Ao decidir abrir as portas de casa para um bichano, vários tutores se inspiram em nomes de gatos famosos para apelidar o próprio pet. E acredite: existem muitas referências de gatinhos bem populares, principalmente quando entramos no mundo da ficção. Filmes, séries, quadrinhos, gibis, animações: em todos esses cenários é possível encontrar personagens totalmente icônicos e que conquistaram uma legião de fãs e admiradores ao redor do mundo. Por isso, se você quer conhecer alguns gatos famosos - desenho ou não -, dá uma olhada nessa lista que preparamos com as figuras “felinas” mais conhecidas da ficção!

1) Garfield, o gato do desenho homônimo


Dentre os gatos famosos, o Garfield é um dos mais populares e conhecidos
Dentre os gatos famosos, o Garfield é um dos mais populares e conhecidos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quem nunca ouviu falar no Garfield, um dos gatos laranjas mais famosos do mundo? O bichano foi criado em 1978 e era retratado em quadrinhos, mas ficou tão popular que ganhou até um desenho animado e filmes em sua homenagem. O Garfield é um gato Persa Exótico de pelo curto que tem uma personalidade extrovertida, brincalhona, preguiçosa e ao mesmo tempo festeira! O lado comilão do pet também se destaca, assim como a sua lealdade.

2) Frajola, o gato de Piu Piu e Frajola

“Eu acho que eu vi um gatinho!” - é uma das frases mais lembradas quando falamos do gato Frajola. Com uma pelagem preta e branca bem marcante, o Frajola é um personagem fictício da série de desenhos animados Looney Toones que, com seu forte instinto caçador, não resiste à tentação de perseguir o passarinho Piu Piu. Ele foi criado em 1945 e conquistou as telinhas! No entanto, vale lembrar que o gato Frajola - como também foram apelidados os bichanos com esse mesmo padrão de cor - não se resume a uma raça.

3) Tom, o gato de Tom e Jerry


Gatos famosos: desenho Tom e Jerry retrata a história de um gato Azul Russo e um ratinho
Gatos famosos: desenho Tom e Jerry retrata a história de um gato Azul Russo e um ratinho

Assim como o gato Frajola adorava perseguir o Piu Piu, o Tom é um gato que vive correndo atrás do ratinho Jerry. Entre muita confusão e diversão, esses dois se envolvem em altas aventuras. O desenho foi criado em 1940, mas faz sucesso até hoje e ganhou recentemente um filme que mistura live-action com animação. O personagem Tom é um gato Azul Russo com muita determinação!

4) Gato Felix, o gato do desenho homônimo

Se você acha que o Tom e o Frajola são gatinhos famosos antigos, o gato Felix consegue ir ainda mais longe! Esse gato preto com uma espécie de máscara branca é um personagem da época do cinema mudo, e foi criado em 1919. Ou seja, já faz mais de 100 anos que ele existe! Apesar de ser bem parecido com o gato Angorá, o Felix é um gato vira-lata, isto é, não tem raça definida.

5) Salem, o gato de Sabrina


Outro gatinho famoso icônico é o Salem, grande parceiro de Sabrina
Outro gatinho famoso icônico é o Salem, grande parceiro de Sabrina

Em O Mundo Sombrio de Sabrina um personagem que definitivamente chama a atenção das pessoas é o Salem, gatinho da protagonista. Embora a adaptação da Netflix não tenha os divertidos comentários feitos pelo bichano, diferente da versão original, o Salem é capaz de encantar qualquer pessoa com a sua aparência única. Os pelos pretos e escuros, típicos da raça de gato Bombaim, dão um toque especial a ele.

6) Gato de Cheshire, o gato de Alice No País das Maravilhas

Mais um na lista dos gatos famosos é o gato de Cheshire - também conhecido como gato Risonho - da obra Alice no País das Maravilhas. Uma das características mais marcantes do personagem é seu sorriso largo. Além disso, ele tem um jeitinho bem cativante, acompanhando a protagonista Alice em toda a sua aventura. O gato de Cheshire também é inspirado na raça de gato British Shorthair (ou Gato de Pelo Curto Inglês).

7) Gato de Botas, o gato de Shrek


Na lista de gatos famosos, desenho do Gato de Botas não pode faltar!
Na lista de gatos famosos, desenho do Gato de Botas não pode faltar!

É praticamente impossível falar do Gato de Botas sem lembrar daquele olhar de gato abandonado que ele faz no segundo filme do Shrek. Como se isso não bastasse, a personalidade carismática e entusiasmada do bichano conquistou tanta gente que o personagem ganhou até mesmo um filme exclusivo, lançado em 2011. A raça do famoso Gato de Botas é British Shorthair.

8) Mingau, o gato da Magali da Turma da Mônica

Não são apenas personagens internacionais que estão entre os gatos famosos: no Brasil, o cartunista Maurício de Sousa deu vida ao gatinho Mingau, no gibi da Turma da Mônica. Na história, Mingau pertence a Magali, melhor amiga de Mônica. Ele tem os pelos bem branquinhos e olhos azuis, sendo difícil resistir a essa fofurinha! O Mingau é um gato Angorá.

9) Snowbell, o gato do filme O Pequeno Stuart Little 


Ainda no mundo da ficção, o gatinho Snowbell da família Little é da raça Persa
Ainda no mundo da ficção, o gatinho Snowbell da família Little é da raça Persa

Não podemos esquecer de um dos gatinhos mais rabugentos das telinhas! O Snowbell, que vive na mesma família do Stuart Little, com certeza marcou a infância de muita gente. Apesar de ser inconformado em ter um rato como um de seus donos, o Snowbell mostra que tem um bom coração em vários momentos do filme. Ao mesmo tempo, ele também sabe como se divertir. Ele é da raça de gato Persa.

10) Bichento, o gato da Hermione de Harry Potter

Para quem é fã de Harry Potter, deve ser fácil se lembrar do Bichento, o companheiro da personagem Hermione que aparece algumas vezes no início da saga. Ele rende alguns momentos divertidos e também é da raça Persa. Além dele, outro gatinho que costuma aparecer com frequência na história é a Madame Nora, do zelador de Hogwarts, Argus Filch. A Madame Nora é descrita como um gato Maine Coon, a maior raça de gato do mundo!

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes