Gato quimera é um dos pets mais exóticos e bonitos que você vai ver! A condição genética pode ocorrer tanto em pessoas, quanto em animais, e é bastante rara. Quando tem quimerismo, gato pode apresentar duas cores diferentes lado a lado, com uma separação clara e bem definida entre elas. É diferente de um gato bicolor, que vai apresentar uma pelagem misturada de forma abstrata, com cores se alternando por todo o corpo do animal. Quer descobrir o que são quimeras, como identificar um gato com essa condição e como cuidar de um bichano quimera no dia a dia? É só continuar lendo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é quimerismo?

Quimerismo é uma condição genética que acontece quando dois óvulos fecundados se fundem durante a gestação, dando origem a um só feto. Quanto mais cedo essa junção ocorrer, maiores são as chances de ela ser bem sucedida, mas não há como controlar esse evento.

A quimera genética recebe esse nome em referência a uma figura da mitologia grega que é a mistura entre diversas espécies de animais. A depender da história onde aparece, a quimera mitológica pode ter mais de uma cabeça - inclusive de animais diferentes - enquanto o corpo e as patas são de outros bichos.

Quimerismo humano: como pessoas apresentam essa condição

Em seres humanos, o quimerismo pode acontecer de forma natural - durante a gestação - ou ser consequência de um transplante de células tronco, em que o receptor passa a ter células com perfis genéticos diferentes coexistindo em seu organismo. Há também o microquimerismo, em que a gestante absorve algumas células do feto ou vice-versa, e o quimerismo gêmeo, que ocorre quando um dos fetos morre em uma gravidez de gêmeos e o feto que resiste herda algumas células do irmão.

O quimerismo pode ser detectado por meio de exames de DNA. Na aparência de pessoas com quimerismo, pode haver indícios como olhos de cores diferentes, partes do corpo com mais ou menos pigmentação, a presença de algumas doenças autoimunes e a intersexualidade (condição em que há variação das características sexuais).

Gato quimera: genética rara dos felinos causa aparência inconfundível

A fusão de dois fetos também pode ocorrer dentro do útero de uma gata prenha, dando origem ao gato quimera. Para que isso aconteça, é preciso que os pais do gatinho tenham fenótipos diferentes e muitos óvulos sejam fecundados de uma vez. No entanto, essas são condições que não garantem o nascimento de um gato quimera: não há como planejar um cruzamento entre gatos com o objetivo de gerar um gato com características do quimerismo. Somente a natureza tem o poder de determinar quando um gato tão raro vai nascer!

 

Para ter certeza de que se trata de um gato quimera, é preciso submeter o bichano a um exame de DNA.

Para ter certeza de que se trata de um gato quimera, é preciso submeter o bichano a um exame de DNA.

 

 

Quimera x heterocromia

 

É muito comum que gatos quimera tenham heterocromia, condição genética em que os olhos são de cores diferentes. Por outro lado, a maioria dos gatos que têm heterocromia não são quimera. Para ter certeza de que se trata de um gato quimera, é preciso submeter o bichano a um exame de DNA, já que nem sempre vai haver sinal físico dessa mutação. Alguns gatos quimera não tem traços tão marcantes e apresentam apenas diferenças sutis em relação à cor da pelagem. 

Quimerismo: gato precisa de cuidados especiais?

Não! Um gato com quimera não vai desenvolver nenhum problema de saúde por conta dessa condição genética. É claro que o tutor deve tomar os cuidados que a saúde do gato merece, como uma alimentação balanceada, visitas regulares ao veterinário, brinquedos à disposição e muito carinho. Mas o quimerismo não é uma doença e não altera nada além da aparência do gato, exceto quando os embriões que se fundem são de sexos diferentes. Nesse caso, o gato nascerá hermafrodita, o que é ainda mais raro de acontecer e pode demandar atenção veterinária.

Gato quimérico: conheça animais famosos na internet 

 

 

 

@venustwofacecat@amazingnarnia@gataquimera

 

A aparência nada convencional do gato quimera chama mesmo a atenção! Existem, inclusive, alguns gatos quiméricos que são bem famosos com suas redes sociais, acumulando milhares de seguidores. É o caso de Venus, uma gatinha duas caras que tem mais de 2 milhões de seguidores no Instagram @venustwofacecat. Seu perfil é recheado de fotos onde se pode observar bem a divisão de cores que Venus possui na face: de um lado, é uma gata preta de olho verde. Do outro, os pelos são amarelos e o olho é azul! O que impressiona na gata Venus - além do fato de ela também ter heterocromia - é a perfeita simetria e o contraste entre as cores. Incrível, né?

 

Também tem a gata Quimera, que ganhou esse nome justamente por causa de sua condição genética peculiar. Bem parecida com a Venus, Quimera também tem o rosto dividido entre o preto e o bege, além dos olhos em cores distintas. Seu perfil no Instagram @gataquimera conta com mais de 80 mil seguidores atualmente.

Outro gato quimera que ficou famoso foi Narnia, um gato de pelo curto inglês que vive em Paris. Narnia nasceu em 2017 com os dois olhos azuis, mas seu rosto é dividido nas cores cinza e preta, que predomina no resto do seu corpinho. O perfil @amazingnarnia no Instagram contém as fotos do felino em situações pra lá de fofas no dia a dia, que são acompanhadas por mais de 280 mil seguidores.