O granulado de madeira para gatos é um dos materiais possíveis para serem usados na caixa de areia. Muito apegados à higiene, os felinos podem ser exigentes em relação à limpeza, cheiro e até rejeitam um material que não agradar. Apesar disso, a praticidade do tutor também deve ser levada em conta. Muita gente fala que o granulado de gato feito com madeira dura mais que outros tipos de areia. A durabilidade do produto é muito importante, não só para a praticidade na hora de limpar a caixa de areia do gato, como também para o bolso e o meio ambiente. Até porque um produto que dura mais será comprado com menos frequência. O Patas da Casa reuniu informações para trazer respostas sobre a areia de madeira para gatos. Confira!

Areia para gatos: granulado de madeira realmente rende mais?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A areia de madeira para gatos é feita a partir de grãos de madeira pinus, um componente natural e que na maioria das vezes é advindo do reflorestamento. Essa característica biodegradável faz com que o conteúdo da caixa de areia do gato possa ser descartado no vaso sanitário sem agredir o meio ambiente ou a rede de esgoto. Esse produto é opção perfeita para quem quer adotar uma prática mais sustentável na rotina de cuidados com um gato.

Mas afinal de contas, o granulado de madeira para gatos dura mais que os outros tipos de areia? A resposta para essa pergunta é sim! Um pacote de 2 kg de granulado de gato rende o mesmo que 15 kg de areia comum, por exemplo. Dura bem mais e as vantagens não param por aí. Esse item biodegradável também possui benefícios como a facilidade de limpeza e custo. E o melhor: a madeira tem alta absorção do xixi do gato e não deixa nenhum cheiro no ambiente.


Areia para gatos: granulado de madeira tem alta absorção e não deixa o ambiente com cheiro de xixi
Areia para gatos: granulado de madeira tem alta absorção e não deixa o ambiente com cheiro de xixi

Como usar granulado de gato feito com madeira?

O granulado de madeira para gatos de fato possui uma durabilidade maior que outros produtos, mas para que isso realmente aconteça, é necessário que o tutor use o substrato de forma correta. O granulado vira uma espécie de pó ao entrar em contato com o xixi do gato. Por isso, é importante que a limpeza da caixa de areia seja feita diariamente, utilizando uma peneira para que o pó seja descartado. Inclusive, a caixa de areia com peneira é uma das mais indicadas para usar o granulado de madeira, facilitando assim a higienização. O granulado de madeira que restou na caixinha pode ser utilizado, mas fique atento se já não está na hora de repor o substrato. Pelo menos uma vez por semana é indicado lavar o banheiro do gato: todo material deve ser retirado para que a caixinha seja higienizada com água e sabão. 

Granulado de madeira: gatos se acostumam fácil ao produto?

Agora que você sabe todas as vantagens desse tipo de areia de gato, é importante falar sobre a adaptação na troca do substrato da caixinha. Além de levar em conta a preferência do animal, faça a troca de maneira gradual.  Os bichanos não são muito fãs de mudanças, por isso não adianta apenas tirar o material que o animal está adaptado e inserir um novo material, pois pode acontecer do gato fazer as necessidades no lugar errado.  O ideal é ir trocando o material anterior pelo granulado de madeira aos poucos, até que o gatinho se acostume. Com paciência, a adaptação do felino ao novo substrato ocorrerá sem deixá-lo estressado.

Redação: Hyago Bandeira