A personalidade do gato Persa consegue ser tão adorável quanto a sua aparência peluda e fofinha. Talvez seja por isso que essa é uma das raças mais populares entre os gateiros: como se não bastasse o visual cheio de charme e exuberância, o Persa é um gato dócil, carismático e esperto. Ele tem uma inteligência admirável, se adapta com facilidade às situações do dia a dia e é um verdadeiro companheiro para todas as horas.

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para quem está pensando em abrir as portas de casa para um gato Persa, características devem ser pesquisadas! É sempre bom tentar entender melhor o comportamento e convivência com o peludo - e o Patas da Casa te ajuda nessa missão. Saiba tudo sobre o temperamento e personalidade do felino a seguir!

Gato Persa: personalidade da raça é calma e dócil

Doçura e tranquilidade são as palavras que melhor definem o temperamento do Persa. Gato é a prova de que os felinos podem ser companhias incríveis, e não correspondem ao estereótipo de “frios e reservados”. Eles são pouco instintivos, então é muito difícil ver um gato Persa mordendo ou arranhando como forma de brincadeira. Também não costumam perseguir presas - no caso, brinquedos - porque carregam um traço de personalidade mais pacífico e calmo.

Ainda sobre o gato Persa, temperamento da raça é bem-humorado e com um lado mais caseiro. Isso quer dizer que os tutores não precisam se preocupar com uma situação do tipo “meu gato sumiu”, porque as fugas estão bem longe dos planos da raça. O gato Persa gosta mesmo é de ficar em casa aproveitando a companhia da sua família, e é muito apegado com seus humanos.

Como agradar um gato Persa?

É muito fácil conviver com o Persa. Características da raça fazem dele uma ótima companhia para diversos momentos, e ele é muito fácil de agradar: basta dar carinho, uns petiscos e muita atenção. Os Persas estão longe de serem muito ativos, o que quer dizer que ele não vai aprontar peripécias pela casa. Mas, mesmo sendo dócil, uma dica importante é sempre respeitar o espaço do animal.

Preguiça é praticamente o sobrenome do gato Persa

O gato Persa está entre as raças de gato mais preguiçosas que existem! A “calmaria” da espécie reflete bastante no seu comportamento no dia a dia, então não espere um animal agitado ou que vai pular em cima de todos os móveis da casa. Pelo contrário, o gato Persa tem um padrão de comportamento horizontal, e por isso prefere aproveitar espaços mais baixos, ao contrário da maioria dos gatos.

Algumas ideias de enriquecimento ambiental para a raça são:

Ainda assim, é bem mais provável que o gatinho prefira passar boa parte do tempo dormindo e aproveitando a própria preguicinha do que se exercitando. Por isso, vale a pena investir em uma boa cama para gatos e outros espaços que funcionem como refúgio.

Onde o gato Persa gosta de dormir?

Quando falamos dessa raça, gato Persa chega a dormir 18 horas por dia. Por isso, apostar em uma caminha é a melhor alternativa! Esses bichanos não são fãs de altura, então procurar modelos de tocas, túneis e rede para gatos é o mais recomendado - e eles vão adorar dormir nesses espaços.

Gato Persa filhote atrás de escadaGato Persa  com coleira laranja passeandoDois filhotes de Gato Persa em cima de móvelGato Persa filhote brincando com varinhaGato Persa filhotes ao ar livreTrês filhotes de Gato Persa lado a lado

O filhote de gato Persa, por outro lado, tem surtos de atividade e é mais ativo

Apesar do gato e gata Persa serem mais calminhos e gostarem de se movimentar pouco na vida adulta, o filhote de gato Persa é o oposto disso. A raça é uma bolinha de pelos cheia de energia nos primeiros meses de vida, e tende a ser muito curiosa e extrovertida!

O gato Persa filhote vai gostar de explorar e conhecer todos os cantinhos da casa, além de ter muita disposição para brincar e se divertir ao lado da família. Por isso, não se espante se ver o gato correndo do nada e te puxando para interagir com ele. Esse é o momento perfeito para estreitar os laços com o bichano, seja com algumas brincadeiras para gatos ou com momentos de carinho. Aproveite!

 

Inteligência do gato Persa é percebida desde que ele é filhote

 

Os felinos podem ser muito mais inteligentes do que a gente imagina. Essa inteligência é percebida nos pequenos detalhes: se o gato consegue se comunicar, tem uma boa adaptação a diferentes situações, sabe socializar com outros gatos e espécies, tem um certo grau de independência, entre outros fatores.

No caso do gato Persa, pode-se dizer que o bichano é bem esperto! Ele não é tão independente quanto outras raças, mas tem um poder de comunicação brilhante, é super sociável e também adaptável. Isso já é percebido no primeiro ano do gato Persa filhote, mas pode ser estimulado ainda mais durante a sua criação.

 

Cor da pelagem pode influenciar no comportamento do gato Persa

Acredite se quiser, mas a cor da pelagem pode dizer muito sobre a personalidade dos gatos, seja ele um gato Persa ou de qualquer outra raça. Estudos comprovaram o fato, e conseguiram desvendar alguns comportamentos de felinos com pelo branco, preto, cinza, laranja e outras combinações. Veja alguns traços típicos de cada tonalidade entre as cores de gato Persa mais comuns:

  • Gato Persa branco: tende a ser mais tímido, reservado e independente. Costuma se apegar facilmente à família e é muito fiel.

