Você sabe o que são zoonoses? Esse termo desconhecido por muita gente é o foco da campanha julho dourado, que acontece durante todo o mês. O objetivo é conscientizar a todos sobre as zoonoses: doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos. Cachorro e gato são os melhores amigos do homem, mas também podem transmitir enfermidades se não receberem os cuidados adequados. São muitas as zoonoses que os pets podem passar para pessoas e é extremamente importante que todo mundo (não só pais e mães de pets) saiba quais são elas, uma vez que a zoonose vai além de um problema de saúde animal: é também uma questão de saúde pública. A médica veterinária Vanessa Zimbres explicou melhor o que são zoonoses e quais são as mais comuns em cães e gatos. Assim, o Patas da Casa aproveita o mês do julho dourado para tirar todas as dúvidas sobre essas doenças e explicar qual o papel da população no seu combate. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que são zoonoses?

A definição de o que são zoonoses é bem simples: zoonoses são doenças transmitidas por animais para humanos. Podem ser mosquitos, ratos, morcegos, carrapatos ou qualquer outro bicho. Por isso, também existem doenças causadas por cachorros em humanos, assim como doenças causadas por gatos. Esses animais servem de hospedeiros para parasitas, fungos, vírus e bactérias que afetam não só os pets como também as pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 200 tipos de zoonoses circulando por aí. Sabendo o que é zoonoses, fica mais fácil entender porque ela deve ser de interesse geral. “A questão de saúde pública deve-se ao fato de serem, muitas vezes, negligenciadas por falta de entendimento da população, o que gera graves efeitos sobre a saúde humana e também sobre a economia”, explica a veterinária Vanessa Zimbres.

Zoonoses: doenças mais comuns em cães e gatos que podem atacar humanos

Cães e gatos são as melhores companhias que uma pessoa pode ter. Porém, se não tiverem a higiene e a saúde em dia, podem servir de porta de entrada para zoonoses. Gatos e cachorros contaminados por agentes infecciosos que também fazem mal aos humanos podem transmiti-los ao tutor ou qualquer outra pessoa rapidamente de diferentes maneiras. Confira a seguir alguns exemplos de doença de gato e doença de cachorro em humanos mais comuns:

Raiva: Essa é uma das doenças causadas por cachorros em humanos mais conhecidas, mas também pode ser transmitida por gatos. A raiva é causada por um vírus que atinge o sistema nervoso e gera sintomas como agressividade, salivação em excesso e descontrole motor. Essa doença de cachorro em humanos é transmitida por meio da saliva do cão contaminado. O jeito mais comum de uma pessoa contrair raiva é recebendo uma mordida de cachorro infectado. Os sintomas da doença no cão e no homem são bem parecidos. A raiva é considerada tão perigosa porque não há uma cura para cães, e, por isso, a vacina antirrábica em cachorro é obrigatória em todo o país. Ao ser mordido por um cão, a pessoa deve ir ao médico imediatamente para tomar a antirrábica.

Leptospirose: A leptospirose é conhecida por ser uma doença transmitida pela urina de ratos e outros roedores - o que já a caracteriza como zoonose. Gatos e cães, porém, também podem ser os transmissores dessa doença bacteriana. O rato é o seu hospedeiro principal e libera a bactéria na urina, contaminando outros animais que tenham contato com ela, principalmente pessoas e cães. O cão contaminado também pode liberar a bactéria na urina e, por isso, a pessoa que teve contato com o xixi do cachorro também pode desenvolver a zoonose. O contágio normalmente acontece ao entrar em contato com água contaminada, geralmente após chuvas e enchentes.

Toxoplasmose: A toxoplasmose também é conhecida como “doença do gato” e o motivo para isso é que os felinos são os hospedeiros definitivos do protozoário causador da condição. Isso quer dizer que o agente infeccioso precisa, obrigatoriamente, passar ao menos uma parte da sua vida no corpo do gato. O problema é que os bichanos podem transmitir a doença para o homem se ele entrar em contato com suas fezes contaminadas. Vanessa explica que para uma pessoa contrair a doença, deve ingerir algo que esteja contaminado com as fezes. Já os bichanos contraem a toxoplasmose ao ingerir água e carne contaminadas.

Esporotricose: A esporotricose felina é uma doença extremamente grave e faz parte do grupo de zoonoses. Gatos se contaminam quando o fungo causador da doença se infiltra em alguma ferida existente em sua pele. Esse fungo começa causando lesões na pele e logo se alastra, afetando os sistemas locomotor e respiratório. Quando uma pessoa entra em contato com a pele do gato contaminado, pode desenvolver a doença. 

 

Para evitar zoonoses, gatos e cães devem receber cuidados básicos de saúde e higiene desde o seu nascimento

Para evitar zoonoses, gatos e cães devem receber cuidados básicos de saúde e higiene desde o seu nascimento

 

 

Julho dourado: saiba como você pode prevenir zoonoses

 

O objetivo da campanha julho dourado é justamente mostrar a importância de se combater as zoonoses. Doenças desse tipo fazem mal tanto à saúde animal quanto à humana e cada um deve fazer sua parte para evitar que elas se espalhem. Mas então como evitar zoonoses? A veterinária Vanessa ressalta que o tutor tem um papel fundamental na prevenção delas, através de cuidados básicos no dia a dia: “Uma boa nutrição e acompanhamento veterinário para manter o animal saudável, além de condutas básicas de higiene, são as melhores maneiras de prevenir e controlar as zoonoses. Nesse sentido, a população em geral e, principalmente, os tutores, são fundamentais”, esclarece. Confira a seguir outras dicas de prevenção à zoonoses:

  • Complete o calendário de vacinação no cachorro ou gato, aplicando reforço anualmente

  • Não passeie antes de vacinar o filhote de gato ou cão

  • Ao passear, não deixe que cachorro ou gato entre em contato com fezes, poças de água e objetos espalhados na rua 

  • Confira sempre o corpo do animal, para verificar presença de feridas na pele 

  • Use luvas para manusear fezes de cães e gatos

  • Faça sempre a higiene do ambiente e pessoal, lavando bem as mãos e mantendo a casa limpa

  • Sempre limpe os objetos pessoais do animal de estimação (comedouro e bebedouro, por exemplo) e jamais os compartilhe com outros bichos

  • Evite que o gato fuja de casa ao colocar telas de proteção em janelas

Um animal infectado com zoonose jamais deve sofrer maus tratos ou abandono 

A campanha julho dourado também tem outra causa muito importante: combater o abandono e maus tratos aos animais. Infelizmente, em muitos casos de zoonoses, gatos e cães infectados são abandonados por sua família ao invés de receberem o tratamento adequado. Ou então, sofrem maus tratos, prática que é considerada crime em todo o país. Essa é, claramente, a pior maneira de se lidar com o problema. Vanessa conta que, ao identificar um pet com zoonose, o ideal é dar o atendimento médico adequado e evitar contato com ele. “Caso não seja possível, o animal deve ser cuidado e jamais abandonado”, orienta.

Vale ressaltar também que, independentemente dos tipos de zoonoses, doenças que são transmissível para humanos são de notificação obrigatória. Ou seja, sempre que alguém souber de um caso de zoonose em animais é dever da pessoa avisar às autoridades para que elas possam tomar medidas para evitar sua propagação.

Redação: Maria Luísa Pimenta