Se você adotou ou fez o resgate de um filhotinho, com certeza tem dúvidas sobre como alimentar o filhote de gato. Afinal, o recém-nascido tem uma saúde super delicada e precisa de cuidados muito especiais. Além de mantê-los aquecidos e protegidos, os tutores também devem se atentar à alimentação do pequeno, optando sempre pela amamentação natural da própria mãe felina para o bebê. Então como o leite artificial para gatos entra nessa história?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Em casos de abandono ou questões de saúde materna, muitas vezes pode não ser possível criar esse vínculo entre o filhote e a mãe. Como solução, os tutores podem optar pelo uso de leite artificial para manter o filhote de gato alimentado e em pleno desenvolvimento. Entenda abaixo qual leite dar para gato recém-nascido e algumas dicas!

Pode dar leite para gato recém-nascido?

Sim, gato pode beber leite, tanto da própria mãe, quanto uma fórmula artificial específica. O leite artificial para gatos é uma opção no mercado de pet feita para suprir as necessidades nutricionais do filhote. Fácil de preparar, geralmente basta diluir um pó em água fria ou morna. O acompanhamento veterinário é necessário para a melhor orientação de como alimentar o gato filhote e avaliar as necessidades nutricionais dele em todas as fases.

Quando optar pelo leite artificial para gatos?

O leite artificial para gatos é recomendado por veterinários nos casos em que o filhote não pode ter o contato com o aleitamento materno por algum motivo. Esse tipo de leite para gato filhote funciona como um substituto do leite materno e vai oferecer os nutrientes e vitaminas necessários para o desenvolvimento saudável do gatinho.

Alguns tutores até podem buscar outras soluções, como um leite para gato recém-nascido caseiro. Porém, mesmo as receitas caseiras devem ser prescritas por um veterinário, que verificará o aporte necessário de nutrientes para o peludinho. É assim que se formula um leite sucedâneo para gatos (ou seja, que imita a composição do leite em termos de proteína e energia).

Vale lembrar que, mesmo nas receitas caseiras, não pode ser oferecido qualquer tipo de leite. Não pode dar leite de vaca para o gato filhote nem de animais derivados, como a cabra, por exemplo. O leite comum que consumimos pode causar diarreias e outros desconfortos no pet. Por isso, não é uma boa opção de leite para gatos recém-nascidos.

Leite para filhote de gato: qual a quantidade recomendada?

Saber quantos ml de leite dar para um gato recém-nascido é uma dúvida comum a muitos tutores que pegaram um filhotinho recentemente e que está sem a mãe. Em geral, os filhotes consomem até 30 ml de leite artificial, a cada três horas. Ou seja: os gatinhos precisam ser alimentados 4 vezes por dia. O tutor pode oferecer o leite para gato filhote na mamadeira, que deve ser própria para pets. Na falta de uma, a seringa pode ajudar.

Ainda assim, é mais saudável que isso seja feito com o recipiente correto: a mamadeira costuma ser pequena e com medidores na parte externa para ilustrar a quantidade. Além disso, elas possuem pequeno furo no bico para incentivar a sucção do gato filhote. 

Como dar leite para filhote de gato?

A forma certa de como alimentar um gato filhote com o leite é bem simples, mas deve ser cuidadosa. Orientamos que você prepare o leite artificial conforme pede o fabricante e ofereça o líquido em temperatura entre 37°C e 39°C. Em hipótese alguma aperte a mamadeira do leite. Gato filhote já está sugando o líquido e pode se engasgar. Ao perceber um engasgo, pare e volte a oferecer quando ele se recuperar. Isso evita o afogamento do peludinho, que pode levá-lo à morte.

Leite artificial para gatos sendo oferecido na mamadeira para filhote recém-nascido

Como alimentar um filhote de gato recém-nascido

Nos casos de tutores que buscam como alimentar filhote de gato recém-nascido e abandonado, é preciso que os cuidados sejam redobrados. Os cuidados com o gato recém-nascido e a instrução sobre como alimentar um filhote de gato rejeitado exigem mais delicadeza e carinho. Então como dar leite para gato recém-nascido? Mantenha o pequeno muito bem aquecido com mantas e ofereça o leite com todo o zelo. Isso evitará mais sofrimento ao recém-nascido que sofre com a ausência materna.

Além do leite para gato recém-nascido, a transição para outros alimentos geralmente começa a partir do segundo mês de vida. Esse momento deve ser, preferencialmente, mediado por um veterinário que vai indicar as melhores fontes de alimentação, seja com sachês, papinhas ou a própria ração para gatos.

 

Saber como alimentar gato filhote pode se tornar uma necessidade

 

Muitos fatores podem impedir a amamentação dos gatos. A gata pode ter seis mamas e acontecer de nascer uma ninhada com oito filhotes, por exemplo. Em situações como essa, com certeza algum filhote não terá sua necessidade nutricional atendida. Em outros casos, pode ser que a mãe não consiga amamentar pelo desenvolvimento de problemas de saúde que a levam à rejeição do filhote.

Geralmente ela pode ter doenças como a metrite ou a mastite em gatos. Ambas são condições inflamatórias que impossibilitam a amamentação, causando dores na região das mamas da gata. Elas podem ser prevenidas com um parto realizado em boas condições de higiene. Em casos mais graves de mastite, onde a causa é bacteriana, é necessário ir ao veterinário para evitar uma piora.

A eclâmpsia felina também pode atingir a mãe e acontece quando a gata amamenta e em seguida não consegue repor sua perda de cálcio. Essa doença acontece nas primeiras semanas do pós parto e é percebida no comportamento da gata mamãe, que mostrará constante incômodo e fraqueza. Nessas condições, é possível que a gata não consiga oferecer o leite para gatos filhotes, sendo necessário o uso do leite artificial.

Da mãe para o bebê: importância do leite materno felino para o filhote de gato

Assim como no caso dos humanos, a gata amamentando cria e fortalece o vínculo afetivo com o filhote. Essa ligação afetiva é de extrema importância e vai influenciar no comportamento do gatinho recém nascido ao longo da sua vida. Porém, pode acontecer da gata não conseguir fazer essa conexão, seja por rejeição, saúde, morte pós-parto ou por ter sido separada de sua ninhada. Mas, em condições normais, é imprescindível que a amamentação felina ocorra pelo menos nas primeiras quatro semanas de vida dos gatos filhotes.

As mamães felinas também produzem o colostro, conhecido como o primeiro leite que a mãe produz para o filho. Rico em diversos nutrientes, ele é importante nas primeiras alimentações pois é a partir do colostro que o filhote recebe anticorpos (imunoglobulinas) que vão fortalecer seu sistema imunológico e preparar a defesa do seu organismo contra infecções.

Além dos filhotes de gato, se possível, os tutores também devem se preocupar com a saúde da mamãe. Nessa hora é bom investir em muita água e boa ração para que ela possa se recuperar e amamentar com saúde. Posteriormente, recomenda-se a castração para evitar novas crias.

Publicado originalmente em: 16/08/2022

Atualizado em: 04/04/2024