  • Gato Persa cinza: tende a ser carinhoso, extrovertido e tem um lado aventureiro. Gosta de carinho e tem um comportamento manso.

  • Gato Persa laranja: tende a ser dengoso, carismático e descontraído. Adora ser o centro das atenções e receber muito carinho.

  • Gato Persa preto: tende a ser confiável, amável e com personalidade tranquila. Também são intuitivos e brincalhões.

Gato Persa dormindo nos colos de humanaGato Persa cinza em cima de cadeiraGato Persa laranja olhando para frenteGato Persa cinza andando pela ruaGato Persa branco deitado em cima de sofáGato Persa laranja e branco deitado na cama

Gato Persa é expressivo, mas não costuma miar muito

Os miados de gato não são exatamente comuns na convivência com o Persa. Gato, na verdade, tem outras maneiras de se comunicar e, apesar da baixa vocalização, são bem expressivos. Eles utilizam olhares, miados mais baixos e principalmente a linguagem corporal para indicar o que sentem e o que querem. Dessa forma, é importante entender minimamente sobre os movimentos das orelhas, rabo e postura dos bichanos para conseguir interpretar a linguagem felina.

Facilidade de adaptação é um traço que se destaca no gato Persa

Todos sabem que os felinos gostam de ter uma rotina e ficam muito incomodados quando alguma coisa muda no seu dia a dia. Mas no caso do gato Persa, mudanças e situações novas não são encaradas com tanta irritação ou frustração.

Essa é uma raça que se adapta bem às adversidades, desde que os tutores não façam isso repentinamente. Eles precisam de um certo tempo para entender o que mudou, mas no geral não demoram muito até se sentirem confortáveis no espaço. Isso vale para mudar de casa com o gato, pequenas reformas e até mesmo alterações de móveis, assim como a chegada de novos membros na família.

Carinhoso, o gato Persa adora ficar no colo e receber atenção

O gato Persa não é um animal comum. Na verdade, ele foge de todas as expectativas quando pensamos em um felino - e uma das provas disso é que essa é uma das raças que amam colo! A maioria dos gatos detesta esse tipo de carinho, mas o gato Persa aprecia bastante e até mesmo procura se aninhar em cima das pernas dos tutores.

Outros tipos de carinho também são bem-vindos, pois o peludinho adora um dengo e dificilmente rejeita as carícias. Mas atenção: você deve saber onde fazer carinho no gato, pois têm algumas regiões “proibidas” que causam certo incômodo nos pets, como a barriga e o rabo.

Gato Persa e a relação com crianças, estranhos e outros pets

Relação com crianças — O gato Persa é uma das melhores raças para crianças e, ao mesmo tempo, também é uma das melhores raças para idosos. Ou seja, esse é um bichano super versátil e que se dá bem com absolutamente todas as pessoas, não importa qual seja a idade. 

Relação com estranhos — Logo no início, o gato da raça Persa pode ser um pouco desconfiado com estranhos. Ele não vai atacar nem nada, mas provavelmente ficará mais retraído. Porém, depois de algum tempinho com a pessoa, ele logo se solta.

Relação com outros pets — São animais que têm um lado bem sociável e por isso também convivem em harmonia com outros gatos, cachorros e outras espécies. Apesar disso, é sempre bom lembrar que socializar gatos é um cuidado que deve ser feito na fase inicial do pet.

O que gato Persa não gosta?

Quando falamos desse gato, raça Persa é daquelas que não gosta muito de se movimentar. Ou seja, é um gato que não gosta muito de praticar exercícios, não é fã de alturas e leva uma vida bem mais "parada" e até sedentária. O tutor deve saber como estimulá-lo, mas sem forçar muito a barra.

 

Gato Persa: expectativa de vida da raça é de até 17 anos

Seria tão bom se os nossos bichinhos de estimação fossem eternos, mas infelizmente não é assim. Por isso, muitos tutores gostam de saber qual é a expectativa de vida média dos gatos antes de decidirem qual raça adquirir. No caso do gato Persa, esse tempo varia de 12 a 17 anos, dependendo dos cuidados que o animal recebe e condições de saúde.

Para quem não sabe, a saúde do gato Persa tem algumas particularidades que precisam de certa atenção. Essa é uma das raças de gato braquicefálicas, porque possui um focinho achatado e uma anatomia diferente de outros animais. Isso implica em dificuldades respiratórias e é por isso, inclusive, que o gato Persa tende a ser menos disposto e mais “preguiçoso”. Outra consequência da braquicefalia são problemas dentários, como oclusões e formação de tártaro em gato.

Além do mais, outros quadros que precisam de atenção são cardiomiopatias, doenças oculares, displasia de quadril, dermatites e doenças renais. Por isso, o acompanhamento veterinário e cuidados com a sua saúde são fundamentais para garantir a longevidade do bichano.

Quanto custa um gato Persa?

O preço de um gato Persa costuma variar entre R$ 2.000 e R$ 5.000, segundo os principais gatis do país. Uma dica é para adquirir um gato de raça com segurança é procurar criadores confiáveis, como os que são credenciados no Clube Brasileiro do Gato. É importante ter em mente que características físicas e genéticas podem influenciar no valor do Persa.

Publicado originalmente em: 27/04/2022

Atualizado em: 12/12/2023