Gatos são conhecidos pelo senso de higiene e pela independência. Quando o assunto é dar banho em gato, os tutores podem ficar despreocupados: os bichanos são “autolimpantes”. Já percebeu quantas vezes por dia você observa o seu gato se lambendo? Saiba que é dessa maneira que os gatos tomam banho, removendo sujeiras e dando um trato na pelagem. Mas e quando se trata de um gato sem pelo? No caso de gatos como o Sphynx , que não possuem pelagem, o banho é uma necessidade! Continue lendo e descubra por que gatos sem pelo precisam tomar banho e como fazer isso da forma menos estressante para o bichano.

Raça de gato sem pelo: conheça o Sphynx

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A primeira ninhada de gatos sem pelo que se tem notícia aconteceu no Canadá, em 1966. Depois de se acreditar que os gatinhos poderiam ter algum problema de saúde, uma segunda ninhada confirmou que se tratava de uma mutação genética. A criação do gato Sphynx aconteceu quase 10 anos mais tarde, em 1975, a partir do cruzamento de dois gatos pelados. A raça foi reconhecida oficialmente pela organização americana Cat Fanciers' Association em 1988.

Com uma aparência instigante e, no mínimo, diferentona, o Sphynx é conhecido como gato sem pelo. Mas, na verdade, ele possui uma penugem que cobre todo o seu corpo, mas é quase imperceptível. Alguns desses gatos vão ter pelos aparentes apenas no rabo, na barriga e perto das orelhas.

A pele de um Sphynx é bem macia, quentinha e pode ter diversas cores: preto, cinza, branco e até vermelha! Essa raça de gato também é diferente porque não tem vibrissas: os bigodes do gato. Apesar da aparência nada fofa, o gato pelado tem personalidade extremamente carinhosa e é apegado ao seu tutor.

Pode dar banho em gato Sphynx?

Não só pode, como deve! É bem verdade que o gato pelado não sofre com sujeiras grudadas e com o acúmulo de poeira nos pelos, mas a ausência de pelagem traz outra questão: a pele de gatos como o Sphynx é muito mais oleosa que a de gatos peludos. Sem o banho dado pelo tutor, o gato sem pelo não consegue se limpar corretamente, removendo o suor e outras sujeiras, que podem aderir à pele. E tem mais uma questão: a pele do Sphynx tem ruguinhas naturais - que não têm a ver com a idade do animal - e que podem esconder essas sujidades.


O Sphynx filhote pode tomar banho na pia! Depois de adulto, uma bacia grande é a banheira ideal.
O Sphynx filhote pode tomar banho na pia! Depois de adulto, uma bacia grande é a banheira ideal.

Gatos sem pelo precisam tomar banho, pelo menos, uma vez ao mês. Porém, a frequência ideal pode variar de animal para animal, sendo necessário que você observe principalmente o aspecto da pele do gato pelado. Se notar que ele tem o corpo avermelhado, é um bom sinal para diminuir a frequência do banho. Por outro lado, se você encontrar sujeiras nas dobrinhas, pode antecipar o banho ou limpar o bichano com um pano úmido, secando em seguida. Essa é uma forma de evitar dermatites e outros problemas dermatológicos. Portanto, antes de adotar um Sphynx ou outra raça parecida, tenha certeza de que você terá tempo para a higiene do animalzinho. 

Cuidados especiais com gato que nao tem pelo: como dar banho   

O Sphynx é um gato como qualquer outro, o que significa que por mais que ele precise tomar banho, ele não vai gostar muito. O fato de ser um animal bem tranquilo e dócil ajuda nessa tarefa, mas o ideal é acostumar o gato pelado a tomar banho desde filhotinho, utilizando petiscos como reforço positivo, de preferência. 

Em casa, encha uma bacia onde o gato Sphynx caiba com água morna até a altura do peito do animal. Você pode colocar uma toalha no fundo da bacia para dar mais segurança ao bichano. Vá molhando o gato aos poucos, com o auxílio de um copo, por exemplo. Não precisa molhar a cabeça: essa parte pode ser higienizada com um pano úmido, dando atenção especial às orelhas. Um veterinário dermatologista pode indicar o melhor shampoo para Sphynx: não deixe de consultá-lo assim que adotar o gato!