O Jack Russell é um cão de personalidade única! Famosa por conta do filme O Máskara, a raça de cachorro é extremamente inteligente e ativa, o que pode fazer com que um tutor menos experiente se assuste. Realmente, criar um Jack Terrier é uma tarefa que exige comprometimento e até mesmo a ajuda de um adestrador. Sendo tão destemido e ao mesmo tempo tão pequeno, um Jack Russell que não é educado corretamente pode até mesmo acabar se envolvendo em confusões com outros animais.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer saber quais cuidados um tutor deve tomar com o cachorro Jack Russell desde filhote, para que ele se torne um adulto feliz e equilibrado? Quer evitar que esse cãozinho destrua sua casa ou brigue com outros cães? Não tem certeza se essa é a raça mais adequada para acompanhar a sua rotina? O Patas da Casa elaborou um guia da personalidade do Jack Russell para que você conheça um pouco mais sobre o jeito de ser desse cãozinho.

Jack Russell Terrier filhote precisa socializar na rua e em casa

A melhor forma de evitar que o cachorro Jack Russell se torne desconfiado demais na idade adulta é começar a sua socialização com outros animais, crianças e pessoas estranhas enquanto ele é filhote. Logo que completar a vermifugação e as vacinas necessárias para proteger o cachorro de doenças que ele pode contrair na rua, a rotina de passeios já pode começar.


Filhotes de Jack Russell são tão pequenos quanto espertos. Essa é a melhor fase da vida para o adestramento.
Filhotes de Jack Russell são tão pequenos quanto espertos. Essa é a melhor fase da vida para o adestramento.

Ao receber visitas em casa, respeite o espaço do cão. Ele não tende a ser muito receptivo com desconhecidos e pode preferir ficar afastado, ou então latir muito quando notar a presença de outras pessoas no território que ele considera dele. Oriente os visitantes a não tentarem interagir com o cachorro Jack Russell, o que pode irritá-lo ainda mais. Deixe que o Jack Russell se aproxime quando se sentir confortável para isso. Se isso acontecer, ofereça um petisco como reforço positivo. 

Jack Russell é um cão para quem gosta de fazer atividades físicas

Cheios de energia e sempre prontos para passear: os cães Jack Russell podem ser a companhia ideal para quem está disposto a gastar energia em brincadeiras e gosta de dar longas caminhadas, com paciência para explorar cada canto do caminho. Aventureiro por natureza, o Jack Russell é o parceiro ideal para fazer trilhas, por exemplo. Ainda que pequeno, esse cachorro é muito vigoroso e fica muito feliz quando tem seu dia recheado de atividades estimulantes.

Sempre que for sair com seu Jack Russell Terrier, fique de olho: ele pode se empolgar demais em alguma descoberta e acabar se perdendo ou se machucando. Seu tamanho compacto permite que ele se enfie em locais de onde pode não conseguir sair com facilidade. Em todo caso, a dupla peitoral e guia é indispensável, seja como for o passeio com cachorro Jack Russell.

 


Os cães Jack Russell podem ser a companhia ideal para quem está disposto a gastar energia.
Os cães Jack Russell podem ser a companhia ideal para quem está disposto a gastar energia.

Jack Russell Terrier: personalidade dominante marca a forma como o cãozinho se comporta

A aparência de cachorro pequeno e amigável do Jack Terrier esconde uma personalidade dominante. Esse cãozinho costuma ser bastante corajoso na maior parte do tempo, mas é inteligente o suficiente para demonstrar o medo que sente. A forma como você trata o Jack Russell, inclusive, é percebida pelo cachorro com muita sensibilidade. Falar de forma rude com essa raça de cachorro nunca é uma boa ideia. O tutor pode - e deve - ser firme, mas a agressividade é totalmente dispensável na educação desse cãozinho. O Jack Russell gosta de se sentir respeitado.

Em família, o cão Jack Russell é muito protetor. Porém, pode ser um tanto quanto folgado com outros cães que vivem na mesma casa, ultrapassando limites e se metendo em confusão inclusive com cachorros maiores que ele. As interações devem sempre ser supervisionadas. O Jack Terrier late bastante por natureza, e cabe ao tutor ensiná-lo a se controlar. A ajuda de um adestrador profissional pode ajudar o cachorro Jack Russell a entender que ele deve obedecer às ordens de seus tutores. É preciso ser perseverante com o treinamento, já que a teimosia também é uma característica nata dessa raça. Mas com o tempo e alguma insistência, é possível adestrar Jack Russell.

Cães Jack Russell e a fama de destruidores

O Jack Russell sabe muito bem como demonstrar sua insatisfação. Quando sente tédio, passa muito tempo sozinho e não recebe estímulos físicos e mentais suficientes, ele pode descontar suas frustrações nos móveis, por exemplo. Não subestime o poder de destruição desse cãozinho! Conhecendo esse traço de personalidade do Jack Russell, é recomendado que você só adote essa raça de cachorro se puder se comprometer com suas necessidades de atividade, exercício e atenção.

O enriquecimento ambiental também é fundamental em uma casa com Jack Terrier. Cachorro ativo e que adora uma novidade, o Jack Russell pode, inclusive, ser um competidor de esportes caninos, como caça e agility, um percurso com obstáculos que o cachorro deve atravessar. Em casa, aposte em brinquedos interativos, como aqueles em que se pode esconder ração no interior, que vão manter o cachorro Jack Russell entretido por algum tempo. Mordedores são outra boa opção, que vão aliviar a ansiedade do cão.