O pelo de gato exerce uma função importante tanto na proteção do corpo e da pele, como também na linguagem corporal felina. Sim, é isso mesmo: mesmo sem um vocabulário, os bichanos são capazes de expressarem sentimentos e vontades com movimentos, posições específicas e até mesmo com o estado da pelagem. Se você já viu um gato arrepiado, deve entender do que estamos falando! Mas sabia que esse sinal muitas vezes é interpretado de forma errada? Para descobrir mais sobre o gato com pelo arrepiado, o que significa e outras curiosidades da comunicação felina, é só acompanhar a matéria abaixo!

Gato arrepiado é um sinal de ataque?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Muita gente pensa que o gato com pelo arrepiado está se preparando para atacar ou iniciar uma briga de gato, mas nem sempre é isso que acontece. Os felinos, de fato, podem ficar com os pelos levemente eriçados quando vão partir para o ataque, mas esses arrepios sempre vêm acompanhados de outros sinais, como olhar fixo, grunhidos altos e lombo arqueado. Portanto, é importante avaliar toda a postura corporal do animal antes de se precipitar e achar que ele vai te atacar nessas horas.

O gato arrepiado, na verdade, é um sinal de medo. Os pelos eriçados criam a ilusão de que o animal é maior do que ele realmente é e serve como uma tática para lidar com possíveis ameaças sem a necessidade de um confronto físico. Por isso, se você encontrar o seu gatinho com os pelos puxados para cima, saiba que ele provavelmente está amedrontado!

Gato com pelo arrepiado de medo: o que pode desencadear isso?

Várias situações podem deixar um gato com medo - não porque são animais medrosos, mas porque são muito sensíveis e se assustam com facilidade. Barulhos muito altos e repentinos, por exemplo, são verdadeiros gatilhos quando o assunto é deixar um gato arrepiado. É por isso que em dias chuvosos ou datas comemorativas que têm fogos geralmente deixam os gatos assustados. Veja uma lista de coisas que despertam o lado “medroso” dos felinos:

  • Barulho de chuva
  • Fogos de artifício
  • Aspirador de pó
  • Secador de cabelo
  • Pepino
  • Água
  • Balão de gás hélio

Além disso, ocasiões que fogem da rotina do pet também podem causar medo. Isso vale tanto para o gato com medo de veterinário, como para um gato que não se sente tão confortável na companhia de visitas. A socialização da espécie é importante para evitar que esse tipo de coisa aconteça.


Na linguagem dos gatos, os pelos arrepiados servem para afastar ameaças
Na linguagem dos gatos, os pelos arrepiados servem para afastar ameaças

Linguagem dos gatos: comportamentos comuns da espécie e seus significados

O comportamento felino é marcado por várias curiosidades interessantes! Saber interpretar o que seu amiguinho quer dizer em alguns momentos é essencial, por isso todo tutor deve tentar aprender um pouco da linguagem dos gatos. Veja algumas atitudes típicas dos felinos e o que elas querem dizer abaixo:

Pupila de gato dilatada - Significa que o bichano está empolgado com uma brincadeira, com medo ou ansioso.

Pupila de gato retraída - Significa que o animal está em estado de alerta e se prepara para atacar.

Piscada lenta - Significa que seu gatinho te ama e se sente confortável ao seu lado.

Orelhas de gato eretas e viradas para frente - Significa que o pet está atento a tudo que acontece à sua volta.

Orelhas de gato eretas e viradas para trás - Significa que o felino está incomodado com alguma coisa e pode reagir.

Orelhas de gato para baixo - Significa que o gatinho está se sentindo triste e desanimado.

Miados - O miado de gato pode ter diferentes significados, tudo vai depender da intensidade, frequência e tipo de vocalização emitida.

Gato com barriga para cima - Significa que o animal não se importa em mostrar seu lado mais vulnerável para você, mas nem sempre é um convite para carinho.

Redação: Juliana Melo