A anatomia do gato pode sofrer algumas alterações quando o filhote ainda está em desenvolvimento na barriga da mãe. Quando isso acontece, o bichano pode nascer com alguma anomalia. Um exemplo de gatos deformados no nascimento é o gato janus. Esses gatos raros nascem com duas faces, como se duas cabeças tivessem se unido em uma só. Trata-se de uma anomalia extremamente incomum e que impacta de forma grave a saúde animal. Conheça a seguir um pouco mais sobre a síndrome do gato janus, desde suas causas até quanto tempo os gatos com esse problema podem sobreviver.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é um gato janus?

A principal característica da anatomia do gato janus são as duas faces. O nome científico dessa condição é diprosopia: “di” significa “dois” e “prosopia” faz menção a algo relacionado à face. Nessa condição extremamente rara, o rosto do gato deformado normalmente apresenta dois narizes, duas bocas e três olhos (sendo que o olho do meio costuma ser cego). Por outro lado, esses gatos deformados apresentam apenas um cérebro. O grande problema de gatos com esse problema é que, além da face, outros órgãos também podem vir duplicados, o que leva a graves consequências na saúde. O gato janus recebe esse nome como uma referência ao deus romano janus, conhecido por ter dois rostos: um voltado para o passado e outro para o futuro. Sem dúvidas, são gatos raros e que quase sempre viram notícia quando nascem.

Causa do gato duas caras pode ser de origem genética

Por serem gatos raros, não existem muitos estudos acerca dos gatos janus. Por isso, pouco se sabe sobre a causa dessa condição. Porém, uma especialista em genética felina da Universidade de Missouri chamada Leslie Lyons acredita que a causa seja de origem genética. Segundo ela, existe uma variedade de mecanismos genéticos que podem acabar levando a esse tipo de anomalia no animal. Uma hipótese é que os filhotes de gatos com essa condição tenham uma concentração maior de uma proteína chamada sonic hedgehog (SHH), que é justamente a responsável por formar o rosto do animal. Alguns pesquisadores também acreditam que o uso de certos fármacos ou até mesmo o ambiente em que a gata prenha se encontra podem acabar interferindo no nascimento do gato duas caras.

Os gatos janus costumam sobreviver apenas por poucos dias

Infelizmente, a expectativa de vida do gato janus extremamente curta. Normalmente, um bichano com essa condição não vive mais do que poucos dias, sendo que a maioria não dura nem 24 horas. Isso acontece porque o gato deformado não apresenta apenas uma duplicidade da face, mas de outros órgãos fundamentais também. Assim, podem ter dois esôfagos e até mesmo dois corações. Assim, o animal tem diversas complicações no corpo, como problemas na respiração. Além disso, o gato janus tem uma enorme dificuldade em se alimentar, já que conta com duas bocas e dois esôfagos. É praticamente impossível que os gatos janus consigam sobreviver nessas condições que impossibilitam que os mecanismos mais básicos de sobrevivência funcionem de maneira saudável.

 

O gato janus Frankie and Louie quebrou um recorde e conseguiu sobreviver por 15 anosOs gatos Janus, como o Frankie and Louie, apresentam duas faces em uma mesma cabeça

 

Contrariando as expectativas, o gato janus Frank and Louie sobreviveu por 15 anos 

 

Apesar da expectativa de um gato com duas caras sobreviver por mais de um dia ser extremamente pequena, alguns gatinhos conseguiram superar essa marca. O caso mais marcante é o do gato janus Frank and Louie, que viveu por 15 anos! O gato cinza nasceu em 1999 em Massachusetts, nos Estados Unidos, e morreu apenas em 2014 por conta de um câncer. Em 2012, entrou para o Guinness Book (o Livro dos Recordes) como o gato janus que viveu por mais tempo. 

O gato da raça Ragdoll tinha duas faces, mas acredita-se que o que permitiu sua longevidade foi o fato de seus outros órgãos não terem se duplicado e de seu esôfago ser bem estruturado. Dessa forma, o animal conseguia se alimentar sem problemas. O lado direito do gato deformado era chamado “Frank” e era por ele que o animal se alimentava. Já o lado esquerdo era chamado de “Louie”. Além de o gato janus Frank and Louie ter uma boa estrutura corporal mesmo com a sua condição, sua dona se empenhou bastante por todos esses anos para garantir que o animal tivesse uma boa qualidade de vida. Esse cuidado foi um dos motivos essenciais que possibilitaram a sobrevivência do pet por tanto tempo. 

Conheça as histórias de outros gatos com duas caras 

Além do Frank and Louie, existem outros gatos raros que conseguiram viver por mais de um dia com essa condição. Em julho de 2022, mais um gato janus nasceu, dessa vez na Tailândia. Com um lado batizado de Tung Ngern (“saco de prata”) e o outro de Tung Tong (“saco de ouro”), o animal sobreviveu por três dias. O tutor precisou ficar o tempo inteiro ajudando o bichano a se alimentar separadamente em cada boca e a manter seu pescocinho erguido. Outro caso recente aconteceu em abril de 2022, com o gato janus Biscuits and Gravy. Ele nasceu em Oregon, nos Estados Unidos, e sua família contratou até mesmo um veterinário para acompanhar de perto o animal. Mesmo com tantos cuidados e atenção, Biscuits and Gravy morreu após quatro dias, o que já é considerado muito para gatos com essa condição. 

Redação: Maria Luísa Pimenta