O Maine Coon é uma raça que encanta a todos não apenas por causa da sua aparência felpuda e gigante, mas também por conta da sua personalidade e temperamento únicos. Considerado o maior gato do mundo, o que esse bichano tem de tamanho, também tem de amor, gentileza e companheirismo. Então fica fácil entender porque o Maine Coon é uma das raças de gato mais queridas e adoradas pelo mundo inteiro, não é mesmo?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer conhecer mais a fundo o comportamento e personalidade desse gatinho? A gente te ajuda com isso! Preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Maine Coon: características, temperamento e como é o convívio com o pet no dia a dia. Veja!

Gato Maine Coon é muito inteligente e fácil de ser treinado

O Maine Coon é um dos gatos mais inteligentes que existem! Isso acontece graças à sua capacidade de adaptação e habilidades cognitivas. Ou seja, além de ser possível adestrar um gato Maine Coon, outra característica típica do bichano é que ele não é muito resistente às mudanças na rotina, diferente de tantos outros felinos. Mudar de casa, trocar os móveis de lugar e até mesmo comprar uma ração nova dificilmente vão abalar o bom humor do Maine Coon.

Quanto ao adestramento, saiba que essa prática não se restringe somente aos cães. Os felinos também podem ser muito inteligentes, e algumas raças - como o próprio Maine Coon - adoram aprender novos comandos e se sentirem desafiados de alguma forma.

Maine Coon: temperamento da raça é dócil e gentil

A convivência com o Maine Coon é uma delícia! Basta alguns dias ao lado do gatinho para se apaixonar pelo temperamento dócil e amigável do gatinho. Por isso, esqueça aquela imagem que muitos têm de que os felinos são distantes e frios, pois a raça de gato Maine Coon é a prova viva de que esses animais podem ser tão companheiros dos humanos quanto um cachorro. Esse é um bichinho que definitivamente gosta de estar perto e seguir o dono pela casa, como também adora um bom carinho e passar algumas horas deitado no colo.

 

gato maine coon deitado no chão

O Maine Coon é sociável, brincalhão e tem um lado independente

 

Se chegar uma visita em casa, o gato Maine Coon não vai fazer cara feia e nem se afastar. Ele, inclusive, gosta de conhecer gente nova e fazer amizade - e isso também vale para outros animais de estimação. Essa também é uma raça que se dá muito bem com crianças, principalmente por ser muito brincalhona e estar sempre buscando uma forma de se divertir. Mas, apesar de amigável e grudado com os humanos, o Maine Coon também costuma ser bastante independente e consegue se virar perfeitamente sozinho no dia a dia - desde que os tutores separem um tempinho do seu dia para dar atenção a ele.

Existem estudos que indicam que a cor do gato influencia bastante na sua personalidade. Nesse sentido, um Maine Coon preto teria um comportamento mais manso e tranquilo, enquanto um Maine Coon laranja seria mais simpático e dengoso. Por isso, outra dica para conhecer melhor o seu gatinho é observar a cor da sua pelagem.

Maine Coon: preço vai depender das características físicas do animal

Agora que você já conhece um pouco mais da personalidade do Maine Coon, deve estar se perguntando quanto custa esse gato gigante, certo? Bom, a verdade é que a resposta vai depender principalmente de algumas características do bichano que você quer ter, como o sexo e a cor dos pelos. No caso de uma fêmea de gato Maine Coon, preço costuma ser um pouco mais caro do que os machos, por exemplo. No geral, o custo varia entre R$ 2800 e R$ 6 mil.

Vale lembrar que para adquirir um gato de raça com segurança, seja ele um Maine Coon ou não, a escolha do gatil deve ser feita com muita cautela. Procure sempre um lugar de confiança e com boas referências para não financiar estabelecimentos que maltratam os animais.

Redação: Juliana Melo