agressividade e os dentes dele perfuram a nossa pele. A boca desses animais carrega uma série de bactérias e outros microrganismos que, durante a perfuração, acabam sendo depositadas naquela região. A longo prazo, isso pode causar uma inflamação (ou até mesmo uma infecção) e o resultado é uma mordida de gato inflamada. Se for o caso, é necessário passar por uma avaliação médica.

Os sintomas de infecção por mordida de gato precisam de atenção. Além do aspecto inflamado, o paciente costuma sentir muita dor no local e dor de cabeça. Dependendo da gravidade, febre e calafrios são outros sinais. Também é comum encontrar a mordida de gato inchada e com aspecto avermelhado.

Mordida de gato: o que fazer de imediato?

Quando a mordida de gato é superficial e não causa nenhum tipo de lesão ou ferimento, não é preciso se preocupar tanto (mas é importante evitar que isso se torne um hábito do seu pet para evitar problemas maiores no futuro). Já quando fica marcado e machucado, a primeira atitude a ser tomada é lavar muito bem a região com água e sabão para remover impurezas e eliminar possíveis microrganismos despejados ali. Em seguida, é bom colocar uma gaze em cima da ferida e procurar atendimento em um hospital para maiores orientações.

Durante a consulta, será feita uma nova limpeza da área acometida e provavelmente o médico passará medicamentos tópicos para combater possíveis infecções. Se for uma mordida de gato não vacinado, também será necessário aplicar a vacina antirrábica. A raiva é uma doença perigosa e os animais de rua - gatos e cães - geralmente são mais suscetíveis a sofrerem com o problema. Animais caseiros que não estão com a vacinação em dia também correm o risco de terem raiva e precisam ficar em observação.


Ao levar uma mordida de gato mais forte, não deixe de procurar ajuda médica
Ao levar uma mordida de gato mais forte, não deixe de procurar ajuda médica

O que motiva a mordida de gato?

A mordida de gato na mão pode ter vários motivos. Pode ser que o animal simplesmente esteja tentando se divertir ao lado do seu humano, como se fosse um tipo de brincadeira, como também pode ser um sinal de que ele está estressado e não quer interagir no momento. Há casos também em que o gato morde para demonstrar carinho! Por mais estranho que pareça, o amor felino se manifesta de maneiras diferentes do que estamos habituados. Outras possibilidades por trás da mordida de gato são medo, nervosismo e como uma tentativa de afastar contatos indesejados.

Como fazer o gato parar de morder?

Às vezes o gato brinca de morder, e se o tutor “brincar” de volta isso se torna um hábito na vida do animal. Ou seja, o bichano vai tentar mordiscar sua mão ou outras partes do corpo como uma tentativa de te chamar para brincar. Por isso, se você tem um gato filhote mordendo muito, é importante não incentivar o comportamento para que ele não cresça achando que morder é algo normal. Na verdade, você deve mostrar a sua desaprovação e direcionar isso para os acessórios certos. Um brinquedo que faz toda a diferença nessa mudança de atitude é o mordedor para gatos. O objeto serve exatamente para ser abocanhado e é feito com materiais resistentes que não fazem mal ao animal.

Redação: Juliana Melo

Edição: Mariana Fernandes